Este é o Boletim Informativo dedicado à divulgar informações sobre a Consulta Pública para Reitoria da UFJF 2019l. A publicação deste boletim digital pela Comissão Organizadora da Consulta Pública é uma determinação do Inciso XIII do Art. 4º do Regimento da Consulta.

Mudança de local do Debate em Governador Valadares

Nesta segunda-feira, 16 de setembro, será realizado o segundo debate do processo de Consulta Pública para Reitoria da UFJF. Dessa vez, o evento será em Governador Valadares. Atenção para o novo local. O debate será na sala 105 do Pitágoras.

Organizado pela Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP) e previsto no Regimento, o debate é uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer e discutir as propostas da chapa “Unidos pela UFJF”,  composta por Marcus David e Girlene Alves. Além dos membros da chapa, o debate contará com a mediação de membros da COCP.

O primeiro debate aconteceu na sexta-feira, e foi transmitido pela APES e pelo Sintufejuf, e pode ser assistido AQUI.

Consulta Pública para reitoria da UFJF teve primeiro debate

O primeiro debate do processo de Consulta Pública para Reitoria da UFJF foi realizado na manhã de hoje, 13 de setembro, no anfiteatro dos Estudos Sociais da UFJF. Organizado pela Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP) e previsto no Regimento, o debate foi uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer e discutir as propostas da chapa “Unidos pela UFJF”,  composta por Marcus David e Girlene Alves. O evento foi também transmitido ao vivo pela APES e pelo Sintufejuf. Pela comissão, compuseram a mesa os representantes das entidades na comissão, Augusto Cerqueira (APES), Flávio Sereno (Sintufejuf) e Diego Oliveira (DCE).

No primeiro momento, Marcus David e Girlene Alves, que ocupam a atual administração superior, apresentaram um breve histórico da atual gestão da UFJF, desde que assumiram a reitoria em 2016. Neste sentido, Marcus David reforçou a crise política e econômica enfrentadas pelo país e pela universidade naquele momento, e avaliou que a atual gestão garantiu a segurança institucional e financeira da UFJF. Girlene Alves reforçou alguns princípios norteadores da chapa, em especial o caráter público, gratuito e laico da universidade, e a manutenção do respeito à diversidade na política de acesso e manutenção inclusivos.

No segundo momento, as três entidades que compõem a COCP fizeram perguntas à chapa. Foram apresentados questionamentos relativos ao financiamento público das instituições, à assistência estudantil, e à capacitação e jornada flexível de trabalho dos TAE. Perguntas também foram feitas pelo público presente, que questionou, entre outras coisas, sobre as propostas para melhoria da comissão de sindicância da política de cotas, sobre o corte de bolsas ocorrido na pós-graduação e sobre a necessidade de engajamento de gestores na defesa dos direitos atacados pelo atual governo.

Os representantes da chapa se responderam os questionamentos, se comprometendo com o caráter público da instituição, considerando prioridade o financiamento das bolsas estudantis e convidando a todos e todas para participarem da Consulta Pública, como forma de legitimação, por toda a comunidade universitária, da candidatura da chapa à reitoria.

Os próximos debates acontecem nos dias 16 de setembro em Governador Valadares e no dia 26 de setembro na UFJF. A consulta será realizada nos dias 8 e 9 de outubro.

 

 

Conheça o site da Consulta Pública

 

Acesse AQUI o site da Consulta Pública e acesse o calendário, regimento e outras informações do processo.

 

 

        

Não responda a esse email.

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.