Assembleia aprova paralisação no dia 19 de maio em protesto ao PL5595 que quer forçar a volta presencial às aulas em meio à pandemia – Confira também outras deliberações

 

Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia no final da tarde de quarta-feira, dia 12 de maio, aprovaram, entre outros encaminhamentos, a paralisação do dia 19 de maio, unindo-se ao Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, como uma resposta aos ataques do governo Bolsonaro à educação, aos cortes orçamentários e ao PL 5595/20, que quer obrigar o retorno das aulas presenciais mesmo durante a pandemia.

A assembleia indicou também a formação de uma comissão de mobilização para organizar as ações deste dia.  Os docentes André Silva Martins, Lisleandra Machado, Augusto Cerqueira, Thiago Barreto Maciel e Jean Filipe Domingos Ramos, que compõem a comissão, se reuniram no dia 13 de maio, para dar início aos trabalhos.

Greve pela Vida

A assembleia aprovou também que APES e o ANDES-SN sigam no debate e na construção da Greve pela Vida, dialogando com os demais setores da educação, contra a volta presencial das aulas, em defesa da comunidade acadêmica e de toda a população. “Isso quer dizer que temos a possibilidade sim de uma greve sanitária, por tempo indeterminado, caso sejamos forçados a voltar às aulas presenciais, sem o controle da pandemia, sem vacinação de todos e todas. É um movimento de resistência e luta pela vida. Não deixaremos que se normalize o genocídio diário contra a população”, explicou Augusto Cerqueira, da Direção da APES.

Informes

Os docentes presentes à assembleia puderam contar com os informes da diretoria sobre as ações de mobilização do dia 1º de maio, levadas a cabo pelo Fórum do Servidores Públicos de Juiz de Fora e Região – Fosefe – e pelo Comitê Fora Bolsonaro de Juiz de Fora; também sobre a reunião do Setor das Federais do ANDES-SN; sobre a luta de docentes da educação básica para criar protocolos de segurança num possível retorno às aulas no futuro; sobre o novo pedido à Câmara Municipal de Juiz de Fora, feito por várias entidades, de investigação de um vereador da cidade, que em sua live cometeu uma série de ameaças a trabalhadores e trabalhadoras em conjunto com Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, e sobre a primeira reunião do Fórum Sindical e Popular da Juventude de Minas Gerais.

Houve informações também das ações da APES na questão dos cortes no orçamento, especialmente na UFJF, com reuniões com a Administração Superior, na tentativa de rever os cortes de bolsas e demissões de terceirizados; também sobre os fatos que movimentam o campus avançado de Governador Valadares e o IF Sudeste MG que também sofre com os cortes orçamentários, cortes de bolsas e terceirizados.

Professoras e professores, presentes à assembleia, puderam ouvir também a análise de conjuntura, realizada pelo professor Augusto Cerqueira.

Retorno às aulas presenciais

A assembleia discutiu também a pressão que existe atualmente no país para o retorno presencial às aulas, que se reflete dentro da UFJF com a possibilidade de discussão no Consu, nesta sexta-feira, dia 14, da liberação das atividades práticas presenciais para a área da saúde, sem se retirar do horizonte a possibilidade de uma discussão futura sobre a implantação do ensino híbrido em toda a instituição.

Sobre isso, a assembleia entendeu que a decisão, aprovada em assembleia anterior, contrária ao ensino presencial, deveria ser mantida. A assembleia reafirmou, de forma uníssona, que não existem condições para o retorno seguro de aulas presenciais na instituição, posição que deveria ser defendida pela APES no Conselho Superior da instituição.

Reunião Conjunta dos Setores do ANDES-SN se realiza nesta sexta feira
Consu caminha em direção às volta das aulas presenciais, mesmo durante a pior fase da pandemia
Dia 13 de maio teve ações anti-rascistas em todo o país
Matéria do ANDES-SN denuncia sufocamento de universidades com os cortes orçamentários do Governo Federal. Confira.

Reunião da Andifes expõe grave situação das IFE para Secretário Executivo do Ministério da Educação

Veja a Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN, referente à Análise do PL 5595/21

O ANDES-SN divulgou, nesta semana, Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN), referente à Análise do PL 5595/21, que reconhece a educação, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais e estabelece diretrizes para o retorno seguro às aulas presenciais.

Cique aqui para ler a nota

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público

 

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público, clique no link bit.ly/pec32camara e clique em Discordo totalmente

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Coronavírus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação da COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<