ANDES-SN lança nota sobre o resultado das eleições presidenciais de 2022

 

A diretoria do ANDES-SN publicou uma nota sobre o resultado das eleições presidenciais de 2022. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente da República do Brasil com 60.345.999 votos (50,90% dos votos válidos) neste domingo (30). Seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 58.206.354 (49,10% dos votos válidos).

Para o Sindicato Nacional, a terceira vitória do ex-metalúrgico Lula, no segundo turno das eleições, representou um passo fundamental na luta pelas liberdades democráticas no país e a derrota de uma política genocida, anticientificista, fascista e ultraneoliberal que culminou, nos últimos quatro anos, no aumento da fome, da miséria, do desemprego e da violência.

Segundo o ANDES-SN, mesmo com a derrota de Bolsonaro, é preciso seguir em estado permanente de mobilização da categoria docente e do conjunto das servidoras e dos servidores públicos contra a retirada de diretos sociais duramente conquistados pela classe trabalhadora brasileira.

Leia a nota:

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO SEGUNDO TURNO

VENCEMOS BOLSONARO NAS URNAS E SEGUIREMOS EM LUTA PARA VENCER O BOLSONARISMO NAS RUAS

Ontem, no dia 30 de outubro de 2022, foi dado um passo fundamental na luta pelas liberdades democráticas no Brasil. Com a vitória de Lula no segundo turno das eleições, derrotamos Bolsonaro nas urnas, vencemos sua política genocida, anticientificista, fascista e ultraneoliberal, que se expressaram, nestes últimos quatro anos, no aumento da fome, do desemprego e da violência. O que acompanhamos neste último período foi um governo disposto a usar a máquina pública para os interesses da burguesia e que, sustentado pela atuação dos militares, levou nosso país a uma tragédia social.

Mesmo com várias ameaças de golpe por parte de Bolsonaro e seus (suas) aliado(a)s e de tentativas de cerceamento do direito de voto por parte da Polícia Rodoviária Federal, o(a)s brasileiro(a)s demonstraram a necessidade de derrotarmos este projeto nas urnas. Foi a primeira vez na história do nosso país que um presidente não foi reeleito, o que demonstra o profundo descontentamento da maioria da população brasileira ao que representa o projeto de Bolsonaro. No entanto, é muito expressivo o apoio a Bolsonaro e sabemos que sua base política no Congresso e no Senado nos deixa em um alerta permanente de luta para derrotá-la nas ruas.

Neste contexto, é fundamental seguirmos mobilizando o(a)s trabalhadore(a)s, nossos locais de trabalho e estudo, a categoria docente e o conjunto do(a)s servidore(a)s público(a)s para os enfrentamentos que teremos ainda neste ano e no próximo período. Nossa luta tem que ser intransigente pela garantia dos direitos sociais conquistados pela classe trabalhadora, na defesa irrestrita dos serviços públicos e pela sua ampliação, pela educação pública, gratuita, socialmente referenciada nos interesses do povo trabalhador e que possa garantir a entrada e permanência dos filhos e filhas de nossa classe, bem como, por melhores condições de trabalho, ampliação e manutenção das nossas universidades, Institutos e CEFETss.

Exigiremos o compromisso de Lula e seus(suas) aliado(a)s para derrotarmos as propostas nefastas do capital para o país, como é o caso da contrarreforma administrativa, exigiremos a revogação do teto dos gastos, dentre outras pautas que são fundamentais para avançarmos em melhores condições de trabalho e de vida para o(a)s trabalhadore(a)s. Não aceitaremos as ameaças de Arthur Lira e seus aliados no avanço das contrarreformas.

Reconhecemos o processo eleitoral como um passo importante para o exercício da democracia brasileira, mas temos a convicção de que é só a luta organizada do(a)s trabalhadore(a)s que poderá garantir que nossos anseios enquanto classe possam ser atingidos. Lutamos por um mundo sem exploração e opressões e isso só se dará com o povo trabalhador organizado. É momento de fortalecermos o movimento sindical, popular e de juventude e permanecermos em mobilização pela garantia de que Lula possa assumir o governo no dia 1º de Janeiro de 2023 e que possamos seguir avançando na reorganização das nossas lutas.

VENCEMOS BOLSONARO NAS URNAS E SEGUIREMOS EM LUTA PARA VENCER O BOLSONARISMO NAS RUAS.


Brasília (DF), 31 de outubro de 2022
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Baixa aqui a nota em PDF.           


Disponível Caderno de Textos do 14º Conad Extraordinário

      

     

O ANDES-SN encaminhou às seções sindicais, na última sexta-feira, 27 de outubro, o caderno de textos do 14º Conad Extraordinário, para que seja usado como base para as discussões que serão feitas no evento. A diretoria do Andes-SN, as seções sindicais e filiadas e filiados ao Sindicato Nacional assinaram os textos.

Para este Conad foram enviados sete textos de apoio sobre conjuntura e movimento docente. E 12 textos de resolução sobre as questões organizativas que, neste caso, servirão para as e os docentes discutirem a permanência ou desfiliação da CSP-Conlutas.

O Caderno de Textos também traz o cronograma prévio e proposta de regimento para o 14º Conad Extraordinário, que serão analisados e votados na plenária de instalação do encontro.

O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília (DF), com o tema único: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.

O credenciamento para participar do 14º Conad Extraordinário é prévio e digital. As inscrições de delegadas, delegados, observadoras e observadores podem ser feitas, pelas seções sindicais, até o dia 5 de novembro. A APES aprovou em assembleia a seguinte delegação: Leonardo Andrada (delegado), Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Lucas Mendes (observadores/suplentes). 

O caderno de textos pode ser acessado aqui

 

ANDES-SN realiza seminários e festival cultural na região da tríplice fronteira

        

   

Entre os dias 6 e 9 de dezembro, o ANDES-SN realizará o “II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização do(a)s Trabalhadore(a)s”, o “I Seminário Multicampia e Fronteira” e o “I Festival de Arte e Cultura: sem fronteiras, a arte respira lucha”. Os três eventos concomitantes acontecerão nas dependências da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Também estão previstas atividades em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), que fazem fronteira com a cidade paranaense.

As atividades contarão com a presença de representantes sindicais e docentes pesquisadores e pesquisadoras de vários países, entre eles, Argentina, Uruguai, Paraguai, Cuba, Haiti, Bolívia, México, o que permitirá debates que perpassem os desafios à organização dos trabalhadores e das trabalhadoras docentes no continente latino-americano e caribenho, por exemplo, como as universidades têm enfrentado as opressões da sociabilidade capitalista e a presença, cada vez maior, de propostas de ensino remoto.

A diretora do ANDES-SN lembra também do encaminhamento aprovado no 65º Conad do ANDES-SN de avançar no debate de filiação do Sindicato Nacional a uma entidade internacional do setor da Educação. Segundo Francieli, os seminários ajudarão a ampliar o debate sobre o papel do sindicato nas lutas internacionais e também será uma excelente oportunidade para aprofundar a compreensão sobre quais são os enfrentamentos específicos das universidades que estão em territórios de fronteira.

Arte respira lucha

O I Festival de Arte do ANDES-SN também acontecerá nesse contexto de integração latino-americana. A atividade contará com artistas do Brasil, da Argentina e do Paraguai, ampliando o horizonte de conhecimento sobre a diversidade artística e seu papel fundamental nas lutas por emancipação.

Inscrições

Para as demandas de planejamento e organização dos eventos, as inscrições de representantes das seções sindicais poderão ser feitas, pela internet, até às 12h, do dia 07 de novembro (segunda-feira).

Confira aqui a programação dos eventos

 

Informe sobre 13ª mensalidade sindical

 

           

Seguindo a rotina praticada todo fim de ano, informamos às Professoras e aos Professores que no contracheque do mês de novembro, a ser pago no início de dezembro, serão descontados dois valores da MENSALIDADE SINDICAL – APESJF, um relativo ao mês de novembro e outro ao 13º salário.

Relembramos ainda que este procedimento foi deliberado e aprovado na Assembleia Geral de 17/10/2002, e tem por objetivo custear as despesas de final de ano, como 13º Salário de Funcionários, envio de delegados e rateio do Congresso do ANDES/SN, entre outras.


Acesse Ofício aqui.


Siga a APES nas redes sociais

 

           

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”.

 



        

Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.