Fórum 8M/JF doa acervo feminista ao Arquivo Central da UFJF

Nesta segunda-feira, 28 de março, o Fórum 8M/JF realizou uma doação de seu acervo documental ao Arquivo Central da UFJF. Estiveram presentes na solenidade a vice-reitora da UFJF Girlene Alves da Silva, a chefe de gabinete da Funalfa Maria Virgínia Evaristo, a articuladora do Fórum 8M Lucimara Reis e a diretora do Arquivo Central da UFJF Alessandra de Carvalho Germano. O evento encerrou as atividades realizadas no mês de março pela UFJF em comemoração ao mês das mulheres. 

A partir da doação, o acervo doado por organizações e coletivos feministas da cidade passam a estar sob a guarda do Arquivo da universidade, que irá traçar as estratégias adequadas para a organização do material e sua disponibilização ao público. O material oferecerá possibilidades de pesquisa sobre a história dos movimentos feministas; políticas públicas para mulheres, sobretudo as que dizem respeito a violência de gênero; a manutenção da Lei Maria da Penha; os investimentos públicos; os direitos da mulher trabalhadora e a defesa dos direitos femininos. 

Além da constituição do acervo, durante a cerimônia foi firmada uma parceria entre as organizações feministas e a Funalfa para a realização de ações no âmbito da história oral.

Para Lucimara Reis, as ações institucionais são importantes, não por legitimarem conhecimentos e saberes femininos, os quais, segundo ela, já o são “legitimados pela vivência e sua incrível capacidade de auto preservação”. Mas a guarda desta memória “também em instituições como universidades, arquivos e museus, desafia o status quo, que universaliza a história por exclusão. É mais um ato de resistência ao epistemicídio que mulheres, principalmente mulheres pobres e racializadas pelo pacto da branquitude, sofrem.”

A APES contribuiu com a doação de parte de seu material produzido em conjunto com o 8M, como a publicação sobre o Seminário da Classe Trabalhadora e outros documentos do sindicato. Todas as organizações de mulheres, coletivas, sindicatos e movimentos sociais que quiserem fazer doações podem entrar em contato com o Fórum 8M ou diretamente com o  Arquivo Central (após a greve dos servidores técnico-administrativos em educação) para obter mais informações. 

Lucimara Reis (8M) assina o termo de doação. (Fotos:8M/JF)
Representantes dos movimentos feministas participam de cerimônia, que foi transmitida também ao vivo pelo Canal do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia no Youtube
Participação do Comando Local de Greve, que fez uma fala sobre a importância da greve dos servidores públicos federais antes da cerimônia.
Fotos: 8MJF.