Na reunião do CONSU, APES ressalta urgência da luta contra os cortes

Na reunião do CONSU, APES ressalta urgência da luta contra os cortes

O Conselho Universitário da UFJF se reuniu novamente nesta segunda-feira, dia 12 de abril, para debater o remanejamento de gastos frente aos cortes orçamentários impostos pelo governo federal.

A APES, representada pelo Professor Leonardo Silva Andrada, pontuou que, apesar de os conselheiros estarem constrangidos pela necessidade, é fundamental ter claro o papel político dessa estratégia de estrangulamento da universidade pública, inviabilizando suas atividades, a manutenção básica, o auxílio estudantil e os serviços de manutenção. “Com os recursos disponíveis, a administração superior se vê compelida a cortar bolsas de pesquisa e de extensão, auxílio estudantil, encerramento de contratos de manutenção e segurança, e ainda assim, correr o risco de não conseguir honrar todos os compromissos”.

Ele ressaltou ainda que não é possível continuar sempre se adaptando ao contingenciamento, pois a cada rodada de ajuste, um novo corte demanda novas adequações, fato que torna urgente a mobilização e a atuação política em defesa da universidade pública, pois o horizonte atual é sua completa inviabilidade muito em breve.