Setor das Federais discutiu a construção da greve da educação

APES esteve presente na reunião realizada neste fim de semana

O diretor da APES, professor Jalon de Morais Vieira, esteve presente na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN. O encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em Brasília. Na ocasião, representantes das sessões sindicais levaram os posicionamentos tirados em assembleias a respeito da construção de uma greve da categoria.

Confira aqui como foi a assembleia da APES.

Segundo o professor Jalon, “a reunião do setor foi marcada por grande discussão, por um amplo debate e consideráveis análises do momento. Temos hoje vários elementos que nos possibilitam estabelecer um posicionamento favorável a uma greve por tempo indeterminado, para mostrar para esse governo nossa indignação com o que vem acontecendo com a educação. Estamos, porém, tentando buscar consenso, unidade, com demais segmentos, como Fasubra, Sinasefe, movimentos estudantis, com as representações de estados e municípios. Diálogo será muito importante também com a sociedade. Definimos uma agenda para os meses de setembro e outubro na busca de intensificar nossas ações.”

Paralisação de 48 horas

Segundo informações do ANDES-SN, o setor indicou a necessidade de uma greve nacional da educação, de 48 horas, em setembro. Para discutir a construção e a adesão à paralisação, seções sindicais deverão realizar nova rodada de assembleias até dia 10 de setembro.

Segundo a diretora do Sindicato Nacional, Mariana Trotta, também foi aprovada a realização de um dia de universidade de portas abertas antes da paralisação. A próxima reunião do Setor das Ifes está agendada para dia 12 de setembro.

Leia mais