Tem início o 40º Congresso do ANDES-SN

Começou neste domingo, 27 de março, em Porto Alegre, o 40º Congresso do ANDES-SN. A delegação da APES está presente com os representantes aprovados em assembleia: Augusto Cerqueira, Nayara Medrado, Joacir Teixeira de Melo, Lisleandra Machado, Dileno Dustan, Leonardo Andrada, Marina Barbosa, Eduardo Leão, e Jalon Morais. Com o tema central “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”, o evento é o 1º encontro deliberativo presencial do ANDES-SN, desde março de 2020, início da pandemia da Covid-19, e conta com a participação de 642 docentes de todo o país, segundo informações do ANDES-SN.

Até quinta-feira, professoras e professores provenientes de universidades federais e estaduais, institutos federais e Cefets de todo o país irão debater e deliberar sobre as ações e pautas que irão orientar as lutas da categoria no próximo período. No dia 1º de abril, as e os docentes participarão de um protesto pelas ruas da capital gaúcha, em defesa das Liberdades Democráticas.

A mesa de abertura teve a presença da diretoria nacional e de diversos representantes de seções sindicais e de entidades do conjunto da classe trabalhadora, movimentos sociais, indígenas e estudantis participaram da mesa de abertura. Fizeram falas, além dos membros da diretoria do sindicato nacional, representantes da Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), do Coletivo dos Estudantes Indígenas da UFRGS, da CSP-Conlutas, do Sinasefe, do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas,  da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (Assufrgs). Confira a cobertura completa do ANDES aqui.

Apresentação cultural, homenagem e vídeos

Além da mesa, as e os congressistas prestigiaram a apresentação da artista porto-alegrense Pâmela Amaro, que também é professora de teatro e sambista.

Marcos Goulart, funcionário do Sindicato Nacional e vítima da covid-19, em 2021, foi homenageado. Posteriormente, foi exibido um vídeo em homenagem às vítimas da Covid-19. Também foram exibidos vídeos das mobilizações contra a PEC 32 em Brasília (DF) e da Campanha “Defender a Educação Pública”. 

Durante a plenária, foi lançado o exemplar nº 69 da revista “Universidade e Sociedade”.