Representantes da Apes se reúnem com direção do IF Sudeste MG

Reunião entre representantes da Apes e a direção do IF Sudeste MG – Campus JF foi realizada ontem, 20 de novembro, no campus do IF Sudeste MG em Juiz de Fora. Estiveram presentes, os diretores da Apes, Jalon de Morais e Marcos Vinícius Leite e o conselheiro Miguel Fabiano. Também participaram da reunião o diretor geral, Sebastião Sérgio de Oliveira; o diretor de desenvolvimento institucional, Gilberto  Timoteo; o diretor administrativo, Claudio Roberto Barbosa e o diretor de ensino, Silvio Anderson Toledo.

No encontro foi discutido o atual momento das instituições de ensino, e a necessidade de defesa do trabalho dos servidores públicos e da liberdade de cátedra.  Esta iniciativa é fruto de uma definição nacional, e repassada pelo ANDES Sindicato Nacional.

Além disso, também foi tratado o assunto da Liberdade de Cátedra, um direito constitucional que vem sendo ameaçado. Tratou-se da importância da instituição se manifestar sobre o assunto. A direção reconheceu a necessidade de reivindicar, junto ao colégio de dirigentes, uma manifestação do Conselho Superior sobre o tema.  Além disso, a direção do Instituto concordou que há a necessidade de reconhecer e garantir a liberdade de cátedra e a autonomia docente, respeitando o pluralismo de ideias e práticas pedagógicas.

Também foi abordada a questão orçamentária. A direção reconhece os seus esforços em manter a qualidade dos serviços em função da redução orçamentária dos últimos anos, mas salientou as grandes dificuldades, pelas quais irá passar no ano de 2019. No próximo ano, a redução será da ordem de 1.800.000,00 reais.

Por fim, foi solicitada a utilização de um espaço no Campus JF para a realização de plantões jurídicos e sindicais da Apes.  A direção acordou em disponibilizar uma sala no Campus JF para tal fim.