APES realiza campanha "Cada voto importa"

Na semana que antecede o segundo turno das eleições, a APES realiza uma campanha em suas redes digitais para incentivar o voto. Na campanha, a APES sugere aos docentes que não marquem atividades de avaliação na segunda-feira, dia 31 de outubro, para permitir a maior participação de estudantes nas eleições, muitos deles residentes em outros municípios.

Confira e compartilhe.

 

 

 

III Encontro Nacional do ANDES-SN discute Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior

 

O III Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior,  organizado pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), entre os dias 21 e 23 de outubro, contou com a participação dos professores Jalon Vieira e Lucas Mendes, do IF Sudeste MG, como representantes da APES.

O encontro discutiu questões ligadas ao atual contexto educacional brasileiro, como os cortes na educação e o fundo público, o novo ensino médio, ensino médio integrado, Educação de Jovens e Adulto (EJA), residência pedagógica, BNCC, unidades de educação infantil nas universidades, militarização das escolas, distribuição de recursos para as instituições. Também foi destacada a importância de reforçar as discussões sobre a carreira única para todas e todos docentes. A reunião foi marcada por atividades de concentração e de panfletagens, em diferentes locais de Vitória.

Lucas Mendes disse que o evento se iniciou com uma concentração e panfletagem na Adufes. A panfletagem, segundo ele, “tinha o objetivo de conscientizar quem estava na rua sobre as carreiras na educação básica e sobre os cortes em ciência e tecnologia”.

Também no primeiro dia, segundo Lucas Mendes, os docentes discutiram“a carreira EBTT, a questão da importância da carreira nos colégios de aplicação. Fizemos uma análise dos dez anos da lei de cotas, pensamos na perspectiva da volta do ‘Ciência sem Fronteiras’. Discutimos a falta de insumos nas universidades federais e a importância de um fortalecimento coletivo.”

“O evento contou com a participação de Amauri Fragoso que está há muito tempo no sindicato e lembrou do encontro que aconteceu em 1987 dos professores de 1º e 2º grau, em Juiz de Fora, alertando que 80% das matrículas no Brasil estão concentradas na educação pública e que ela está sendo vítima de mau investimento, má administração e desvios de verba sem apuração. O MEC, apesar de ter o maior orçamento entre os ministérios, tem o seu orçamento diminuído a cada dia.” Lucas Mendes ressaltou que está previsto no artigo 212 da Constituição Federal a aplicação de, no mínimo, 18% da receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino, por parte da União. Mas isso foi desrespeitado no governo de Bolsonaro. 

No segundo dia, os docentes discutiram a carreira, educação básica, adoecimento, condições de trabalho e orçamento. O modelo educativo de resultado foi questionado, em prol de uma educação mais libertária. Além disso, discutiram a possibilidade de revogação da portaria 983, no que diz respeito ao “quão prejudicial é para os professores o ponto eletrônico e biométrico, no eixo da extensão e da pesquisa.” 

No final das discussões, já no último dia de encontro, o grupo “Serenata de Favela”, do Espírito Santo, formado por uma rede de crianças e adolescentes da favela, fez uma apresentação para os professores e professoras, que foi “muito emocionante”, segundo o docente.

Fotos: ANDES-SN e Lucas Mendes (APES)

APES informa sobre reajuste do Plano de Saúde APES/Unimed

 

A APES informa que a partir de novembro de 2023, o valor das mensalidades do Plano de Saúde APES/Unimed terá um reajuste de 19,8%, válido para os próximos 12 meses. O índice acompanha o reajuste anual do plano de saúde da UFJF, de acordo com decisão aprovada em assembleia da APES em outubro de 2020, na qual foi aprovada a sinistralidade compartilhada entre os planos de saúde do sindicato e da instituição.

 

Prorrogado o prazo para o envio de contribuições para a Revista Universidade e Sociedade nº 71

 

Em Circular enviada nesta quarta-feira, 26 de outubro, o ANDES-SN informa que o prazo para envio de contribuições foi PRORROGADO até o dia 7 de novembro de 2022. A Circular nº 305/22 também define as normas para submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade nº 71, cujo tema central será “As contrarreformas no Brasil: a educação pública na resistência aos ataques neoliberais”.

 

41º Congresso do ANDES-SN ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro em Rio Branco (AC)

A  diretoria do ANDES-SN convocou o 41º Congresso do Sindicato Nacional para o período de 06 a 10 de fevereiro de 2023. Instância máxima deliberativa da categoria docente, o encontro terá como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”.

O 41º Congresso será realizado na cidade de Rio Branco (AC), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac Seção Sindical). Esta será a primeira vez que a capital acreana receberá um congresso do ANDES-SN.

Caderno de Textos e Anexo
As contribuições das seções sindicais e de sindicalizadas e sindicalizados enviadas até o dia 16 de dezembro irão compor o Caderno de Textos do Congresso. Os textos que chegarem entre 17 de dezembro e 20 de janeiro, integrarão o Anexo ao Caderno. Todas as contribuições devem ser encaminhadas, exclusivamente, por e-mail para secretaria@andes.org.br.

Conforme deliberações do 64º Conad acerca dos eventos deliberativos do Sindicato Nacional, o 41º Congresso terá como pauta os seguintes temas: I – Conjuntura e Movimento Docente; II – Planos de Lutas dos Setores; III – Plano Geral de Lutas; e IV – Questões Organizativas e Financeiras.

Credenciamento
O credenciamento para o 41º Congresso do ANDES-SN, prévio e digital, já está aberto e pode ser feito até dia 16 de janeiro de 2023. Os documentos devem ser enviados exclusivamente por meio de formulário próprio, acessível no link que segue: https://forms.gle/ZkJSMFNtt4172r136

Mais informações
As informações sobre a formatação dos textos para o Caderno de Textos, quantidade de docentes por delegação, documentos necessários para credenciamento e outros detalhes constam na Circular 367/2022.
 

Leia nova edição do InformANDES – informativo do sindicato nacional

Acesse a edição Setembro/Outubro do InformANDES, publicação do Sindicato Nacional. Neste número, confira, entre outras notícias:

  • Novo contingenciamento de verbas da Educação vai inviabilizar funcionamento das Ifes
  • Entrevista: Reuni Digital é a concepção da educação superior como mercadoria, apontam pesquisadores
  • Matéria central: Para barrar Bolsonaro nas urnas e nas ruas, ANDES-SN convoca voto em Lula

INFORMANDES – SET/OUT 

Leia no ISSUU: https://mla.bs/184b77e4

Leia em PDF: https://mla.bs/d627b128

Recesso nesta sexta-feira

Em função do Dia do Servidor Público, 28 de outubro, informamos que não haverá expediente na sede da APES nesta sexta-feira, com retorno às atividades no dia 31 de outubro, segunda-feira.

Siga a APES nas redes sociais

 

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”.



 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<