Setor das Ifes aponta necessidade de ações para pressionar o governo

Por Renata Maffezoli
ANDES-SN


Categoria indignada e com disposição para o embate. Esta foi a avaliação feita pelos representantes de 31 seções sindicais do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN, que se reuniram nos últimos dias 6 e 7 em Brasília, para um balanço da rodada nacional de assembleias gerais realizadas pelas seções entre 1 e 5 de agosto.

Na análise dos presentes, os resultados dessas reuniões explicitam o alto grau de insatisfação dos docentes com as precárias condições de trabalho e salarial e a maior disposição de luta dos professores. Em muitas das plenárias, houve a deliberação por indicativo de greve e paralisação das atividades.

Para os 41 participantes do encontro do Setor das Ifes, estas decisões evidenciam que a categoria não agüenta mais prorrogações na negociação e apontam para a necessidade de combater a situação com a radicalização do movimento, como forma de enfrentar a intransigência do governo em apresentar propostas que possibilitem um avanço nas negociações com os docentes. Uma nova reunião entre os professores e o Ministério do Planejamento (MP) está agendada para esta terça-feira (9/8).

Ações imediatas
Frente a este panorama, o coletivo do Setor das Ifes propôs uma série de iniciativas imediatas para o movimento docente, para fortalecer e unificar a luta da categoria. A orientação é para que as seções sindicais convoquem assembleias gerais, em regime de urgência, entre 10 e 12 de agosto. Os encontros deverão ter como pauta a avaliação da proposta do governo e mobilização da categoria (indicativo de greve) e a Jornada Nacional de Lutas do mês de agosto.
As seções sindicais devem também constituir imediatamente comandos locais de mobilização e intensificar a comunicação com os professores e com a sociedade, através dos mais diversos meios. Além disso, a orientação é de que acionem seus sindicalizados para enviar e-mails de manifestação aos ministros da Educação e do Planejamento.

Próximo encontro do Setor
Uma nova reunião do setor das Ifes deve ocorrer no próximo dia 13 de agosto, na Casa do Professor, na Universidade de Brasília (UNB), para avaliar a proposta do governo e as deliberações da nova rodada de assembleias.