InformAPES On Line – Greve na UFJF – 47 IFEs paralisadas

 

Assembleia Docente avaliou movimento grevista

Em assembleia realizada na sede da APESJF na manhã do dia 23, os 79 docentes presentes receberam da diretoria os informes locais e nacionais da greve. Até a data da assembleia, 47 Instituições Federais de Ensino já haviam aderido à greve nacional convocada pelo ANDES-SN.

Clique aqui e curta a página da APESJF no Facebook

Manutenção das Bolsas

Os docentes foram favoráveis à proposta de requerer a manutenção de todas as bolsas da UFJF e do IF Sudeste MG às reitorias, com o objetivo de não haver prejuízo àqueles estudantes que dependem dessa remuneração para se sustentar.

Assembleia recomenda mudança do local do CONAD

Outro tema presente na pauta da assembleia de hoje foi o Conselho Nacional do ANDES-SN (CONAD), que será realizado entre os dias 21 e 24 de julho, no Piauí. Foi encaminhado pelos presentes que haja uma recomendação ao Comando Nacional de Greve (CNG) para que o Conselho seja transferido para Brasília, sendo considerado mais pertinente aos objetivos do movimento nacional, já que há a possibilidade de que a greve se estenda até essa data. Foi decidido que o presidente da APES, Rubens Luiz Rodrigues, será o delegado da APESJF. Os nomes dos observadores ainda serão deliberados no Comando Local de Greve (CLG).

Estudantes apoiam a greve

A assembleia também contou com a participação de estudantes do DCE da UFJF e do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação João XXIII, que manifestaram apoio à greve dos professores.

Assembleia em 30/05

Todos os professores  e professoras estão convocados para participar do Comando Local de Greve, que continuará se reunindo todos os dias, a partir das 15h, na sede da Seção Sindical. Uma nova assembleia está marcada para o dia 30/05, às 14h, na APESJF.

Ato Público

Os docentes da UFJF e do IF Sudeste MG participam  nesta quinta feira de ato público organizado pelo DCE.  Haverá concentração no Campus da UFJF em que estudantes e professores vão se dirigir em caminhada até o Parque Halfeld a partir das 13h. No centro da cidade, será realizada uma panfletagem alertando a população sobre o momento da greve e sobre as reivindicações de estudantes e docentes a partir das 14h. Todos os professores estão convidados para a caminhada e ato público no Parque Halfeld.

Assim,  não haverá reunião do Comando Local de Greve nesta quinta feira, prosseguindo em horário normal na sexta às 14h.

Estudantes da UFJF entram em greve

Reunidos em assembleia na tarde desta quarta feira, duzentos estudantes da UFJF decidiram entrar em greve em apoio ao movimento dos docentes.

Movimento alcança 47 IFEs

A greve nacional dos docentes das Instituições Federais de ensino, em poucos dias, alcançou 47 IFEs (veja quadro abaixo) se constituindo como o maior movimento de mobilização de professores desde a criação do ANDES-SN.
Na manhã desta terça feira, 22/05, integrantes do CLG percorreram o campus da UFJF e constataram a massiva adesão dos docentes.

Comissões do CLG
A Comissão de Comunicação, responsável pela circulação das informações do movimento, e a Comissão de Ética, que vai avaliar as situações especiais de docentes que necessitem manter determinada atividade, já foram instaladas.

À Sociedade 
O Comando Nacional de Greve (CNG) divulgou nesta segunda-feira 21/05 uma nota: “À sociedade brasileira – Por que os(as) professores(as) das instituições federais estão em greve?”, em que aponta os motivos que levaram a categoria a realizar uma das maiores mobilizações de sua história.
Da mesma forma, os docentes da APESJF distribuíram no campus da UFJF, IF Sudeste MG e no Colégio de Aplicação João XXIII uma carta aberta, explicando à população e à comunidade universitária os motivos que levaram à greve nacional.
Ambos os documentos podem ser conferidos na íntegra em www.apesjf.org.br

Apoio dos estudantes
Reunidos em assembléia em 17/05, estudantes do IF Sudeste MG campus JF decidiram entrar em greve em apoio ao movimento docente.
O Diretório Acadêmico da Falculdade de Direito da UFJF divulgou na internet total apoio à greve.
Na data que marcou a deflagração da greve foram enviadas ao ANDES-SN três notas de solidariedade à mobilização.
Nesta quinta-feira, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande aprovou uma moção de apoio à greve pela “justeza da pauta de reivindicação dos docentes”.
Também mandaram mensagens o coletivo de estudantes “Vamos à luta”, que milita dentro da União Nacional dos Estudantes (UNE), e um grupo de diretórios acadêmicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe).
Além das entidades citadas, estudantes da UFPR e UFU tiraram posições favoráveis à greve dos professores em assembleias realizadas no dia 16/05, com grande participação.
Em pelo menos quatro universidades foi deliberada greve estudantil, UFRRJ, UFOP, UFVJM e Unifesp, que reuniu cerca de mil alunos para aprovar a continuidade da greve que teve início no dia 22 de março.

Confira lista das Instituições em greve

Univ.Fed. do Acre
Univ. Fed. do Amazonas
Univ. Fed. de Roraima
Univ. Fed. De Rondônia
Univ. Fed. do Pará
Univ. Fed. Rural da Amazônia
Univ. Fed. do Pará-Marabá
Univ. Fed. Amapá
Univ. Fed. do Maranhão
Univ. Fed. do Piauí
CEFET-PI
Univ. Semi-árido- Mossoró
Univ. Fed. da Paraíba
Univ. Fed. de Camp Grande
Univ. Fed. da Paraíba – Patos
Univ. Fed .de Cajazeiras
Univ. Fed. de Pernambuco
Univ. Fed. Rural de Pernambuco
Univ. Fed. de Alagoas
Univ. Fed. de Sergipe
Univ. Fed. do Recôncavo Baiano
Univ. de Brasília
Univ. Fed. de Goiás – Campus de Catalão
Univ. Fed. de Mato Grosso
Univ. Fed. Mato Grosso-Rondonópolis
CEFET-MG
Univ. Fed. de Uberlândia
Fac. Med. Triângulo Mineiro
Univ. Fed. de Juiz de Fora
IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora
Univ. Fed. de Viçosa
Univ. Fed. de Lavras
Univ. Fed.de Ouro Preto
Univ. Fed. de São João Del Rey
Univ. Fed. de Alfenas
Univ. Fed. do Espírito Santo.
Univ. Fed. dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Mucuri
UNIRIO
Univ. Fed. Fluminense
Univ. Fed. do Rio de Janeiro
Univ. Fed. Rural Rio de Janeiro
Escola Paulista de Medicina
Univ. Fed. do Paraná
Univ. Tec. Fed. do Paraná
Univ. Fed. do Rio Grande
Univ. Fed. do Pampa
Univ. Fed. do Oeste do Pará