Plenária atualiza planos de lutas dos setores e aprova encontro intersetorial

Na última plenária do 57º Conselho Nacional do ANDES-SN, os delegados aprovaram a atualização dos planos de lutas dos três setores do sindicato e também a realização do VI Encontro Intersetorial da entidade.

O encontro tem como objetivo organizar ações e atividades conjuntas em defesa do Sindicato Nacional, na luta pela valorização do trabalho docente e da educação pública.

Segundo Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN, este evento permitirá aproximar as lutas dos professores das Instituições Federais de Ensino (IFE), das Estaduais, Municipais (Iees/Imes) e Particulares de Ensino Superior (Ipes).

Setor das Iees/Imes
Como parte do plano de lutas das Estaduais e Municipais, foi aprovada a realização do X Encontro deste setor, durante o segundo semestre de 2012, em Brasília. Durante o encontro, deverá ser realizado um minicurso ou seminário, que subsidie às seções sindicais nos debates sobre a elaboração dos orçamentos dos estados e municípios e também das Instituições de Ensino Superior.

Setor das Ife
No plano de lutas do setor das Instituições Federais de Ensino (Ife), foi deliberado, no âmbito dos servidores públicos federais (SPF), intensificar a ação na Cnesf e dar continuidade à Campanha 2012, a partir do patamar de lutas alcançado no primeiro semestre, de forma articulada com outras entidades dos SPF.

Em relação à pauta específica e agenda do setor, os delegados aprovaram intensificar a luta em torno da pauta específica, focando na reestruturação da carreira docente e na melhoria das condições de trabalho docente, de forma articulada entre as pautas nacional e as locais.

Deliberaram ainda intensificar a greve dos docentes das Ife e ampliá-la, envolvendo setores e instituições que dela não fazem parte, além de articular ações junto às demais federais da área da educação e do serviço público em geral.

A plenária votou favorável também a aprofundar a discussão sobre a proposta de carreira docente do ANDES-SN, no sentido de melhor apropriação por parte da categoria, como estratégia de ampliação da mobilização política no contexto da greve.

Setor das Ipes
No setor das particulares, para atualizar o plano de lutas, os delegados deliberaram elaborar um documento analítico sobre as condições de trabalho e as demissões em massa de docentes das Ipes, com o objetivo de subsidiar a ação política do Sindicato Nacional perante estas questões para o próximo período. Foi incluído também na atualização do plano de lutas deste setor, articular ações com vistas a criação de associações docentes nas Instituições Particulares de Ensino.
Confira aqui mais notícias e fotos do 57º Conad

Fonte: ANDES-SN