Acompanhe na íntegra o relato da reunião ANDES/MEC de 07/02

RELATO DA REUNIÃO DO ANDES-SN COM O SECRETÁRIO DA SESU Brasília, 7 de fevereiro de 2013

 

Estavam presentes pela SESU: Amaro Lins (Secretário da SESU) e Dulce Tristão.

Pelo ANDES-SN: Marinalva Oliveira (Presidente); Márcio Antônio de Oliveira (Secretário-Geral); Fausto de Camargo Jr. (1º Tesoureiro) e Luiz Henrique Schuch (1º Vice-Presidente).

A Diretoria do ANDES-SN iniciou pontuando que no Congresso do ANDES-SN será debatido e aprovado o Plano de Lutas do Setor das Federais para 2013 e essa reunião será relevante para subsidiar as discussões.

 

1) Foram expostos pela Diretoria do ANDES os seguintes pontos: Cargos e Vagas docentes e Técnicos administrativo. Ao final a Diretoria solicitou informações verbais e por escrito sobre esses dados por parte da SESU.

 

2) CARREIRA – Sobre a Lei 12.772/2013, garantir a autonomia universitária nessa conjuntura é o mais importante para a categoria. Cada IFE, por meio de seu órgão colegiado, definirá as regras. Isso deve ser definido no âmbito da autonomia universitária. Ainda sobre carreira a compreensão do ANDES-SN é que a Lei 12.727/2012 desestrutura ainda mais a carreira, portanto a categoria quer discutir o Projeto de Carreira a partir da proposta de carreira e da contraproposta apresentada pelo ANDES-SN ao MEC antes e durante a greve. Foi solicitado que o Secretário da SESU respondesse sobre qual espaço teremos nessa agenda e nessas reuniões.

 

3) Definir uma agenda para discussão dos demais pontos apresentados na audiência no dia 15 de janeiro com o Ministro da Educação.

Após essa apresentação, o Secretário da SESU passou a palavra a Dulce Tristão que respondeu algumas questões sobre o cronograma e a politica para disposição das vagas para docentes e técnicos administrativo aprovados na lei 12.677/2012. Nesse momento o Secretario da SESU precisou se retirar e a reunião continuou com a Dulce Tristão por mais algum tempo. Como a reunião não foi finalizada, os Diretores do ANDES-SN solicitaram que nova reunião fosse marcada para semana pós carnaval, haja vista a necessidade de respostas a serem encaminhadas ao Congresso do ANDES-SN. A próxima reunião foi agendada para dia 21 de fevereiro às 18 horas.

 

Brasília, 15 de janeiro de 2013