MCTIC redefine prioridades até 2023

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em plena crise do coronavírus, emite portaria redefinindo suas prioridades para o período de 2020 a 2023. Acesse a íntegra da portaria aqui.

Para além do escopo extremamente limitado da Portaria, refletindo mais uma vez a incompetência e o despreparo do atual Governo e o seu desprezo pela Ciência e Tecnologia, não há nenhuma referencia à área de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas.

Chama a atenção que dentre as áreas prioritárias constam, “de Produção; para Desenvolvimento Sustentável; e para Qualidade da Vida”, e mesmo assim conseguiram não fazer referencia às Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, explicitando uma visão extremamente limitada sobre a sociedade.

“Se aproveitando da crise do coronavírus, o Governo Federal já implementou cortes em bolsas para os programas de pós-graduação e agora pretende redefinir as áreas estratégicas do MLCTIC para o próximos 4 anos, retirando a área de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e solicitando à FINEP e ao CPNq para realizarem as adequações necessárias. Precisamos denunciar e lutar contra mais esse ataque do Governo Federal contra a Ciência e Tecnologia.” Disse Augusto Cerqueira, da diretoria da APES.