Inquérito contra docente da Ufrpe por outdoor com críticas a Bolsonaro é arquivado

O inquérito movido pelo Ministério da Justiça, a pedido do presidente da República Jair Bolsonaro, contra a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e atual vice-presidente da Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe – Seção Sindical do ANDES-SN), Erika Suruagy, foi arquivado pela 15ª Vara Federal de Brasília, a pedido do Ministério Público Federal (MPF)

Uma verdadeira censura aos direitos e garantias relacionadas à liberdade de expressão, pensamento e manifestação das pessoas. Desta forma, a Procuradora do MPF, Melina Castro Montoya, se referiu à tentativa de calar as críticas ao governo federal.

Erika foi intimada a depor na sede da Polícia Federal sobre a campanha de outdoors chamada “O senhor da morte chefiando o país”, em que associava o presidente Bolsonaro ao número exorbitante de mortes por Covid-19 no Brasil – à época ainda eram 120 mil. O inquérito, instaurado pela PF, por requisição do Ministro da Justiça e Segurança Pública, apurou eventuais crimes contra a honra do presidente da República. 

Sobre o fato, o 11º Conad Extraordinário do ANDES-SN, aprovou uma moção em defesa de Erika.  “Esse não é um ataque a minha pessoa, mas contra o sindicato como um todo, contra as liberdades democráticas e contra qualquer pessoa que se ouse colocar contrária a posição deste governo, que segue uma escalada genocida. E nós não iremos nos calar”, disse a docente durante o evento. Dias antes, a diretoria do Sindicato Nacional havia se manifestado com uma nota de repúdio à perseguição de Bolsonaro à docente.

Senhor da Morte de volta às ruas de Recife

A campanha de outdoors “Senhor da Morte Chefiando o País” está de volta às ruas de Recife (PB). São 30 cartazes, reproduzindo as mesmas peças lançadas em agosto do ano passado, quando o país ainda contabilizava 120 mil mortes pela pandemia. Hoje, são mais de 380 mil. A atual presidenta da Aduferpe SSind., Nicole Pontes, considera essencial reforçar e replicar a campanha. “O aumento diário do número de mortos, em todo o Brasil, é resultado direto da inépcia desse governo. Não calarão as nossas vozes, vamos continuar denunciando essa tragédia”, afirma.

Com informações do ANDES-SN

APES entra na campanha em Juiz de Fora

A APES está colocando esta semana dois outdoors em pontos estratégicos de Juiz de Fora, seguindo a linha da campanha “Senhor da Morte Chefiando o País”. Aguarde aqui fotos das peças instaladas.