STF debate descriminalização do aborto – 8M/JF organiza mobilização local

STF debate descriminalização do aborto

8M-JF organiza mobilização local

Na próxima sexta-feira, dia 03 de agosto, o Supremo Tribunal Federal dará início às audiências públicas sobre a descriminalização do aborto. O STF debaterá a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442, que questiona os artigos 124 e 126 do código penal brasileiro. Tais artigos criminalizam o aborto provocado pela gestante ou realizado com sua autorização. Para os autores da ADPF, esses artigos violam os princípios e direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal. Na prática, a ADPF busca descriminalizar a interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação.

Juiz de Fora

Hoje, terça-feira (31), o 8M-JF realizará uma reunião com o objetivo de organizar as atividades na cidade para marcar a participação local junto às outras ações que estão sendo organizadas por mulheres em todo país. A reunião será às 18h na sede do Sintufejuf.

O 8M reúne coletivos feministas de Juiz de Fora e região, e faz parte de um movimento mundial iniciado em 2017, quando foi realizada a primeira Greve Internacional de Mulheres. A APES apoia o movimento e participou das duas primeiras edições da greve.

Em Brasília

Para ampliar o debate, a “Frente Nacional Pela Vida das Mulheres” organizou um festival na capital federal. A programação do evento vai do dia 3 ao dia 6 de agosto, e conta com debates, apresentações culturais, passeata e vigília em frente ao STF. O ANDES-SN, parceiro da frente, convoca a categoria docente a participar das atividades e daquelas que aconteceram no país.

Com informações do ANDES-SN e do 8M-JF

foto 8MJF