Reunião no IF Sudeste discutiu cortes orçamentários anunciados pelo MEC

Apes participou hoje, 16 de maio, de uma reunião sobre os cortes orçamentários anunciados pelo MEC no IF Sudeste MG. Também estavam presentes as representações do Sintufejuf e do Sinasefe, além do reitor Charles Okama e o pró-reitor de administração, Fabrício Tavares de Faria. Na ocasião, foi apresentada a situação do IF Sudeste a partir dos cortes anunciados pelo MEC na semana passada. Foi explicado que houve um bloqueio de 30% do total de 53.000.000,00 do orçamento. Entretanto, sobre a verba prevista para o custeio, o valor atinge a 37%, o que implica em um impacto direto na manutenção da instituição, pois se trata de um corte em uma rubrica onde incidem os gastos relativos ao pagamento dos terceirizados, de bolsas de pesquisa e extensão para alunos, ração para animais e demais insumos, iluminação, fornecimento de energia, água, matérias de laboratório, entre outros.
O reitor apresentou a sua preocupação em se adequar as condições orçamentárias destacando a importância em gerir o bloqueio da melhor maneira. Destacou que no CONIF foi contra os cortes, mas que reconhece a necessidade de se adequar a circunstância diante do cenário de incertezas. Além disso, foi exposto que o governo sinalizou que, caso a reforma da previdência seja aprovada, os bloqueios podem ser revistos, desde que justificada as razões para os gastos.
A Apes apresentou sua posição sobre os bloqueios ressaltando que essa política atende aos interesses do governo em precarizar e destruir a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas. Ressaltou também que a readequação aos cortes poderá produzir a ideia de que a instituição gere mal os recursos que administra, indicando uma possível redução do seu orçamento. Também salientou a chantagem do governo em associar o desbloqueio à aprovação da reforma da previdência. Além disso, a Apes destacou, sobretudo, a necessidade de resistir aos cortes, tendo em vista, a ampla e irrestrita manifestação do setor da educação no dia de ontem. As ruas demonstraram o clamor da população brasileira pela garantia de uma educação de qualidade para todos e todas. A comunidade do IF Sudeste esteve presente nos atos que ocorreram nas sedes dos campi.