UFJF realiza projeto para ajudar a população com questões de Auxílio Emergencial

Entrando no bojo das ações realizadas pela UFJF para contribuir no combate ao coronavírus, a Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional e a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), idealizaram o projeto de extensão “Ações de orientação à população referente ao benefício assistencial emergencial”. O projeto tem como objetivo dar suporte à comunidade em relação aos procedimentos de cadastro no auxílio emergencial governamental para o período do coronavírus.

“Nós não estamos fazendo análise para ofertar o benefício, mas trabalhamos no sentido de dar uma orientação nesse processo para que as pessoas coloquem os seus dados de forma adequada, tenham acesso às informações que são necessárias, pois tem um conjunto de critérios que têm de estar muito bem acertados no momento do cadastro e informações que são da própria morosidade do sistema” afirma Marina Castro, vice-diretora da Faculdade de Serviço Social e supervisora do projeto.

Os atendimentos funcionam prioritariamente por telefone ou email, passando por uma avaliação de cada caso para se confirmar a necessidade ou não do atendimento presencial. Havendo a necessidade, o agendamento é feito e o atendimento realizado respeitando-se todas as medidas sanitárias necessárias. 

“Os agendamentos são para pessoas que têm dificuldade de acesso à internet e pra quem tem dificuldade de mexer com aplicativo. Temos visto pessoas idosas que têm dificuldade ou pessoas que têm dificuldade de interpretar o resultado da solicitação” completou Marina.

A ação envolve as faculdades de Serviço Social, Letras, Engenharia, Administração e Ciências Contábeis, contando ainda com a contribuição do Sindicato dos Bancários. Todos esses setores são responsáveis pelo atendimento remoto e presencial, o fornecimento de informações e o suporte para a regulamentação de documentações necessárias para a solicitação do auxílio.

A ação tem como objetivo contribuir para o acesso a informação por sorte da comunidade, além da diminuição das filas das agências bancárias por aqueles que buscam informação sobre o auxílio mas não têm acesso a internet. 

Os contatos podem ser feitos através dos números: (32) 2102-3561, (32) 2102-3562 e (32) 2102-3563; ou através do email: orientação auxílio emergencial.ufjf@ufjf.edu.br