Nota de Esclarecimento sobre a manifestação LUTO POR VIDA

A APES – Associação dos Professores de Ensino Superior constitui-se como sociedade sem fins lucrativos, de natureza civil, autônoma e com personalidade jurídica. O banner exposto na fachada da sede, localizada no interior do campus da UFJF, compõe-se de manifestação em repúdio aos projetos do governo de desmonte dos serviços públicos, aos ataques aos servidores, de “luto simbólico” pelos milhares de mortos recentes por Covid-19 e em defesa das vidas negras.

Ademais, o STF, em sessão do dia 14/05/2020, reafirmou o direito constitucional à livre manifestação de ideias em universidades, não cabendo, portanto, questionamentos quanto à legalidade da manifestação. Salientamos, também, que a administração da UFJF não teve nenhum envolvimento com a ação, uma vez que APES preza pela sua autonomia e independência, seguindo os princípios fundamentais que devem nortear as ações das entidades representativas dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Finalmente, a direção da APES repudia veementemente as mentiras propagadas nas mídias sociais sobre a manifestação, demonstrando a importância e a necessidade da intensificação da luta contra o racismo e o fascismo na sociedade.

#BastaBolsonaroMourao #Bastadesuaspoliticasgenocidas #épelavida #avidaacimadolucro #fortaleceroSUSeoSUAS #DevolveMP979 #emDefesaDosServiçosPublicos