Emancipação do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares deverá ser debatida pela comunidade do campus

 


Atendendo às reivindicações das entidades representativas de Docentes, Estudantes e Técnicos-Administrativos, o professor Ângelo Márcio Leite Denadai, diretor geral do campus Governador Valadares, se comprometeu hoje em colocar a questão da emancipação frente à UFJF para debate com a comunidade universitária.

A afirmação se deu em reunião que teve a presença de membros do Sintufejuf, DCE e APES, contando com a professora Nayara Medrado e Augusto Cerqueira como representantes docentes.

Segundo o Diretor, o tema poderá ser apreciado na próxima reunião do Conselho Gestor de GV, que poderá reativar a comissão que deverá planejar a metodologia do debate sobre o tema na UFJF.

Ângelo informou que existe um movimento de políticos da cidade para a emancipação e que participou no MEC de uma reunião com esse tema, na qual ele se limitou a informar sobre as principais questões que afetam o campus de GV. 

O diretor se comprometeu ainda em manter a transparência sobre a questão, dando sempre todos os informes.

A reunião teve também como pauta o trabalho remoto, os cortes orçamentários e a possibilidade de volta às aulas práticas presenciais no campus.

O diretor apresentou detalhadamente a situação dos imóveis próprios e dos contratos de aluguéis, demonstrando preocupação, em especial, com a situação do Rancho Miura IV, terreno em que foram iniciadas obras para construção do campus em 2014 e que se encontra praticamente abandonado; e com o antigo prédio da FAGV, que também se encontra com obras paralisadas. Adicionalmente, relatou que o espaço em que as obras avançaram (Santa Rita) deverá enfrentar dificuldades no momento da entrega, prevista para outubro, já que não há trabalhadores e trabalhadoras disponíveis hoje para execução dos serviços mais básicos. Os contratos de aluguéis também preocupam, pois devido à renegociação dos contratos, por conta da pandemia, alguns deles encontram-se paralisados. 

Quanto à situação da volta de aulas presenciais, o diretor indicou que os diferentes cursos de GV têm condições bastante heterogêneas e que mais detalhes poderiam ser obtidos com os coordenadores dos cursos e com os diretores dos institutos. 



FOSEFE realiza ações contra a Reforma Administrativa

O FOSEFE, Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região, tem realizado inúmeras ações com o intuito de promover o diálogo com a base e com a população em geral, apontando os ataques ao serviço público, contidos na PEC 32, a reforma administrativa. 
Fazem parte dessa campanha as publicações semanais no jornal Tribuna de Minas, que tiveram início em 10 de maio e que até o presente momento totalizam quatro publieditoriais, confira: Reforma administrativa: impactos negativos para a população; PEC 32/2020: reforma pode agravar crise, diz FOSEFE; Fosefe: Não à reforma administrativa; Os prejuízos da privatização dos serviços públicos.
O Fórum também participou de uma Audiência Pública, proposta pela vereadora Talia Sobral (PSOL), na Câmara Municipal de Juiz de Fora, realizada no dia 25 de maio, que tratou sobre os possíveis impactos da reforma administrativa (PEC 32) em Juiz de Fora, caso seja aprovada. Confira a plenária aqui
Outro ponto importante da campanha é a divulgação de vídeos que evidenciam os riscos e as consequências do que é proposto pela PEC 32, demonstrando que esta afetará não só o serviço público, mas também todos os cidadãos e cidadãs que se utilizam dele diariamente. Confira em: Diga não à Reforma Administrativa! Uma campanha do Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região e em Campanha do FOSEFE JF e Região contra a Reforma Administrativa - vídeo 2. Compartilhe!

APES foi às ruas no 29M

No sábado, 29 de maio, a APES esteve presente no ato que ocupou as ruas do centro de Juiz de Fora, contra a política genocida do governo Bolsonaro. A exemplo do que aconteceu por todo o país, a manifestação reuniu entidades sindicais, movimentos sociais, organizações políticas e população em geral em defesa da vida, da ampla vacinação e de auxílio emergencial digno. Também foi forte a manifestação em defesa da educação e contra os cortes orçamentários que ameaçam fechar instituições federais, interrompendo inclusive atendimentos em hospitais universitários e pesquisas e serviços de combate à pandemia.Com faixas e cartazes, a APES enfatizou também a defesa da UFJF e do IF Sudeste MG e contra a Reforma Administrativa, que ameaça acabar com o serviço público.

Assim como mostram os registros nacionais, em Juiz de Fora o ato foi realizado seguindo medidas de segurança contra a Covid-19, com manifestantes organizados em fileiras, respeitando o distanciamento, usando máscaras e utilizando álcool em gel. O ato saiu do Parque Halfeld e a passeata, organizada em três filas, seguiu pela Avenida Rio Branco, passou pela Avenida Getúlio Vargas e teve seu desfecho na Praça Antônio Carlos. 

Em todo o país

Grandes manifestações foram registradas nas principais cidades do país, com repercussão na imprensa internacional. Atos aconteceram em 180 municípios,  24 Estados e no Distrito Federal. Foi a primeira vez, desde o início da pandemia, que grandes atos nacionais foram realizados nas ruas contra o governo Bolsonaro, mostrando, assim, a necessidade da luta e da mobilização, com segurança, para dar um basta às centenas de milhares de morte que devastam a população brasileira. Segundo análises políticas, a realização dos atos em um momento que registra a queda da popularidade do presidente, traz novamente a pressão pelo impeachment de Bolsonaro e empodera a CPI da covid.

Fotos - Estela Loth

Reunião dos Setores do ANDES-SN se realiza no dia 15 de junho

O ANDES-SN convocou nova reunião conjunta dos setores das IFES e das IEES/IMES para o dia 15 de junho (terça-feira), das 9h às 18h. Professoras e professores terão como pauta: Informes Nacionais; Plano de lutas dos setores e Outros assuntos.


Confira Nota Técnica do ANDES-SN sobre  Declaração de Imunização – Vinculação da vacinação ao retorno presencial às aulas

O ANDES-SN divulgou, nesta quarta-feira, Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN sobre a Declaração de Imunização – Vinculação da vacinação ao retorno presencial às aulas.

Clique aqui para baixar

 


Confira Nota Técnica do ANDES-SN sobre a transformação dos cargos em comissão, funções de confiança e gratificações.

 O ANDES-SN enviou Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional referente à Análise da Medida Provisória nº 1.042, de 15 de abril de 2021 - transformação dos cargos em comissão, funções de confiança e gratificações.

Clique aqui para baixar


Confira Nota Técnica do ANDES-SN referente à Análise do PL nº 6764/2002

O ANDES-SN divulgou, nesta quarta-feira, Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN referente à Análise do PL nº 6764/2002

Clique aqui para baixar

 


Confira Nota Técnica do ANDES-SN referente análise da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 54, DE 20.5.21. Greve no serviço público.

O ANDES-SN divulgou Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN referente à análise da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 54, DE 20.5.21. Greve serviço no público.

Clique aqui para baixar

 

 


Atenção para o funcionamento da APES


Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público

 

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público, clique no link bit.ly/pec32camara e clique em Discordo totalmente

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Coronavírus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação da COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<