Tarde de cultura e arte marcou o mês da Consciência Negra no campus da UFJF

Uma tarde de aprendizado, cultura e espiritualidade afro, assim foi a programação organizada pela APES  e SINTUFEJUF na tarde de sábado na UFJF, dia 26 de novembro, marcando o mês da consciência negra.

A tarde foi aberta com a apresentação do Trovão da Roza, grupo que faz um estudo sobre o Maracatu, um ritmo nascido na região metropolitana de Recife, dentro dos Terreiros de Candomblé, que, por meio do sincretismo, permitiu a possibilidade de culto dos orixás, mesmo diante da repressão à religiosidade afro. O grupo foi criado recentemente em Juiz de Fora e fez uma apresentação muito energética e animada, sob o comando da estudiosa do ritmo, Marina  Gurgel.

Logo após, a oficina de tambores com Diogo Veiga utilizou o espaço da sede da APES para o aprendizado sobre os tambores, sobre como retirar as notas corretas dos atabaques, numa atividade bem prática, mas que contou também com informações importantes para aqueles que estão interessados em se iniciar nesta arte. O instrutor fez um bate-papo sobre a importância do estudo aprofundado e dedicado para aqueles que se encantam com o som dos tambores, já que requer tempo e aprendizado.

Em seguida, todos foram para a Ágora, o pequeno anfiteatro na praça cívica da UFJF, para a samba de roda Ẹgbẹ Tóbi Odẹ com Diogo Veiga e Grupo. Muita animação e espiritualidade com os atabaques e a apresentação do Grupo de Dança Afro Brasileira Makamba, sob o comando de Alyne Oliveira. Em certo momento o público pôde participar e sambar à vontade.

“Importante celebrar o Mês da Consciência Negra reafirmando nossa luta contra o racismo, a intolerância e a desigualdade. Nesta atividade viemos valorizar a arte e a cultura afro. Tudo muito cheio de energia, alma e beleza, trazendo também a discussão política quando se reverencia essa gama de expressões tão reprimidas e estigmatizadas por nosso passado escravista e por nosso presente em que o preconceito ainda está na estrutura”, disse Raquel Portes, da direção da APES.

Programação segue no dia 30 de novembro

Dando continuidade às atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra, na próxima quarta-feira, 30 de novembro, se realiza o ciclo de palestras organizado pelo SINTUFEJUF e APES. O evento tem como objetivo reafirmar a luta das entidades contra o racismo e se realiza na sede do Sintufejuf, rua Santo Antônio, 309, centro.

A programação terá início às 15h, com a palestra da Coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Samara Miranda, que terá como tema “Mulheres e Escolas de Samba”. Às 16h, a militante do movimento negro, Rita Félix, do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da FUNALFA, discutirá “As Cotas raciais no Brasil”. Encerrando o ciclo de Palestras, Adenilde Petrina, falará, a partir das 17h, sobre “A cultura hip hop como resistência”.