“UFJF na praça” segue cheio de diversidade para seu último dia de evento

Em mais dois dias de evento, o UFJF na Praça continua mostrando à população a diversidade de ações e pesquisas que se desenvolvem dentro da campus e trazem retorno para a comunidade. Hoje, a ação conjunta das entidades representativas – APES, DCE e Sintufejuf – e administração superior da UFJF segue para seu último dia.

Quem visitou o espaço na Praça da Estação durante a manhã de ontem, teve a oportunidade de ver os projetos de pesquisa, ensino e extensão, como os desenvolvidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Elétrica da UFJF. Uma das ferramentas utilizadas pelos alunos é a impressora 3D, que auxilia inclusive na produção de peças para outros trabalhos, como o braço robótico e o drone. Além de tornar o curso de Engenharia Elétrica mais atrativo para quem já ingressou nele, com a amostra o grupo espera também despertar o interesse dos visitantes pelas atividades desenvolvidas através dele.

Publicações da Editora UFJF

A Editora da UFJF também marca presença nos estandes montados na estrutura do evento, apresentando suas publicações, que em sua maioria são de professores da própria UFJF. Além da oportunidade de adquirir livros com desconto, os visitantes podem também recolher gratuitamente alguns exemplares de cartilhas didáticas de temas como controle de diabetes, tabagismo, álcool e até questões educacionais. Segundo Jorge Felz, professor, diretor e presidente do Conselho Editorial da Editora da UFJF, neste ano de 2019 estão previstos para serem lançados, após seleção através de edital de 20 a 25 livros impressos e mais 30 publicações digitais que serão disponibilizadas gratuitamente no site da editora. “A gente entende que a editora é um grande canal de divulgação da produção científica da universidade”, comentou o diretor.

Já na manhã de hoje, quem visitou o evento pode conferir também o trabalho realizado no Laboratório de Estudo de Função e Estrutura de Proteínas, que fica no Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Uma de suas pesquisas é a de desenvolvimento de métodos diagnósticos mais rápidos e eficientes contra fases iniciais de parasitas que causam doenças como a esquistossomose, por exemplo, muito comum em áreas com saneamento básico precário e em populações mais carentes. Outra atividade é a formulação de cosméticos a partir de partes descartáveis de plantas, o que gera produtos mais acessíveis, assim como enxaguatório bucais e produtos anti-inflamatórios de uso pediátrico e odontológico.

Stand do Laboratório de Estudo de Função e Estrutura de Proteínas,

Ainda hoje, além dos projetos, os visitantes poderão aproveitar as apresentações da Orquestra Sinfônica Pró-Música e em seguida do grupo Ingoma, fechando o evento.