Reunião ordinária conjunta dos setores das IFES e das IEES/IMES se realiza no dia 14 de maio

O ANDES-SN convocou reunião ordinária conjunta dos setores das IFES e das IEES/IMES, para o próximo dia 14 de maio (sexta-feira), das 9h às 18h, virtualmente. Na pauta, Informes; Plano de Luta dos Setores; Encaminhamentos e Outros Assuntos.

 

 

 

Veja o relatório final do 11º CONAD Extraordinário

ANDES-SN divulga nota contra a privatização dos correios

O ANDES-SN divulgou, na quinta-feira, nota contra a privatização dos correios, empresa citada no texto como ”uma das mais eficazes e competentes empresas públicas do Brasil”. 

 Veja abaixo

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA O PL 591/2021: TIREM AS MÃOS DOS CORREIOS!

A boiada segue passando. A Câmara aprovou o regime de urgência para o PL 591/2021, que privatiza os Correios já que autoriza a exploração dos serviços postais pela iniciativa privada. 

Os Correios são um patrimônio da sociedade e, em nome da manutenção do pagamento de uma dívida pública espúria e da falsa informação de que suas contas são deficitárias, o governo e seus aliados ameaçam vender diversas estatais e a bola da vez são os Correios. 

Ainda que há anos venha sofrendo pela falta de investimento e concursos públicos, estimou-se um lucro bilionário para a empresa. O balanço preliminar divulgado entre janeiro e setembro de 2020, já somava R$ 836,5 milhões positivos. Os Correios se consolidaram como uma das mais eficazes e competentes empresas públicas do Brasil. 

Não podemos permitir o avanço desse processo de privatização. O ANDES-SN se solidariza com as trabalhadoras e os trabalhadores dos Correios e convoca a categoria a lutar contra a aprovação do PL 591/2021. Os Correios são nossos! 

Brasília(DF), 22 de abril de 2021 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

APES marcou, nas redes sociais, o 19 de abril, denunciando o genocídio dos povos indígenas

O genocídio dos povos indígenas foi retomado como um projeto no governo Bolsonaro. Vidas perdidas pela Covid-19 enterram a memória viva dessas populações. Aldeias por todo o Brasil sofrem com a falta de assistência do governo federal e seu fomento ao garimpo e ao agronegócio.
Entretanto, os povos indígenas resistem, como sempre resistiram. Neste 19 de abril, a APES reafirma esta luta, pela terra, pela floresta e, principalmente, em defesa dos seus guardiões.
Vidas indígenas importam

 

ANDES divulga nota conclamando a categoria à luta contra o PL 5595/20

 

O ANDES-SN divulgou, na sexta-feira, nota conclamando professores e professoras à luta contra o PL 5595/20. A nota afirma que, nessa conjuntura, se aprovado o PL 5595/2020, “colocaremos em circulação nas ruas, ônibus, escolas, universidades, institutos federais e CEFETs mais de 3,4 milhões de trabalhadoras e trabalhadores da Educação Básica e do Ensino Superior. Por certo, a conta dessa tragédia é pior, pois devemos somar a esses números quase 56 milhões de estudantes dos dois níveis. O PL 5595/2020 significa na prática quase 60 milhões de pessoas obrigadas a circular e a se encontrar no pior momento da pandemia da COVID-19.

É necessário lembrar que pesquisas apontam que o(a)s jovens cada vez mais são infectado(a)s, ocupando as UTIs e sendo vítimas fatais do vírus. Nesse sentido, o ANDES-SN afirma que o genocídio do governo Bolsonaro será acelerado pelo Congresso Nacional se o PL 5595/2020 for aprovado.

Exigimos destinação de mais recursos para o SUS, a ciência e a tecnologia pública, além da urgente recomposição dos orçamentos das instituições superiores de ensino, pois sem essas medidas não haverá saída para barrarmos a proliferação do vírus e o aprofundamento dessa tragédia humana. Diante de tudo isso, conclamamos a nossa categoria, através das seções sindicais, bem como as demais entidades da educação e o conjunto da classe trabalhadora para barrar essa medida pressionando o(a)s parlamentares nos estados. E é urgente dialogarmos com a categoria sobre a necessidade de construirmos a greve nacional da educação, caso avance essa proposta. Nossa prioridade é lutar pela vida”.

Clique aqui para ler a nota na íntegra

 

Em defesa da vida, APES segue em campanha contra o retorno presencial das escolas

 


Desde o dia 15 de abril, a APES iniciou a campanha “APES em defesa da vida”, para alertar a sociedade sobre os riscos de um retorno presencial das escolas neste momento.

Apesar dos recordes diários de transmissão e mortes por Covid-19 no Brasil, do colapso do sistema de saúde, do atraso na vacinação e da falta de medicamentos para tratamento de pessoas internadas, tramita na Câmara o Projeto de Lei 5595/2020. O PL obrigaria a volta das aulas presenciais sem condições sanitárias, colocando em risco trabalhadores/as da educação, estudantes e seus familiares, e toda a população. 

Na campanha digital, a APES publica diariamente cards contendo dados sobre as experiências de retorno presencial das escolas sem o controle da pandemia, levando ao aumento de infecções entre docentes, funcionários/as, jovens e crianças. A APES também produziu vídeos com docentes da UFJF (campus Juiz de Fora e Governador Valadares) e do IF Sudeste MG,  defendendo que as aulas presenciais só retornem com ampla vacinação, controle da pandemia e ampliação do orçamento da educação. 

O material pode ser acessado em nosso instagram, no facebook e pela nossa Lista de Transmissão pelo whatsapp. Acesse e compartilhe!


Assine a petição!

As entidades sindicais e estudantis da cidade, com base nos absurdos exibidos pela live patrocinada pelo vereador Mello Casal, no dia 26 de março, resolveram protocolar um ofício à Câmara Municipal solicitando providências e medidas cabíveis em função de sua lamentável participação ao lado do presidente de seu partido, sr. Roberto Jefferson. O mote do vídeo é o ataque à Prefeitura de Juiz de Fora, à Universidade Pública e a diversas outras instituições públicas da cidade.

Clique aqui e assine a petição! Chega de impunidade!

Prazo para envio de artigos para a Revista Universidade e Sociedade foi prorrogado

A comissão editorial da Revista Universidade e Sociedade prorrogou para 26 de abril o prazo para submissão de artigos para a edição nº 68. O tema desse número será “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”, para marcar as quatro décadas da entidade, celebradas em fevereiro deste ano.

Os artigos devem ser encaminhados até a data final para o e-mail andessp@andes.org.br, dentro das especificações determinadas na circular 030/2021.

Também são aceitos produções sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, e também resenhas críticas de livros.

Mais informações aqui


Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público, clique no link bit.ly/pec32camara e clique em Discordo totalmente

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Coronavírus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação da COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<