Fórum Intersindical critica tentativa de censura no uso de emails institucionais no IF Sudeste MG

No dia 16 de dezembro, professoras e professores do IF Sudeste MG foram surpreendidos com o email da Corregedoria e Diretoria de Tecnologia da Informação, estabelecendo normas para o uso do email institucional. Em reação, as representações docentes divulgaram, nesta sexta-feira, uma nota criticando a atitude de censura do documento. Acompanhe:

A nossa instituição é marcada pelos princípios da autonomia dos sujeitos e pela manifestação do livre pensar. Uma das nossas atribuições é velar pela construção de uma educação que prime pela defesa da autonomia e da manifestação do livre pensar e do contraditório. Tal princípio segue com uma das bandeiras de luta dos nossos embates históricos, pois é condição para a construção de uma sociedade livre e de uma cidadania esclarecida e ativa. Coibir a manifestação e expressão do pensamento na nossa instituição, além de um ato autoritário e autocrático, atenta contra o sentido e fim do Instituto Federal.

Infelizmente, no dia 16 de dezembro de 2021, por meio de um e-mail direcionado a todos(as) servidores do IF Sudeste MG, a Corregedoria e Diretoria de Tecnologia da Informação da nossa instituição cometeu esse grave equívoco, quando indicaram o cerceamento das manifestações e do livre pensar como uma orientação para o comportamento de servidores nas suas manifestações públicas.

Para encerrar deixamos aqui as manifestações das assessorias jurídicas do ANDES-SN e da APES em tratamento de tema semelhante, indicando os desvarios anticonstitucionais de tais medidas.

Nota técnica APES

Parecer ANDES-SN

APES, Sintufejuf e Sinasefe

Clique aqui para baixar a nota em PDF