Marcus David é nomeado reitor da UFJF por mais quatro anos

O reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Silva deram uma entrevista coletiva a imprensa na manhã desta segunda-feira

O Diário Oficial publicou hoje, 6 de abril, a nomeação de Marcus Vinícius David para reitor da UFJF. O nome de Marcus David encabeçou a lista tríplice do Conselho Superior enviada ao Governo Federal, que aguardou até o último momento para a nomeação. A gestão anterior se encerrou ontem, 5 de abril. 

Com a vice-reitora Girlene Silva, Marcus David formou a Chapa 1, Unidos pela UFJF, que também foi escolhida pela maioria da comunidade acadêmica em consulta pública realizada pelas entidades APES, Sintufejuf e DCE em outubro do ano passado.

Para Augusto Cerqueira, diretor da APES e presidente da Comissão Organizadora da Consulta Pública, “É positivo que tenha sido nomeado o candidato eleito na consulta pública,  mas precisamos denunciar que o processo histórico de escolha do reitor das universidades públicas atenta contra a democracia interna e é um problema para a autonomia das instituições. No último período, esse processo tem sido utilizado como instrumento de ataque e pressões à comunidade, através da não nomeação de reitores escolhidos pelas comunidades, culminando com a Medida Provisória 914/2019. A APES estará sempre na luta pela democracia e autonomia das instituições federais de ensino.”

Com a nomeação, os dois conduzirão a reitoria por mais 4 anos.

Segundo informações da imprensa local, a UFJF fará coletiva para anunciar a recondução de Marcos David e Girlene Silva.

Nos debates realizados pela Comissão Organizadora, Marcus David destacou a crise política e econômica enfrentadas pelo país e pela universidade, e avaliou que a atual gestão garantiu a segurança institucional e financeira da UFJF. Girlene Alves reforçou, nas ocasiões, o compromisso com princípios norteadores da chapa, em especial o caráter público, gratuito e laico da universidade, e a manutenção do respeito à diversidade na política de acesso e manutenção inclusivos.