APES realiza campanha no início do semestre letivo

              A APES divulgou, esta semana, uma campanha de boas-vindas e de conscientização para o início do semestre letivo na UFJF e no IF Sudeste MG, reafirmando o posicionamento da entidade diante do retorno presencial e convocando a categoria para a filiação e participação nas mobilizações do sindicato. Com o slogan “A vida resiste, a luta persiste: APES em defesa da educação como direito social”, foram confeccionados panfletos, murais, banners, faixas, cartazes e adesivos, denunciando as perdas salariais e cortes orçamentários; defendendo os cuidados com o retorno presencial e abrindo canais do sindicato para contato.

Semana de lutas entre 25 e 29 de abril movimenta todo o país em defesa da educação pública e pela reposição salarial

              A semana entre os dias 25 a 29 de abril deverá ser movimentada para professores e professoras das Instituições Federais de Ensino. A agenda de lutas aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN, e incorporada pelo Fonasefe,  define o período para a realização da Semana de Luta do Setor das IFES “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”. No âmbito do FONASEFE a proposta foi aprovada com o seguinte encaminhamento:
              “Realizar uma SEMANA DE LUTAS, de 25/04 a 29/04 em todo Brasil com ato centralizado em Brasília, com ato-show político cultural e paralisação geral dos SPF dia 28 de abril, exigindo que sejamos recebido(a)s pelo governo e que nossas reivindicações sejam atendidas. Durante a semana de lutas, marcar uma reunião com a Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços e Servidores Públicos, com indicação de data para o dia 26/04”.

              Em Juiz de Fora
              Em Juiz de Fora, a APES movimenta a UFJF e o IF Sudeste MG com chamados à filiação e à mobilização. Com o slogan “A vida resiste, a luta persiste: APES em defesa da educação como direito social”, foram confeccionados panfletos, murais, banners, faixas, cartazes e adesivos, denunciando as perdas salariais e cortes orçamentários; defendendo os cuidados com o retorno presencial e abrindo canais do sindicato para contato.


              Mobilização
              Já no dia 28 de abril, dia de mobilização, o ANDES-SN convoca professores e professoras para o ato nacional que se realiza em Brasília em conjunto com o(a)s demais Servidore(a)s Público(a)s Federais e que culminará também em um ato político-cultural.

 

APES participa da reunião dos Setores do ANDES-SN no final de semana

Na sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de abril, a APES, representada pelo professor Leonardo de Andrada, participa da Reunião unificada dos Setores do ANDES-SN, que se realiza no formato presencial, em Brasília. Em pauta: Informes Nacionais;  Greve Nacional do(a)s SPF;  Encontro das Universidades sob Intervenção, e Encaminhamentos.

Pesquisa mostra alta contaminação de crianças e adolescentes em Juiz de Fora e risco de nova onda de Covid-19 diante da desobrigação do uso de máscaras

Em nota técnica, um grupo de pesquisadores de diversas instituições públicas de pesquisa alertam para a contaminação extensa de menores de 18 anos por Covid-19 e para o risco de nova onda diante da desobrigação do uso de máscaras. A produção da nota é uma ação da Frente de Defesa da Educação com apoio da APES, vem sendo desenvolvida desde dezembro de 2021 e tem como objetivo instrumentalizar as entidades para a cobrança de políticas públicas educacionais que defendam a vida e a saúde de docentes, estudantes e demais trabalhadores da educação.

A nova pesquisa indica que, com as atuais taxas de vacinação em Juiz de Fora, a chegada da variante Ômicron BA.2 na cidade deve causar uma quarta onda de Covid-19, atingindo em média 5 novos óbitos diários no seu pico, com possibilidade de até 10 óbitos por dia. Os dados recentes demonstram contaminação acentuada entre menores de 18 anos, população com menor índice de vacinação. Segundo o estudo, a não obrigatoriedade do uso de máscaras somada ao retorno escolar produziu mais de 13 mil infectados com menos de 18 anos, em consonância com o aumento expressivo dos casos de síndromes respiratórias agudas graves nesta população. O estudo projeta mais 20 mil infecções neste grupo populacional até 5 de maio. 

Os dados da pesquisa demonstram que a decisão de tornar facultativo o uso de máscaras agravou a transmissão comunitária na cidade e amplia as chances de um aumento repentino de casos. Demonstram ainda uma contaminação acentuada em crianças e adolescentes, que deve continuar aumentando e que pode comprometer o desenvolvimento sadio de toda uma geração. 

Juiz de Fora diminuiu sua taxa de vacinação e vem diminuindo o número de testes de Covid-19. Estima-se que a cidade só atingirá a imunidade coletiva através da vacinação em Julho de 2022 – na ausência de surgimento de novas variantes.

Neste sentido, o grupo aponta a necessidade de revogar da determinação que desobriga o uso de máscaras; aprimorar protocolos de biossegurança em escolas e universidades; implementar um programa abrangente de testagem em Juiz de Fora e monitorar a dinâmica pandêmica. 

Nesse contexto, é importante ressaltar que a APES vem cumprindo seu papel frente à pandemia, monitorando os dados, alertando a comunidade acadêmica e denunciando o grande equívoco no relaxamento precoce das medidas sanitárias, especialmente com o retorno presencial. Assim, a APES continua sua defesa da vida em primeiro lugar, por um retorno presencial seguro e com condições sanitárias adequadas na UFJF, IF Sudeste MG e demais instituições de ensino.

Leia a nota completa aqui

 

Sede da APES passa por reforma

             A sede da APES localizada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora está passando por obras. Os trabalhos foram iniciados no dia 4 de abril, com o objetivo de promover uma adequação do ambiente, no que se refere ao atual contexto da pandemia de COVID-19, para que, assim, possa haver o retorno ao trabalho e o atendimento presencial seguros. 

A obra faz parte da continuidade da luta pelo retorno presencial com as devidas condições de segurança sanitária, proporcionando efetivas condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da APES e para o atendimento seguro aos docentes.

ATENDIMENTO REMOTO

Disponibilizamos a seguir os seguintes canais para o atendimento remoto, por cada setor:

Fale Conosco

Email: faleconosco@apesjf.org.br

Secretaria

Denise Magalhães: (32) 991092284 – denise@apesjf.org.br

Plano de Saúde

Elizabeth Cunha: (32) 984109828 – beth@apesjf.org.br

Tesouraria

Ronaldo Nascimento: (32)991605284 – ronaldo@apesjf.org.br

Jornalismo – apesjf@gmail.com

Daniel Goulart : (32) 99160 9007

Isabella Mendes:  (32) 99158 6940

Assessoria Jurídica:

Leonardo de Castro : (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 - leocastroadv@hotmail.com

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<