Fórum dos SPFS se reúne com Planejamento

Representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) se reuniram na noite de quita  feira com o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP) e seus assessores. O encontro foi marcado após pressão das entidades para que o Fórum fosse recebido pelo governo, conforme compromisso assumido pelo Secretário Executivo Adjunto o PLanejamento, Valter Correia da Silva, para discutir os pontos da pauta unificada do funcionalismo público federal.

Já no início da reunião, os representantes das três centrais sindicais (CSP-Conlutas, CTB e CUT) lembraram a última reunião entre o fórum e o governo, ocorrida em 19/7, quando o Executivo não aceitou negociar a contraproposta apresentada pelos servidores, a qual previa a revisão geral das remunerações pela perda inflacionária, desde julho de 2010, e destinação do montante pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) para a correção de distorções nas carreiras específicas. Destacaram também os outros seis eixos da pauta unificada apresentada ao governo, para os quais também aguardavam resposta.

De acordo com o representante do governo, Sérgio Mendonça, a única questão que o governo aceitava tratar de forma unificada está relacionada à alteração de dois benefícios sociais: vale alimentação e auxílio saúde.

As entidades solicitaram que haja um aumento nos valores propostos pelo governo e que os reajustes tenham efeito imediato e não só em janeiro de 2013, como apresentado pelo Planejamento. A SRT/MP dará um retorno ao Fórum no dia 27 de setembro para quando ficou agendada a próxima mesa.

Outros pontos da pauta
Conforme relato dos dirigentes presentes à reunião, para Mendonça, o desafio a ser assumido é discutir a institucionalização da mesa de negociação dos SPF, onde temas como data base, direito de greve, organização sindical e política salarial serão debatidos e definidos.

Segundo o secretário, de imediato, a SRT/MP irá se dedicar a negociar com as entidades cujas categorias tiveram corte de ponto nos salários e negociar os dias parados.

Violência e criminalização dos movimentos
Ao tocar nesse ponto, os representantes dos servidores federais fizeram um veemente protesto contra a criminalização dos movimentos dos SPF e a forma truculenta como as greves foram tratadas pelo governo. Repudiaram mais uma vez o decreto 7.777, que autorizou a substituição de trabalhadores em greve.

Eles apontaram também o absurdo da lei draconiana que regulamenta o direito de greve, que o governo busca aprovar no Congresso Federal. Na avaliação de Sérgio Mendonça, é um erro estratégico regulamentar o direito de greve em separado da negociação coletiva e por isso a SRT/MP buscará agilizar o processo para instituição da mesa dos SPF.

Em suas falas, os dirigentes sindicais rechaçaram também a ação de “arapongas” dentro dos movimentos e o “vazamento” de informações mentirosas à imprensa, expondo lideranças das greves.

Apontaram mais uma vez que tais atitudes nunca intimidaram o movimento dos servidores federais e não seria agora que iriam enfraquecer a luta dos trabalhadores por seus direitos. Por sinal, o fato de se recorrer a tais artifícios demonstra que a organização dos SPF é vitoriosa e incomoda ao governo.

Categorias sem acordo
Os representantes dos SPF cobram do secretário da SRT/MP a retomada de negociação das situações pendentes como a dos professores das IFE, dos servidores do Incra, das Agências, entre outros.

Em relação aos docentes, Mendonça reconheceu que o governo se arriscou ao assinar o acordo com uma única entidade. Mas que, a partir deste movimento, as negociações terminaram. Desta forma, irá enviar o projeto de lei ao Congresso e sabe que as entidades lutarão neste espaço.

O representante do Planejamento registrou ainda que, tanto o governo quanto as entidades que não assinaram acordo, sabem das limitações de alteração no impacto financeiro e em estrutura no âmbito do Congresso Nacional. 

“Caso seja feita alguma alteração neste sentido, o PL será arquivado por vício de iniciativa, uma vez que quaisquer alterações relativas à despesa e estrutura de carreira no serviço público são prerrogativa do Executivo, o qual considera as negociações para 2013 encerradas com todas as categorias”, disse Mendonça, de acordo com relato de representantes das entidades que participaram da reunião.

As conversas com as categorias que não fecharam acordo seguirão, de acordo com Sérgio Mendonça, mas qualquer decisão constará da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013, com vigência para 2014.

Balanço

O Fórum dos SPF é composto por 28 entidades nacionais e 3 centrais sindicais. Os diretores do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch e Marina Barbosa, participaram da mesa junto com coordenadores da CSP-Conlutas, CTB e CUT, além de dirigentes das demais entidades.

Uma reunião do Fórum foi agendada para dia 11 de setembro, quando será feito um balanço do movimento conjunto dos servidores públicos federais e a definição das próximas ações do Fórum.

Fonte: ANDES-SN

Este post tem 14 comentários

  1. 먹튀검증

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this
    post and also the rest of the website is extremely good.

  2. judi slot online

    I was able to find good advice from your blog articles.

  3. Slot Deposit Bank neo

    You are so awesome! I don’t think I’ve read through a single thing like that before.
    So great to find somebody with a few original thoughts on this issue.

    Seriously.. thank you for starting this
    up. This website is something that’s needed on the web,
    someone with a little originality!

  4. slot bank jago

    I do not know whether it’s just me or if everybody else
    encountering problems with your site. It appears as if some
    of the written text in your posts are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let me know
    if this is happening to them as well? This could be a issue with my browser because I’ve had this happen before.
    Thanks

  5. judi slot online

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you
    relied on the video to make your point. You definitely
    know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your blog when you
    could be giving us something informative to read?

  6. Hello i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this post i thought i
    could also make comment due to this good post.

  7. bonus slot online

    Hello There. I found your blog the usage of msn. This is
    a really well written article. I will be sure to bookmark it
    and come back to learn extra of your helpful info. Thank you for the post.
    I will definitely return.

  8. Good day! I just wish to give you a huge thumbs
    up for your excellent information you have got here on this
    post. I will be returning to your site for more soon.

  9. daftar slot bank jago

    Whoa! This blog looks exactly like my old one! It’s on a completely
    different subject but it has pretty much the same page layout and design. Outstanding choice of colors!

  10. cat breads

    Awe Dad, give that baby a treat, she’s too pretty
    to not get what she wants!!

  11. bonus slot online

    Greetings! I’ve been following your blog for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a
    shout out from Lubbock Tx! Just wanted to say keep up the great job!

Deixe um comentário