“Ocupa Brasília” - Docentes da APES participam de ato na capital federal

          

 

              Nesta terça-feira, dia 14 de junho, docentes de universidades, institutos federais e cefets de todo o país se dirigiram à capital federal para participar do ato nacional “Ocupa Brasília”. Pela APES, estiveram presentes os/as diretores/as Leonardo Andrada e Nayara Medrado, e os/as docentes da base da entidade Dileno Dustan, Fabio de Lima, Jalon de Morais, Lisleandra Machado, Lucas Ferreira e Raquel Portes. A caravana da APES se somou ao ANDES e demais seções sindicais para compor um grande dia de mobilização com as demais categorias do serviço público federal, trabalhadoras e trabalhadores de empresas estatais, estudantes e representantes de movimentos sociais e populares. 
              O protesto reuniu cerca de 5 mil pessoas, contra os cortes na Educação, contra a privatização das estatais e em defesa dos serviços públicos. Além da pauta do Ocupa Brasília, servidores e servidoras da Funai, que estão em greve pela exoneração do presidente do órgão, Marcelo Xavier, se juntaram ao ato com cartazes e faixas cobrando justiça pelo servidor da Funai Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, defensores dos povos indígenas isolados e desaparecidos no Vale do Javari desde o dia 5 de junho.
              De acordo com o diretor da APES, Leonardo Andrada, o ato foi bastante movimentado. “Nós estivemos lá com membros da diretoria e da base. Ajudamos na construção da organização, na montagem da estrutura, na recepção  dos que chegavam de outros estados, na distribuição de tickets para garantir o almoço para várias caravanas. Depois fizemos uma concentração em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados. Alguns dos nossos companheiros entraram no auditório Nereu Ramos para acompanhar uma audiência pública sobre os retrocessos sociais, econômicos e ambientais. O presidente em exercício do ANDES-SN, Professor Milton Pinheiro, fez uma fala e fizemos uma grande caminhada, com 4 a 5 mil manifestantes, com membros do ANDES-SN, Sinasefe, Fasubra, Fenet,  UNE e a UBES, pela Esplanada dos Ministérios e finalmente encerramos na praça da Cidadania, por volta das 19h30, após um grande ato cultural com a apresentação dos Tambores do Amanhã, um grupo de Maracatu, e do Rapper Gog”. 
               Segundo a diretora da APES, professora Nayara Medrado, “o Ocupa Brasília reuniu dezenas de caravanas vindas de diversas partes do Brasil, muitas delas enfrentando viagens de mais de 20 horas de duração. A APES esteve presente, cumprindo seu papel na denúncia do desmonte da educação pública e das condições de trabalho docente. Volto com esperanças ainda mais firmes na potência da luta coletiva de trabalhadores, estudantes e movimentos organizados na defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”.

              Atividades 

              A concentração do ato aconteceu em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Diversas representações de movimentos estudantis e sindicais fizeram uso da palavra na concentração, enquanto, dentro do Congresso Nacional, ocorria uma audiência pública com o tema “Retrocessos Econômicos, Sociais e Ambientais do Governo Federal”. Milton Pinheiro, presidente em exercício ANDES-SN, representou a entidade na audiência. Assista aqui a audiência.

              MEC

              Na sequência, os participantes do ato seguiram para o Ministério da Educação (MEC). Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os e as manifestantes cobraram uma resposta à Pauta Unificada da Educação Federal protocolada no MEC e o agendamento urgente de reunião com as entidades.
              A Carta é assinada por ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, Fenet e UNE e, no documento, as entidades solicitam ainda uma audiência com o Ministro da Educação,Victor Godoy. Entre os primeiros itens da pauta, estão o reajuste salarial de servidores federais, a revogação da EC 95, a recomposição orçamentária da Educação, Ciência e Tecnologia, Hospitais Universitários e políticas de assistência estudantil, com imediata suspensão dos bloqueios e contingenciamentos, e a apuração das denúncias no MEC.
              A pauta também contempla pontos relacionados à carreira, condições de trabalho, previdência social e políticas afirmativas na educação. Confira a Pauta completa aqui.

 


 

ANDES, APES e demais seções sindicais se juntam às demais categorias de servidores públicos para manifestar em Brasília.

        

Confira principais deliberações da Reunião do Setor das Federais

          

              Em Circular enviada no dia 13 de junho, o ANDES-SN apresentou as principais deliberações da reunião do setor das IFES, realizada no dia 11 de junho de 2022, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). Confira os encaminhamentos e orientações:

              20 a 24/06

              Realização de rodada de assembleias para deliberar sobre a seguinte pauta:

1) Indicativo de deflagração de greve, no dia 27/06;

2) Ocupa as universidades, institutos federais e CEFETs, entre os dias 27 e 29/06;

3) Semana de Lutas em Brasília (DF), de 04 a 07/07, contra os cortes orçamentários, as privatizações e em defesa da educação pública.

              25/06

              Reunião do Setor das IFES para avaliação da rodada de assembleias (será encaminhada uma circular específica).

               27 a 29/06

              Ocupa universidades, institutos e CEFETs, com atividades locais de mobilização da categoria e amplo diálogo com a comunidade universitária (rodas de conversa, assembleias, aulas públicas, panfletagem, atividades artístico-culturais, dentre outras).

               04 a 07/07

              Semana de luta em Brasília (DF) – Contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e por uma LDO que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s SPFs.

              05/07

              Dia Nacional de luta contra a privatização e em defesa das estatais.

Demais encaminhamentos:

              - Que as seções sindicais do ANDES-SN manifestem o apoio ao IFRS e à UFPA, que estão em greve;

              - Organizar plenárias regionais entre as seções sindicais, no sentido de mobilizar para construção da agenda de luta e greve;

              - Produzir outdoors em defesa da educação e dos serviços públicos em todos os estados, além de materiais diversos para intensificar essa luta;

              - Construir a greve da educação com a FASUBRA e o SINASEFE.

     

Plantio Solidário do MST pretende distribuir toneladas de alimentos para famílias em vulberabilidade

7° mutirão do plantio solidário do MST. Foto: Gustavo Epprecht

              O projeto "Plantio Solidário", ação do MST da Zona da Mata mineira, realizou no sábado, 11 de junho, seu sétimo mutirão e contou com cerca de 50 pessoas. O projeto conta com a contribuição da APES e de outras entidades e parceiros ligados à causa socioambiental. O objetivo é plantar, colher e distribuir 5.5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade da região. Além disso, o plantio solidário do Assentamento Dênis Gonçalves pretende incorporar essas famílias no ciclo do alimento, do campo à mesa. 

              Para tanto, o projeto propõe mutirões de plantio, manejo, colheita e distribuição, onde todos e todas participam das etapas de produção, se conectando com o alimento saudável, com a natureza e vivenciando a agroecologia em suas diversas esferas.

              Segundo Michelle Capuchinho, da coordenação regional MST/ZM, "o Plantio solidário está acontecendo em diversas regiões de Minas Gerais, estamos organizando na região do Norte de Minas, Mucuri e região metropolitana também, locais que temos áreas de acampamento e assentamento do MST. Aqui na Zona da Mata mineira, o processo está organizado no assentamento Dênis Gonçalves, que tem seu território em 4 cidades ( Coronel Pacheco, Chácara, Goianá e São João Nepomuceno), os locais que temos atividades de mutirão todos os sábados são nas áreas da sede, em nosso viveiro, entrada por Goianá e na Serra, junto ao espaço da escola e barracão do coletivo das cestas agroecológicas, entrada por Chácara". Segundo Michelle, participam dos mutirões as famílias que vão receber alimentos.

              Para dar continuidade ao projeto, o MST recebe doações financeiras de qualquer quantia. As doações podem ser feitas por:

Depósito Bancário:

Banco do Brasil

Agência 0740-4

Conta Poupança: 21531-7

Variação 96 

ou

PIX

Chave: email

plantiosolidariozm@gmail.com

Luana de Oliveira Silva - coordenação regional do MST

 

 

           

Sindicalizados da APES que tenham plano Coparticipativo receberão nova carteirinha do plano de Saúde APES/UNIMED

          

         Por conta de uma demanda da APES, a UNIMED vai proceder a troca das carteirinhas de todos os segurados do Plano de Saúde do sindicato que possuem o plano Coparticipativo. Ocorre que esta modalidade do plano tem abrangência nacional, no entanto, as carteirinhas vieram com grupo de municípios. A APES reclamou, visando proteger professoras e professores que moram fora de Juiz de Fora. Assim, as novas carteirinhas serão entregues nos endereços dos associados que moram em Juiz de Fora e chegarão pelo correio para aqueles que moram fora da cidade.

Recesso na APES

          

         Por conta do feriado e e recesso de Corpus Cristi, a APES informa que retorna às atividades on line na segunda-feira, dia 20 de junho.

Sede da APES passa por reforma

             A sede da APES localizada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora está passando por obras. Os trabalhos foram iniciados no dia 4 de abril, com o objetivo de promover uma adequação do ambiente, no que se refere ao atual contexto da pandemia de COVID-19, para que, assim, possa haver o retorno ao trabalho e o atendimento presencial seguros. 

           A obra faz parte da continuidade da luta pelo retorno presencial com as devidas condições de segurança sanitária, proporcionando efetivas condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da APES e para o atendimento seguro aos docentes.

ATENDIMENTO REMOTO

Disponibilizamos a seguir os seguintes canais para o atendimento remoto, por cada setor:

Fale Conosco

Email: faleconosco@apesjf.org.br

Secretaria

Denise Magalhães: (32) 991092284 – denise@apesjf.org.br

Plano de Saúde

Elizabeth Cunha: (32) 984109828 – beth@apesjf.org.br

Tesouraria

Ronaldo Nascimento: (32)991605284 – ronaldo@apesjf.org.br

Jornalismo – apesjf@gmail.com

Daniel Goulart : (32) 99160 9007

Isabella Mendes:  (32) 99158 6940

Assessoria Jurídica:

Leonardo de Castro : (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 - leocastroadv@hotmail.com

 

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<