Por Vanderli Fava de Oliveira

Em 12 de junho de 1978, professores da UFJF lançaram manifesto convocando os docentes para a criação da APESJF. O manifesto chamava os professores para participarem da primeira assembleia no dia 17 de junho.

Na assembleia, foi constituída a Comissão pró fundação e adesão à associação dos professores de ensino superior de Juiz de Fora, que convocou a assembleia de fundação da APESJF com a seguinte ordem do dia: “assembleia geral dos professores universitários de Juiz de Fora, a ser realizada dia 1º de julho de 1978, às 9h, no salão da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho e na qual será fundada a associação, eleita a diretoria provisória e discutidos os princípios estatutários”.

Em 1º de julho de 1978, sob a presidência do professor Avelino Gonçalves Kock Torres (Engenharia) e secretariada pelo professor Adilson de Assis Alvim (Machado Sobrinho), com a presença de 46 professores, foi fundada a APESJF.

A seguinte resolução foi aprovada por unanimidade: “fica fundada, no dia 1º de julho de 1978, a associação, que passará a denominar-se Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (APESJF), que congregará em seus quadros todos os professores das instituições de ensino públicas e particulares de Juiz de Fora, como sociedade sem fins lucrativos, de natureza civil, autônoma e com personalidade jurídica”.

Também foi aprovado que “todos aqueles que assinarem a presente ata de assembleia de fundação da associação, serão considerados sócios efetivos fundadores, quando ocorrer até 60 dias após a data da sua constituição”. A ata foi assinada por 158 professores.

Em nova assembleia, ocorrida no dia 16 de setembro de 1978, foi aprovado o estatuto da entidade e no dia 16 de outubro de 1978, nas dependências da Faculdade Machado Sobrinho, foi realizada a eleição direta da primeira diretoria da APESJF.

Em 1981, a APESJF participou ativamente na fundação da ANDES-SN, transformando-se em seção sindical em 10 de setembro de 1992.

Documentos: Manifesto pela criação da APESJF