...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

Assembleia aprova delegados e delegadas para o 41º Congresso do ANDES-SN


Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia geral, no início da noite do dia 05 de janeiro, aprovaram os nomes dos docentes Jalon Moraes, Lisleandra Machado, Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Fábio José Martins, Lucas Mendes e Renato Gonçalves para representar a APES no 41º Congresso do ANDES-SN, que se realiza entre 06 e 10 de fevereiro, na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre.  A delegação se completa ainda com Leonardo Andrada, da diretoria da Seção Sindical. A assembleia indicou ainda, como é de praxe, a realização de um seminário, aberto a todos e todas, para debater os temas e proposições que serão alvo de deliberação no evento. A data das discussões será divulgada em breve.

O Congresso do ANDES-SN é anual e é sua instância máxima de deliberação do sindicato nacional, onde define seu plano de lutas, posições políticas etc. Em sua 41ª edição, dois pontos se destacam: a organização das eleições para a nova diretoria, já que é durante o Congresso o prazo para inscrição de chapas, e a possibilidade de saída do sindicato nacional da CSP Conlutas, que já havia sido indicada pelo último CONAD.

“Muito importante que tenhamos conseguido a aprovação dos nomes para que a APES siga, como é de sua tradição, tendo atuação importante nos rumos que o ANDES-SN toma em sua política de defesa da educação, da democracia, de melhores condições de trabalho e de salário para professores e professoras”, disse Leonardo Andrada, da direção da APES.

Textos ainda podem ser enviados para compor o anexo do Caderno de Textos

Ainda estão abertas as possibilidades de contribuição das seções sindicais e de docentes sindicalizadas e sindicalizados para o Anexo ao Caderno de Textos do 41º Congresso do ANDES-SN. Para isso é preciso enviar o texto para o email secretaria@andes.org.br até o dia 20 de janeiro.

Conforme decisão do 64º Conad acerca dos eventos deliberativos do Sindicato Nacional, o 41º Congresso terá como pauta os seguintes temas: I – Conjuntura e Movimento Docente; II – Planos de Lutas dos Setores; III – Plano Geral de Lutas; e IV – Questões Organizativas e Financeiras. Os textos devem seguir as orientações de formatação que constam na Circular 367/2022.

Credenciamento
O credenciamento para o 41º Congresso do ANDES-SN, prévio e digital, já está aberto e pode ser feito até dia 16 de janeiro de 2023. Os documentos devem ser enviados exclusivamente por meio de formulário próprio, acessível no link que segue: https://forms.gle/ZkJSMFNtt4172r136

Arte e Cultura
Para fomentar mostras artísticas e culturais da base do ANDES-SN na programação oficial do 41º Congresso, a diretoria do Sindicato Nacional convidou as seções sindicais, a partir de seus sindicalizados e suas sindicalizadas, a participarem com apresentações musicais acústicas, estilo “voz e violão”, declamação de poemas, interpretações cênicas, performance corporal, dança, exposições fotográficas, entre outros.

A mostra deve ser ao vivo e a temática da manifestação deve dialogar com as lutas cotidianas da categoria docente. Para organizar a estrutura necessária e a programação, a comissão organizadora solicita que as propostas de intervenção artística e cultural sejam encaminhadas até o dia 13 de janeiro para a Secretaria Nacional através do e-mail secretaria@andes.org.br.

Mais informações
As informações sobre quantidade de docentes por delegação, documentos necessários para credenciamento e outros detalhes também constam na Circular 367/2022.

Circulares sobre o 41º Congresso

Circular nº 432/2022 – Informa o local do 41º CONGRESSO DO ANDES-SN e as opções de hospedagem.

Circular nº 429/2022 – Encaminha a arte do cartaz do 41º CONGRESSO do ANDES-SN.

Circular nº 424/2022 – Informa o número máximo de delegado(a)s ao 41º CONGRESSO do ANDES-SN que cabe a cada Seção Sindical

Circular nº 419/2022 – Informa e orienta sobre mostras artísticas e culturais da base do ANDES-SN durante o 41º CONGRESSO do ANDES-SN

Circular nº 410/2022 – Informa a Comissão Organizadora do 41º CONGRESSO do ANDES-SN.

Circular nº 368/2022 – Encaminha o passo a passo para o credenciamento prévio ao 41º CONGRESSO DO ANDES-SN, que deverá ser realizado por meio de formulário digital.

Circular nº 367/2021 – Convoca o 41º CONGRESSO do Sindicato Nacional, no período de 06 a 10 de fevereiro de 2023 (segunda a sexta-feira), a realizar-se na cidade de Rio Branco (AC).

 

 

 

 


ANDES-SN comparece à posse do ministro da educação e encaminha documento solicitando reunião

O ANDES-SN esteve presente, ao lado de movimentos sociais e estudantis, da posse do novo Ministro da Educação, o senador eleito Camilo Santana (PT), que assumiu o cargo na segunda-feira dia 02 de janeiro. A cerimônia se deu no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). No mesmo dia, o Sindicato Nacional protocolou uma solicitação de audiência com o novo ministro para tratar das pautas da categoria docente. “Em particular, ressaltamos a pauta das intervenções. Nós exigimos que essa vitória da democracia se expresse também nas universidades e institutos federais respeitando os processos internos de escolha de reitores e reitoras. Essa é uma pauta muito cara para nós: a defesa da nossa autonomia em todas as suas dimensões”, lembrou a presidenta do Sindicato Nacional.

No documento, o ANDES-SN ressalta pontos importantes de sua atuação em defesa da educação pública: 1. manutenção e ampliação do ensino público e gratuito; 2. autonomia e funcionamento democrático da universidade e demais instituições de ensino superior, com base em colegiados e cargos de direção eletivos; 3. estabelecimento de um padrão de qualidade para o ensino superior que estimule a pesquisa e a criação intelectual críticas nas universidades; 4. dotação de recursos públicos orçamentários suficientes para o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades públicas e demais instituições; 5. criação de condições para adequação das IES à realidade brasileira; 6. garantia 4 do direito à liberdade de pensamento nas contratações e nomeações para as IES, bem como no exercício das funções e atividades acadêmicas. 

“Após o fim de um governo declaradamente inimigo da educação, o ANDES-SN se apressa corretamente em buscar estabelecer um diálogo com o Ministério da Educação no sentido de buscar soluções para questões importantes como o respeito à democracia dentro das Instituições, as questões do orçamento,  salários e condições de trabalho”, disse Leonardo Andrada, da direção da APES.  Confira aqui a carta encaminhada ao MEC.

“Nos últimos quatro anos a Educação foi uma das áreas mais atingidas pelo governo anterior, por diversos motivos. E isso coloca para nós uma expectativa muito grande de reconstrução da educação pública do nosso país, o que requer respeito à autonomia e mais orçamento público, além do compromisso de resgatar a educação pública como um direito do povo brasileiro. Por isso, nós estivemos presentes na solenidade de posse do novo ministro da Educação, Camilo Santana”, explica Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.

Em seu discurso, o novo ministro, que também é ex-governador do Ceará, colocou como “prioridade absoluta” a alfabetização na idade certa de crianças do ensino básico. “Vamos imediatamente garantir a qualidade da merenda escolar nas escolas públicas brasileiras. Essa é uma determinação do presidente Lula. E já pedi um levantamento de todas as obras que estão paralisadas, sejam creches, escolas, universidades, campi. Para garantir a retomada imediata dessas obras tão importantes para os jovens e as crianças desse país. Vamos resgatar também a credibilidade do Enem”, disse. 

Em relação ao ensino superior, o novo ministro disse que, no caso das universidades, houve o sucateamento dos centros de pesquisa “com visão equivocada, distorcida e de viés ideológico”. Ele concluiu seu discurso com uma frase do educador Paulo Freire – nome bastante criticado durante a gestão Bolsonaro (PL). “Ninguém liberta ninguém. Ninguém se liberta sozinho. Os homens se libertam em comunhão”, citou Santana.

 

ANDES-SN divulga nota reivindicando reajuste salarial Servidores(as) Públicos(as) Federais

O ANDES-SN divulgou nota em defesa do reajuste salarial para servidoras e servidores públicos, ressaltando as perdas salariais acumuladas  pela  inflação dos 4 anos do governo Bolsonaro que somam 27% 

Acompanhe

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN POR REAJUSTE PARA TODO(A)S O(A)S SERVIDORE(A)S PÚBLICO(A)S E PELA DEFESA IRRESTRITA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

No apagar das luzes de 2022, o Congresso Nacional aprova aumento salarial para presidente, vice-presidente, ministro(a)s e parlamentares, ao mesmo tempo em que não há qualquer sinalização de reposição salarial para o(a)s servidore(a)s público(a)s que acumularam perdas salariais de mais 30%, nesses últimos anos.

Como se não bastasse um ano marcado pelo aprofundamento das mazelas na vida da classe trabalhadora, de ataques permanentes aos serviços públicos, dos cortes orçamentários nas IES, ainda em um ano atravessado pelo Orçamento Secreto, que destinou recursos públicos para as eleições sem que a população brasileira pudesse ter qualquer transparência sobre este recurso, ontem (20), o Congresso aprovou um reajuste que será de 37,32% a 50%, dependendo do cargo para o alto escalão do governo.

Temos feito uma luta incansável nestes últimos anos reivindicando o reajuste salarial do(a)s servidore(a)s público(a)s de forma isonômica, conjuntamente com demais entidades que integram o Fonasefe e o Fonacate. Para isso, construímos unidade em torno de um índice de 27%, em 2022. No entanto, o governo não demonstrou nenhuma possibilidade de negociação com o(a)s servidore(a)s que amargam com o avanço da destruição dos serviços públicos e com a precarização do nosso trabalho. Como disse o atual ministro da Economia Paulo Guedes, a intenção sempre foi largar ‘uma granada no bolso do servidor’.

Na continuidade desse processo de luta o Fonasefe avançou em apresentar para o(a)s parlamentares (liderança da minoria) e, em especial, para o

Gabinete de Transição de governo, quatro reivindicações imediatas: 1) Reajuste emergencial linear com o índice da inflação acumulada nos 4 anos do governo Bolsonaro de 27% (2018 a 2022); 2) Arquivamento da PEC 32; 3) Revogação da Emenda Constitucional nº 103/209; 4) Revogação da Emenda Constitucional 95/2016.

O descaso com os recursos públicos destinados exclusivamente a interesses de poucos é uma afronta a todo(a)s o(a)s trabalhadore(a)s do serviço público e à população brasileira. O ANDES-SN reafirma a luta pela reposição salarial do(a)s servidore(a)s, como uma pauta central para melhores condições de trabalho e de vida dos (as) trabalhadores (as) do setor público.

Mais do que isso, reafirmamos que a reposição salarial do(a)s servidore(a)s público(a)s, em especial, aquele(a)s que estão na linha de frente do atendimento à população impacta na qualidade da oferta dos serviços para a parcela do povo trabalhador mais pobre que depende da educação pública, da saúde pública, da assistência social, dentre outros direitos sociais conquistados historicamente pela classe trabalhadora.

Seguiremos em luta pela dignidade dos nossos salários, dos serviços públicos e por recursos públicos destinados aos interesses da classe trabalhadora.

Brasília (DF), 21 de dezembro de 2022

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<