...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

Informativo 2

Este Informativo Digital é o canal oficial da Comissão Eleitoral Local (CEL) da APES, por meio do qual serão divulgados os materiais de campanha das chapas que concorrem ao pleito. Após análise e aprovação pela CEL, encaminhamos a seguir os materiais enviados pelas Chapas 1 e 3.

 

CHAPA 1 - ANDES PELA BASE: OUSADIA PARA SONHAR, CORAGEM PARA LUTAR GESTÃO

A CHAPA 1 se apresenta à categoria respondendo ao chamado da conjuntura que reclama disposição, coragem e ousadia. No Brasil, a extrema direita, apesar da derrota eleitoral, segue viva com a agenda de desmontes sociais. No sindicato temos que ampliar o diálogo com a categoria, incidir sobre os processos de promoção e progressão contra as limitações burocráticas das instituições, a intensificação do trabalho docente; a defesa da carreira única nas instituições federais. E assim, assegurar os direitos da categoria, inclusive no combate ao assédio moral e sexual, bem como se comprometer com as lutas feministas, de negros/as, Lgbtqia+, contra o capacitismo; dos moradores de periferias, quilombolas, ribeirinhos e indígenas. Lutas, que passam pela revogação do “Novo Ensino Médio” e pela ampliação das cotas nas instituições. 

A Chapa 1 destaca que a efetivação destes direitos exige a revogação das contrarreformas da Previdência Social, do Ensino Médio, trabalhistas e da EC 95/2016. Agrega-se a estas, a luta pela recomposição remuneratória; estruturação das carreiras; contra o esvaziamento do ensino presencial e por liberdade de ensino; a redefinição do orçamento das instituições; pela realização de concursos e o restabelecimento da paridade entre ativos e aposentados. Com atenção especial para a luta pela Carreira Única nas instituições federais, em consonância com a luta para que docentes da carreira de EBTT tenham, na carga horária, pesquisa e extensão.

Temos também que contribuir com a articulação dos sindicatos e movimentos sociais, para enfrentar a extrema-direita. Mas, para nos empenharmos nesse esforço coletivo é necessária uma ampla mobilização interna, o que passa pela sindicalização e o trabalho de base no interior das Universidades, Institutos Federais e CEFET.

Só será possível construir um por vir amplo, se internamente estivermos fortes, autônomos e independentes. Para isso conclamamos o voto na Chapa 1.

 

CARTA PROGRAMA DA CHAPA 3 - RENOVA ANDES (RESUMIDA). TODO MUNDO NO SINDICATO.

 

UM SINDICATO QUE VOLTE A REPRESENTAR TODA A CATEGORIA

Defendemos um sindicato, dos professores e das professoras e não um “sindicato dos lutadores”, um sindicato dos “poucos, mas bons”.
Ter todo mundo no sindicato é entender que nossa categoria mudou muito nos últimos anos: ouvir as demandas dos setores que constituem a docência e dialogar para encontrar alternativas para as assembleias esvaziadas e as decisões tomadas por minorias.
Temos que nos debruçar sobre a participação de aposentadas e aposentados.

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA SERVEM PARA LUTAR, NEGOCIAR E CONQUISTAR
Reafirmar a autonomia e a independência de nosso sindicato é permitir que professoras e professores, livres de qualquer tutela, tomem as decisões sobre as lutas que resultem em conquistas.

UM PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DO ANDES-SN
- Resgatar o ANDES-SN como um sindicato;
- Fortalecer as Secretarias regionais;
- Colocar no centro i) a política salarial, de carreira, previdenciária e de condições de trabalho; ii) o financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação, em particular a questão das bolsas de pesquisa; iii) concursos para docentes; iv) a autonomia e democracia das universidades (pelo fim das intervenções); v) os desafios oriundos da pandemia, como a persistência do ensino remoto; vi) a aposentadoria da nossa carreira; viii) o projeto de Reforma Administrativa.
- Ultrapassar o atual isolacionismo de nosso Sindicato Nacional.

PILARES DE NOSSA PROPOSTA SINDICAL
Ampliação da mobilização, das filiações e da participação da categoria nas lutas em defesa da Democracia, da Educação, da Ciência e Tecnologia.

POR QUE VOTAR NA CHAPA 3 – RENOVA ANDES?
- Recomposição dos salários no plano federal e recuperar as perdas que, em certos casos, ultrapassam 40% nos planos estadual e municipal.
- Assegurar a revogação do Novo Ensino Médio.
 
UM ANDES-SN RENOVADO É UM SINDICATO QUE:
Seja desburocratizado e Caminhe ao lado das entidades que defendam a educação, a ciência e a tecnologia brasileiras.

Nos dias 10 e 11 de maio, VOTE CHAPA 3 – RENOVA ANDES!


Sigam as nossas redes:

https://renovaandes.com.br/

https://www.facebook.com/RenovaAndes

https://twitter.com/RenovaAndes

https://www.youtube.com/channel/UChMfmrqswVLYcIn3VdrEvNA

https://www.instagram.com/renovaandes/

 

 

Eleições do ANDES-SN

 

As eleições do ANDES-SN serão realizadas nos dias 10 e 11 de maio de 2023, de forma presencial. Todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis em uma sessão especial em nosso site. Clique aqui e acesse.

Atualizações serão disponibilizadas em nossas redes sociais:

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.

 


 
<