Administração da UFJF anuncia volta 100% presencial sem deliberação institucional

A administração da Ufjf divulgou, em sua conta no twitter, um anúncio da volta presencial das aulas na instituição. O texto, publicado às 15h10 desta quinta-feira, 10 de fevereiro, diz: “Todas as aulas correspondentes ao 1º semestre de 2022 serão presenciais. Estamos preparando nosso retorno para 18 de abril. Ainda hoje publicaremos mais informações”.

A divulgação, que se transformou logo em manchete da Tribuna de Minas, causou surpresa à APES. Isto porque a decisão de volta presencial de todas as aulas em 18 de abril ainda não foi tomada pela instituição.  O que se debateu na reunião de ontem, do conselho superior, foram alterações no protocolo de segurança. Mudanças que tiveram voto contrário da APES, por decisão de assembleia, que entendeu que não é momento de  se relaxar nas medidas de prevenção contra a covid.

“Não tratamos da decisão de volta presencial em 18 de abril e estranhamos muito a divulgação feita pela administração. A ômicron explodiu em contaminação, passamos de mil mortes diárias no país, temos intensa ocupação de leitos nos hospitais por conta da Covid e é preciso tratar a questão com mais cuidado, responsabilidade e com respeito a democracia e a organização interna da instituição.”, disse Augusto Cerqueira da direção da APES.