Assembleia aprova ações de mobilização e defesa sanitária

            Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia, no final da tarde de quarta-feira, 23 de fevereiro, aprovaram uma série de deliberações sobre a volta presencial das aulas e a construção da greve unificada dos Servidores Públicos Federais. Também foram eleitos os delegados e observadores da APES para a participação no 40º Congresso do ANDES-SN.

            A assembleia aprovou a adesão à agenda dos Servidores Públicos Nacionais com mobilizações no dia 08 de março, marcando o Dia Internacional da Mulher, e no dia 16 de março, como dia nacional de luta. Indicou ainda que a APES procure construir comitês locais de mobilização junto com outras categorias dos SPF.

            Professores e professoras debateram a situação de volta às aulas na UFJF e no IF Sudeste MG, com destaque para a situação da volta presencial dentro do Colégio de Aplicação João XXIII, que apresenta falta de professores, afastados por questões de saúde, e aglomeração de estudantes, muitos deles sem vacina, ou apenas com a primeira dose. Neste sentido, a assembleia decidiu buscar realizar ações junto aos docentes do Colégio João XXIII para acompanhar como tem sido a experiência do retorno às aulas, por meio da participação em reunião de congregação, de segmento, entre outros; solicitar reunião com a direção do Colégio João XXIII sobre as aulas presenciais e possíveis reivindicações e preocupações de professores e professoras; lutar pelas condições necessárias que garantam a vida, a qualidade e as condições de trabalho para um possível retorno presencial responsável para o primeiro semestre acadêmico de 2022, acompanhando as condições da pandemia no momento, e construir um documento que contenha as condições sanitárias e protocolos necessários para o desenvolvimento de atividades acadêmicas nas instituições.           

            Os docentes aprovaram os nomes de Augusto Cerqueira, Nayara Medrado, Joacir Teixeira de Melo, Lisleandra Machado, Dileno Dustan, Leonardo Andrada, Marina Barbosa, Eduardo Leão, e Jalon Morais como delegados da APES no 40º Congresso do ANDES-SN, tendo o professor Marcus Vinícius Leite como observador/suplente. O 40º CONGRESSO do ANDES-SN ocorrerá na cidade de Porto Alegre/RS entre 27 de março e 01 de abril. O tema central é “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”.

Na página da APES é possível ver toda as informações sobre o 40º Congresso do ANDES-SN

 

Confira o calendário de mobilização


APES pública resultados do questionário Em Defesa da Vida: Luta e Resistência em Defesa da Educação Pública

            Em 19 de maio de 2021, iniciou-se a Jornada de Lutas em Defesa da Educação Pública e dos demais Serviços Públicos. Para ampliar o diálogo com os docentes e as docentes da UFJF e do IF Sudeste MG a respeito do tema, a comissão de mobilização da APES elaborou um questionário informativo sobre uma série de ataques à educação, como os cortes orçamentários, o PL  5595 (que reconhecia a educação presencial como serviço essencial, forçando um retorno das instituições de educação sem vacinação), a PEC32 (Contrarreforma administrativa), o ataque à vida, entre outros. O questionário foi disponibilizado no site da APES e difundido em suas redes sociais, lista de email de sindicalizados/as e lista de transmissão do sindicato. O questionário pode ser lido aqui. 
            Com a mobilização para construção da greve unificada dos servidores públicos federais e frente ao movimento de retomada de atividades acadêmicas presenciais nas instituições de ensino federais, incluindo a UFJF e IF Sudeste MG, faz-se necessário retomar essa ação realizada pela comissão de mobilização.
            As respostas à pesquisa foram registradas de forma anônima e sua aplicação teve como principal finalidade conscientizar a base e convocá-la para a mobilização em defesa da vida das comunidades acadêmicas e escolares que vivenciam pressões para um retorno presencial sem vacinação naquele momento e contra os diversos ataques do governo federal contra o serviço público de modo geral e as instituições públicas de ensino.

            RESULTADOS

            Pressão política - Municípios


            No contexto de aplicação do questionário, algumas forças políticas e econômicas em Juiz de Fora estavam pressionando o governo municipal para autorizar a volta às aulas presenciais em instituições públicas e estabelecimentos privados sem considerar o risco epidemiológico que isso representa. Diante dessas pressões, 78,8% das/os participantes mostraram-se Muito preocupadas/os; 14,6% Preocupada/o. Somente 6,6% estavam Tranquilas/os diante da situação.
            Em Governador Valadares, o governo municipal havia cedido às pressões de forças políticas e econômicas locais, autorizando a volta às aulas presenciais em março de 2021. Mas, diante do crescimento do número de pessoas infectadas, o governo teve que rever a decisão. Contudo, o governo municipal de GV autorizou novamente as aulas presenciais no início de maio. Diante desta situação de pressão e insegurança, os resultados foram semelhantes ao de Juiz de Fora: 79,6% da amostra estava Muito preocupada/o; 13,9% Preocupada/o; 5,8% Tranquila/o; e 0,7% (1 pessoa) Indiferente.


            INSTITUIÇÕES DE ENSINO
            O CONSU da UFJF havia aprovado uma resolução que autorizava atividades presenciais do “período letivo suplementar”, indicando que tal medida estaria vinculada às condições epidemiológicas e sanitárias. Diante deste fato, 46% das/docentes se mostravam Muito preocupadas/os; 37,2% Preocupadas/os; 15,3% Tranquilas/os; e 1,5% Indiferentes.
            Um estudo do Sindicato de Professores dos sistemas municipais e estadual de São Paulo (APEOSP) revelou que o número de docentes e familiares infectadas/os pelo coronavírus cresceu com a volta às aulas presenciais, sendo que algumas dessas pessoas morreram. O DIEESE revelou que o número de óbitos de trabalhadores por conta da pandemia cresceu significativamente; no magistério a taxa foi de 106,7% de mortes. Diante desses dados, 95,6% dos e das docentes se mostraram Indignadas/os.


            GOVERNO FEDERAL
            Através do Projeto de Lei nº 5.595, aprovado na Câmara, o governo Bolsonaro e a base aliada tentavam impôr a volta às aulas presenciais, independentemente das condições sanitárias, e ainda desejavam impedir legalmente a realização de greves em defesa da vida na educação. Diante dessa iniciativa, 87,5% das e dos docentes estavam Muito preocupadas/os; 6,6% Preocupadas/os. Somente 5,9% estavam Tranquilas/os.
            Em 2021, o governo Bolsonaro impôs ainda um corte de cerca de 20% do orçamento em relação ao valor de 2020, o que ameaçou inviabilizar o funcionamento das instituições. A UFJF executou cortes significativos na pesquisa, na extensão e na manutenção.             Em 2021, o CNPq iria executar somente 13% das bolsas de doutorado e pós-doutorado. Foram medidas que ameaçavam e ainda ameaçam a Universidade pública e o futuro da ciência. Além disso, o governo Bolsonaro e sua base aliada aceleraram a tramitação da PEC da contrarreforma administrativa que ameaça a existência das Universidades, dos Institutos Federais, bem como a carreira e remuneração do magistério federal. Diante dessas iniciativas, 91,1% estavam Muito preocupadas/os e 3,7% Preocupadas/os. Somente 5,2% estavam Tranquilas/os ou Indiferentes.
            O ministro Paulo Guedes, em reunião do Conselho de Saúde, defendeu o voucher-saúde para diminuir o orçamento do SUS e ainda afirmou que os estabelecimentos privados de ensino superior seriam muito eficientes e que as universidades públicas serviriam apenas para “ensinar Paulo Freire e sexo para crianças de cinco anos”, sendo ainda meros “espaços o uso deliberado de drogas”. Diante dessas afirmações, 94,8% das e dos docentes se sentiam Indignadas/os.
            Na mesma época, o ministro da educação, Milton Ribeiro, afirmou que o governo cortou recursos das universidades porque precisou escolher entre o investimento em pesquisa e o pagamento do auxílio emergencial, mas não mencionou que o governo tem um orçamento paralelo para destinar recursos para os parlamentares da base aliada, implementando uma manobra ilegal. Diante desse fato, 95,5% das e dos docentes se sentiam Indignadas/os.
            Ao atribuir uma nota para a política do governo Bolsonaro para a educação pública, 84,7% das e dos participantes atribuíram nota 0; e 8,8% atribuíram nota 1 ou 2.

            CONCLUSÃO
            As respostas indicam que a categoria se mostrou informada e preocupada com o cenário de ataques à educação e vida, conjuntura que vem se agravando. Os cortes orçamentários na educação, ciência e tecnologia são ainda mais dramáticos em 2022, a corrosão do salário pela inflação, a pandemia foi encerrada por decreto apesar de milhões de contaminados e milhares de mortes pela ômicron e a volta ampla das atividades acadêmicas presenciais nas instituições de ensino públicas se dá sem o respeito às condições sanitárias e de trabalho.
            Portanto, é preciso ampliar a mobilização em defesa da vida, das condições sanitárias e de trabalho, é preciso buscar construir a greve unificada dos servidores públicos federais. Assim, chamamos a categoria a participar das ações de mobilização que estão sendo construídas nacionalmente e localmente e a buscar contribuir com esse debate em nossas assembleias.
            Participe do 08 de março, pela vida das mulheres, Bolsonaro Nunca Mais!
            Participe do 16 de março, dia nacional de mobilização dos servidores públicos federais!

Dia 08 de março nas ruas contra a opressão e a exploração

            O movimento feminista e as entidades do movimento social estarão novamente nas ruas no dia 08 de março contra a pobreza, o desemprego, a violência e pelo Fora Bolsonaro! O ato, organizado pelo coletivo 8M, se realiza às 17h na Praça da Estação, no centro de Juiz de Fora.
            “O 8 de Março foi criado para ser marcado como um dia internacional de luta das mulheres trabalhadoras contra a opressão e exploração. Atualmente, com a crise que o Brasil vive, não nos faltam motivos para ocuparmos as ruas em mais um 8M e lutar pelas nossas vidas!
            Sofremos com os altos índices de violência doméstica, feminicídio, transfobia, desemprego, racismo e insegurança alimentar. A única saída para o caos que vivemos é a luta do povo organizado e, por isso, no dia 8 de Março as mulheres vão novamente ocupar as ruas contra a pobreza, o desemprego, a violência e pelo Fora Bolsonaro! Vamos juntas derrubar esse governo misógino e genocida”, diz o texto de divulgação nas redes sociais.
            A organização do movimento relembra também a necessidade de levar álcool em gel, o uso de máscara, de preferência a PFF2/N95, de forma adequada todo o tempo do ato.

#8M #8demarço

#8demarçonacional 

#BolsonaroNuncaMais

#feminismo

#PelaVidaDasMulheres #ForaBolsonaro 

#8MJuizDeFora #JuizdeFora


 

 


 

 

ANDES-SN publica Caderno de Textos do 40º CONGRESSO

            O ANDES publicou nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, o Caderno de Textos do 40º CONGRESSO. O encontro será realizado presencialmente entre 27 de março e 1º de abril de 2022 (domingo a sexta-feira), na cidade de Porto Alegre/RS, com o tema central “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”. 

Acesse o Caderno deTexto saqui.

APES divulga nota sobre sugestão de renúncia por membros de colegiados dos cursos técnicos no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

         A APES recebeu, na tarde do dia 23 de fevereiro de 2022, a denúncia de que a Direção de Ensino e a Coordenação de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do Campus Juiz de Fora estariam sugerindo a renúncia dos membros dos colegiados dos cursos técnicos. Através de uma mensagem foi comunicado que a direção decidiu mudar as regras para o processo de eleição de membros dos colegiados no campus, com um edital único. Para tal, seria necessário que os membros eleitos renunciassem aos seus mandatos e posteriormente, caso quisessem, poderiam novamente concorrer em novos pleitos unificados. Imediatamente a APES apurou as informações.
        Diante do fato, a APES reitera a necessidade do respeito aos ritos e às temporalidades previstas nos processos eleitorais já celebrados e realizados no Campus Juiz de Fora, sustentados por regimentos internos da instituição.
        A posse de um membro, em um colegiado de curso, celebra a árdua luta em prol da construção de processos legítimos para a configuração de autoridades institucionais, sustentadas através de eleições livres entre os seus pares, como parte fundante para a consolidação do exercício da autoridade no âmbito institucional. Para não sucumbirmos aos autoritarismos, temos o dever de defender as relações de implicação entre deliberação livre, escolha e exercício da autoridade. Ao assumir um cargo, o representante, eivado pelo poder, auferido por eleições livres, expressar-se-ia como o lugar de fala da comunidade do referido curso, reconhecido pelos docentes integrantes do mesmo.
        A sugestão da destituição de um mandato fere diretamente o fundamento democrático de legitimação do princípio de autoridade, auferido na celebração das eleições livres e suas escolhas. Soa-nos como um ato desmedido, despropositado e que fere os ritos de participação na nossa instituição.
        Desse modo, a APES solicita à Direção Geral do Campus Juiz de Fora esclarecimentos sobre essas informações.

Clique aqui e baixe o ofício enviado pela APES à Diretora Geral do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MGaqui

 

Revista Universidade e Sociedade (ANDES-SN) recebe artigos sobre retorno presencial e pandemia

            A Revista Universidade e Sociedade, publicação semestral editada pelo ANDES-SN, abriu processo de submissão de artigos para sua próxima edição. O tema central do número 70 da revista US será “Retorno presencial e pandemia: desafios do trabalho docente no contexto das transformações educacionais“. A revista propõe temas, tais como: A conjuntura política, econômica, social;  Condições seguras do retorno presencial; Precarização do trabalho docente; Orçamento para as instituições de ensino e os cortes; Ameaça do ensino remoto e híbrido e a defesa de um projeto de educação emancipatório; Desafios junto ao movimento estudantil para a defesa desse projeto; entre outros.

            Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como:  estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

            Os artigos podem ser enviados até o dia 12 de abril de 2022 para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Confira aqui as Normatizações para envio dos artigos e outras orientações.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

           A edição US70 também contemplará uma reportagem fotográfica, intitulada: “ANDES-SN e suas seções sindicais: solidariedade em meio à pandemia e tragédias ambientais”. Desde o começo da pandemia de COVID-19, o ANDES-SN adotou uma política de solidariedade às comunidades e trabalhadores(as) que foram afetadas(os) diretamente pelos efeitos da epidemia. A diretoria do ANDES-SN vem, desde 2020, destinando parte dos recursos do nosso sindicato às ações de solidariedade, e também incentivando as seções sindicais a realizarem tais ações. O ANDES-SN como um todo tem se envolvido nesta corrente de solidariedade durante a pandemia. Além disso, por conta das tragédias ambientais que atingiram no dia 25 de dezembro as cidades do sul e sudoeste da Bahia, o ANDES-SN e seções sindicais, junto com várias outras entidades, movimentos sociais, voluntários e centrais sindicais, também contribuíram para ações emergenciais no apoio e solidariedade às famílias atingidas pelas enchentes. Tivemos há poucos dias outra tragédia ambiental na cidade de Petrópolis-RJ, em que o ANDES-SN também esteve apoiando as famílias atingidas. Com isso, gostaríamos que estes registros fizessem parte do nosso ensaio fotográfico do próximo número da nossa revista, como parte dessa memória da nossa solidariedade de classe.

            Assim o ANDES-SN solicita o empenho do(a)s jornalistas das seções sindicais e todo(a)s o(a)s que puderem contribuir para que possam enviar fotos constantes do acervo das ssind. sobre essa temática.

            As fotos serão recebidas até o dia 23 de março de 2022.

            Orientações completas podem ser lidas aqui, na Circular 079/22.

 

 

ANDES-SN publica nota técnica sobre exigência de comprovante vacinal para acesso às IFES

            O ANDES-SN publicou nesta terça-feira, 22 de fevereiro, uma Nota Técnica de sua Assessoria Jurídica Nacional (AJN) quanto a  exigência de comprovante vacinal para acesso às Instituições Federais de Ensino Superior.

            A nota concluir que é “lícita a imposição da compulsoriedade da imunização contra a COVID-19, podendo os gestores das IFES exigirem o comprovante do esquema completo de vacinação para o desenvolvimento de atividades presenciais nos campi, visando à proteção dos discentes, docentes e da comunidade acadêmica como um todo.”

Acesse aqui a análise completa

APES em recesso

            Em função do recsso de carnaval, a APES informa que não haverá atividades remotas do sindicato nos dias 28/02 (segunda-feira), 01/03 (terça-feira), 02/03 (quarta-feira), com retorno às atividades no dia 03/03 (quinta-feira).

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<