APES divulga resultado das eleições para Diretoria e Conselho de Representantes biênio 2022/2024

 

A Junta Eleitoral e Apuradora da APES divulga o resultado provisório das eleições para Diretoria e Conselho de Representantes do sindicato para o biênio 2022/2024, realizadas nesta quinta-feira, 22 de setembro. Conforme previsto em regimento eleitoral, o resultado final será proclamado no dia 29 de setembro, após o prazo para recurso.

Diretoria

A “Chapa 1 – APES autônoma e de luta”, candidata à Diretoria da APES, foi eleita com 170 votos. Foram registrados 2 votos nulos e 3 votos brancos, totalizando 175 votos. A Chapa eleita tem a seguinte composição:

Professora Joana Machado e Professor Leonardo Andrada, representantes da Chapa 1

 

Conselho

O Conselho de Representes eleito para o biênio 2022/2024 terá a seguinte composição:

 

Ana Maria Arreguy Mourão APOSENTADA
Custódio Gouvêia Lopes da Motta APOSENTADO
Daniela Motta de Oliveira APOSENTADA
Marina Barbosa Pinto APOSENTADA
Luiz Flávio Rainho Thomaz Ribeiro APOSENTADO
José Eduardo Ferreira da Silva APOSENTADO
Paulo Roberto de Castro Villela APOSENTADO
Wilson Guilherme Acácio APOSENTADO
Carol Martins da Rocha LETRAS
Amanda Chaves Pinheiro IF SUDESTE – JF
Carmem Silvia Martins Leite IF SUDESTE -JF
Júlio César Pereira Monerat IF SUDESTE – MURIAÉ
Tiago Fávero de Oliveira IF SUDESTE SANTOS DUMONT
Rubens Luiz Rodrigues EDUCAÇÃO
André Silva Martins EDUCAÇÃO
Anamaria Pessoa Pereira Leite ODONTOLOGIA
Eduardo Sérgio Leão de Souza COMUNICAÇÃO
Fernando José de Almeida Andrade ENGENHARIA
Luiz Antonio da Silva Peixoto ICH

Eleição

A votação se deu de forma presencial, em 16 seções eleitorais distribuídas em unidades da UFJF (campi Juiz de Fora e Governador Valadares) e no IF Sudeste MG (com urnas em Juiz de Fora, Santos Dumont e Muriaé).

Docentes aposentados votaram em seção eleitoral na sede da APES.

A apuração foi realizada na noite de quinta-feira, pelos representanes da Junta Eleitoral.

Professoras/es Marina Barbosa, Joacir Teixeira, Geruza Volpe e Rafael Nóbrega realizam apuração na sede da APES.

Mais informações em apesjf.org.br/eleicoesdaapes

Posse

A assembleia de posse está marcada para o dia 30 de setembro, sexta-feira, na sede da APES.

 

 

APES publica nova edição do Travessia


A APES publicou nesta segunda-feira, 19 de setembro, a edição 115 do Jornal TRAVESSIA. Nesta edição, confira:

  • Entrevista com o Reitor Marcus David sobre os cortes orçamentários;
  • A luta dos SPF pelo reajuste salarial;
  • Os impactos negativos da Portaria 983 para os Institutos Federais e a carreira EBTT;
  • A resistência da classe artística em prol da política pública de cultura;
  • Artigo docente "Derrotar Bolsonaro e o Bolsonarismo nas urnas e nas lutas", de autoria da professora Marina Barbosa;
  • A defesa da liberdade de ensinar e aprender.

Acesse em PDF aqui.

 

Senado deve votar nesta segunda MP que prorroga adesão ao Funpresp

 

O Senado deve votar, nesta segunda-feira, 26 de setembro, a Medida Provisória 1119/2022, que prorroga até 30 de novembro o prazo para migração de servidoras e servidores públicos federais para o regime de previdência complementar, o Funpresp, entre outras mudanças. A medida, que perde vigência em 5 de outubro, já foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 31 de agosto.

A MP 1.119 altera a natureza jurídica das fundações de previdência complementar, que passarão a ser estruturadas com personalidade jurídica de direito privado. Com isso, em vez ter que obedecer à Lei de Licitações e Contratos, passam a seguir as regras das sociedades de economia mista. Uma das consequências imediatas é o fim do limite remuneratório dos dirigentes da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Antes da medida, os salários eram limitados ao teto de ministro do Supremo Tribunal Federal (R$ 39.293,32).

Ainda de acordo com esta medida provisória, a migração do Regime de Próprio de Previdência do Serviço Público (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC) é “irrevogável e irretratável”. E a União fica dispensada de pagar contrapartida por descontos já efetuados acima dos limites do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Para quem decidir migrar para o Funpresp até 30 de novembro, a MP 1.119 considera 80% das maiores contribuições. A partir de 1º de dezembro, o cálculo passará a ser feito com base nos recolhimentos registrados em todo o período contributivo.

Diga não a Funpresp!
Desde a criação da previdência complementar para servidoras e servidores federais, o ANDES-SN se posiciona contrário ao Funpresp, orientando docentes a não aderir ao Fundo, cujas contribuições são definidas, mas os benefícios não. 

Implementado por meio da Lei nº 12.618/2012, o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal teve origem em 2013, mas decorre da reforma da Previdência de 2003, que pôs fim ao direito à aposentadoria integral e à paridade entre ativos e aposentados pelo Regime Jurídico Único (RJU). 

Com a publicação da Lei n° 13.183, ingressantes no serviço público federal a partir de 05 de novembro de 2015, com remuneração superior ao teto do INSS R$ 6.101,06, são automaticamente inscritos na Funpresp, com a alíquota inicial de contribuição de 8,5%, tendo até 90 dias para cancelar a participação neste fundo de previdência complementar.

Agora, com a MP 1119/2022 o governo federal assedia novamente as servidoras e os servidores a migrarem, irrevogavelmente, para o Funpresp.

MP 1118/22


Também está na pauta do Senado para esta segunda a MP 1118/2022, que  perde a validade na próxima terça-feira (27), e restringe até 31 de dezembro o uso de créditos tributários decorrentes de contribuições sociais, como o PIS/Pasep e Cofins a produtores e revendedores de combustíveis. 

* com informações do ANDES-SN e Agência Senado

 

14º Conad Extraordinário do ANDES-SN vai debater CSP-Conlutas

O ANDES-SN realizará, nos dias 12 e 13 de novembro, o 14º Conad Extraordinário na Universidade de Brasília (UnB). Com o tema, "CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central", este Conad extraordinário é uma resolução aprovada no 40º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido em março deste ano.

De acordo com a Circular nº 287, o cronograma do evento prevê, no dia 12 de novembro (sábado), no período da manhã a realização das plenárias de Abertura e de Instalação. À tarde, ocorrerá a Plenária do Tema I com a atualização do debate sobre Conjuntura e Movimento Docente. Depois, os e as participantes se dividiram em grupos mistos, para a discussão do Tema II: "Questões Organizativas – CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central".

Já no dia 13 (domingo), as e os docentes se dedicarão à Plenária do Tema II, que tratará da permanência ou desfiliação do ANDES-SN na CSP-Conlutas. O resultado será levado ao 41º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá em Rio Branco (AC), no início de 2023. 

Caderno de Textos
As contribuições para o caderno de textos poderão ser enviadas pelas seções sindicais, por sindicalizadas e sindicalizados até as 23h59 do dia 14 de outubro para o e-mail secretaria@andes.org.br. Não haverá anexo ao caderno de textos.


 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”.



 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<