Presidente da República diz que vai vetar projeto e manter congelamento salarial de Servidores – Marcha pela Ciência se realiza hoje! Veja como participar.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, dia 07 de maio, que vai vetar o trecho do projeto de ajuda aos estados que abre a possibilidade de reajuste salarial para diversas categorias de servidores públicos, entre elas a dos docentes dos estados e municípios que receberem a ajuda, numa atitude de chantagem que pune servidores em meio à crise do Covid 19.

A versão inicial do projeto previa a ajuda financeira tendo a contrapartida de congelamento salarial, mas foi modificada por deputados e senadores que incluíram no texto categorias que poderiam ter o reajuste. O projeto foi aprovado nesta quarta feira, dia 6 de maio.

Bolsonaro segue as orientações do Ministro da Economia Paulo Guedes que deseja o congelamento dos salários do funcionalismo público até dezembro de 2021. Para o ministro, a medida vai ajudar o país a atravessar a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

“Eu estou sugerindo ao presidente da República que vete, que permita que essa contribuição do funcionalismo público seja dada, para o bem de todos nós”, afirmou Guedes.

“A atitude de Bolsonaro segue culpabilizando o serviço público e os direitos dos Servidores, de todas as instâncias, pelos problemas do país. Uma prática sistemática de destruição do Estado que deve ser combatida por nossa mobilização”, disse Augusto Cerqueira, da direção da APES.

Marcha Virtual pela Ciência se realiza hoje!

Nesta quinta-feira, sete de maio, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mais de 80 entidades científicas afiliadas organizarão uma manifestação online em prol da ciência e da tecnologia brasileiras e seu papel no combate à pandemia no país.

Nas redes sociais da SBPC, a Marcha Virtual pela Ciência promoverá dois painéis de debate, sendo um deles dedicado à pandemia e outro sobre o financiamento da ciência brasileira. Além disso, serão feitas duas ondas de tuitaços, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Secretarias regionais da SBPC e outras organizações também terão a sua própria programação para debater o tema. Para participar, acompanhe os canais da SBPC no Facebook e no YouTube.

Saiba como participar da manifestação hoje

Para marchar pela ciência, siga os passos abaixo:

1- Acesse manif.app

2 – Clique no botão “manifestar-se”. Seu avatar, de cor vermelha, aparecerá no mapa

3 – Arraste o seu boneco no mapa até a nossa manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF)

Dicas:

#1: Se desejar segurar um cartaz, escreva seu recado no campo de “slogan” no topo do lado esquerdo da tela

#2: A vida do seu avatar é de 24 horas. Se desejar prorrogá-la, mude o seu slogan ou posição antes do final das 24 horas de sua criação

#3: Se desejar acompanhar o número de manifestantes, clique regularmente em “atualizar” no topo da tela

Todas as atividades serão transmitidas nas redes sociais, Facebook e YouTube da SBPC. Consulte a programação completa.

Participe da Marcha Virtual pela Ciência! Vamos nos unir neste #paCTopelavida! #FiqueEmCasacomCiência