UFJF adere aos atos em defesa da democracia com cerimônia no campus no dia 11 de agosto às 10h. APES convoca para ato no mesmo dia na Praça da Estação às 17h

O dia 11 de agosto vai ser marcado em todo o país com atos e manifestações em defesa da democracia. Em Juiz de Fora, entidades, sindicatos e representações da sociedade civil realizam atividade na Praça da Estação a partir das 17h. Mas antes a UFJF realiza cerimônia simbólica dentro do campus, às 10h, na ágora, próximo ao jardim Sensorial, com leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, redigida pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), documento que já alcançou quase 800 mil assinaturas em todo país. A APES convoca a todas e todos para a participação nas duas manifestações.

A manifestação será conduzida pela vice-reitora, Girlene Alves, com a participação de entidades representativas e terá também a leitura da Carta as Universidades e Institutos Federais pela Democracia e Eleições Livres, escrita em conjunto pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 ANDES assina Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito

O ANDES-SN também assinou a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”.  Por meio da  circular 288/2022, a diretoria do Sindicato Nacional faz o chamamento às seções sindicais e a docentes filiados e filiadas que tiverem interesse em apoiar o documento. “A Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito é um chamado amplo e de unidade para que a sociedade brasileira defenda o sistema eleitoral livre e democrático, especialmente diante das ameaças do governo em provocar uma ruptura política institucional no Brasil. O golpe foi anunciado e a credibilidade das eleições colocada em xeque! O ANDES-SN assinou a carta e fez a indicação para que as suas seções sindicais também o façam”, reforça Regina Ávila, secretária-geral do Sindicato Nacional.

A adesão à “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” pode ser feita por meio do site https://www.estadodedireitosempre.com ou por e-mail para o endereço estadodedireitosempre@outlook.com, indicando nome da entidade e CNPJ.

Com informações do site do ANDES-SN e da UFJF