UFJF e IF Sudeste MG decidem exigir passaporte vacinal para volta presencial

UFJF e IF Sudeste MG decidiram na tarde de hoje, em seus respectivos Conselhos Superiores, pela exigência do passaporte vacinal para o retorno presencial das aulas.

Dentro do IF Sudeste MG, a exigência é do esquema vacinal atualizado, inclusive com a dose de reforço. Aqueles que começaram o esquema vacinal atrasado poderão frequentar as aulas, desde que cumpram os prazos a partir da primeira dose. Aqueles que não apresentarem a comprovação poderão frequentar as aulas apresentando teste negativo para covid realizado nas últimas 72 horas. No entanto, o IF Sudeste MG segue em regime de ensino remoto, tendo recuado ao Cenário 1, ou seja, sem aulas presenciais, em decisão tomada em 26 de janeiro, por conta do avanço da variante Omicron.

A UFJF também irá exigir o passaporte. A decisão foi tomada com 48 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário. Para definir de que forma isso será colocado em prática, como exigir e fiscalizar, que consequências haverá para quem não apresentar o documento, foi criada uma comissão de trabalho que apresentará uma minuta na próxima semana. 

Durante a reunião, a APES questionou a divulgação da volta presencial às aulas na UFJF para o dia 18 de abril, no que a Administração Superior explicou ter havido um mal-entendido, que a interpretação foi equivocada e que sua declaração pública apenas indicava a possibilidade do retorno.