Professores da UFBA entram em greve

De acordo com informações da página eletrônica do Jornal A Tarde da Bahia http://atarde.uol.com.br/, os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira às 16h, decretar greve por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira, 30/05.

Por questão regimental, a aprovação da greve ainda passará por plebiscito, que deve ocorrer nas próximas 48 horas. No entanto, isso não impede que os professores já paralisem as atividades, informa, na página, a presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), Silvia Lúcia Ferreira. “Quem esteve aqui (na assembleia), já deve interromper as atividades amanhã (nesta quarta) e iniciar a mobilização nos campus, buscando apoio de outros professores e de estudantes”, antecipou Silvia Lúcia.

A decisão dos professores filiados à APUB, base ligada ao PROIFES, entidade que se posicionou contrária à greve nacional, mostra que o descontentamento com o descumprimento pelo governo do acordo negociado em 2011, alcança todo o conjunto das IFES e reafirma a justiça das reivindicações.

A mobilização organizada pela Oposição à APUB, conseguiu realizar a assembleia dos professores da UFBA, que aprovou a deflagração da greve com 119 votos a favor, 49 contra e 3 abstenções. Consta no livro de assinatura aproximadamente 190 presentes.

Fonte: Jornal A Tarde – BA