O sete de setembro será marcado em Juiz de Fora e em todo o país pelo #ForaBolsonaro

Neste 7 de setembro, a Apes convoca a categoria a participar do Grito dos Excluídos em Juiz de Fora, seguindo as recomendações de segurança (uso de máscara, álcool em gel e distanciamento). Em defesa da vida. #ForaBolsonaro

Em todo o país, a Campanha Nacional Fora Bolsonaro deverá ocupar as ruas pedindo a saída do Presidente da República diante dos casos de corrupção na compra de vacinas, das ações governamentais que levaram à tragédia sanitária, com quase 600 mil mortos, e dos ataques constantes ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas, além das privatizações e da destruição do serviço público.

ANDES publica nota de solidariedade ao professor da UFBA Carlos Zacarias

 A diretoria do ANDES-SN presta sua mais irrestrita solidariedade ao professor de História da UFBA, Carlos Zacarias Figueroa de Sena Jr. O professor Zacarias, renomado pesquisador da história da ditadura empresarial-militar, tem sido alvo de ataques de grupos de extrema direita desde 2017, quando assumiu a coordenação de cursos livres sobre o fascismo, na esteira dos ataques de grupos bolsonaristas contra as universidades.

No último dia 20/08/2021, recebeu uma notificação extrajudicial por uma postagem feita em julho nas redes sociais, questionando a indicação de vídeos da produtora bolsonarista “Brasil Paralelo” pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, como parte de material paradidático ao ensino de História na educação básica. Após o questionamento do professor, a SEC-BA retirou a indicação do material da produtora.

Esta produtora está sendo investigada na ação movida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes no caso das fake news e atos fascistas, e também da CPI do Senado.

“O livre exercício do pensamento e a liberdade de cátedra são preceitos fundamentais de um Estado Democrático de Direito, sendo garantidas ainda a liberdade de cátedra na execução das atividades-fim das universidades. Dessa forma, o direito à memória é um bem inalienável, pois somente o conhecimento histórico pode conduzir a sociedade ao exercício pleno de democracia e cidadania com a inclusão social daqueles/daquelas que foram deixado(a)s à margem na colonialidade”, afirma a nota do ANDES-SN.

Leia a nota na íntegra aqui

 

ANDES-SN repudia fala capacitista do Ministro da Educação

A Diretoria do ANDES-SN publicou nesta quarta, 25 de agosto, uma Nota de Repúdio à fala capacitista do Ministro da Educação Milton Ribeiro, proferida em entrevista à TV Brasil no dia 9 de agosto. Na ocasião, referindo-se a problemática da inclusão no país, o ministro afirmou que “as crianças com deficiência atrapalham o aprendizado dos outros porque a professora não tem equipe”. Como afirma a nota do ANDES, este posicionamento foi capacitista, segregacionista e não condizente ao cargo ocupado.

“Ao afirmar que pessoas com deficiência atrapalham os outros, o ministro reforça a lógica preconceituosa de normatização, que foi e ainda é responsável pela exclusão do convívio social e do acesso a direitos fundamentais a estas pessoas. Sendo, assim, um olhar capacitista, no sentido de não considerar as pessoas com deficiência sujeito(a)s dotado(a)s de toda a multiplicidade subjetividade, potencialidades, e dificuldades, inerentes à pessoa humana, cabendo assim o tutoramento, a vigilância, e a segregação”, reforça a nota.

A Diretoria do ANDES afirma ainda que a fala do ministro representa a falta de responsabilização, por parte do governo federal, dos problemas educacionais. Enfatiza também que os desafios encontrados por docentes podem ser superados com investimento em educação. E lembra o artigo 28 da Lei Brasileira de Inclusão, que “visa assegurar e promover, em condições de equidade, direitos e liberdades das pessoas com deficiência, com objetivo de inclusão social e cidadania”.

Acesse a nota na íntegra aqui

 

ANDES-SN publica análise jurídica e nota de repúdio contra normativa do corte de ponto no serviço público federal

O ANDES-SN publicou um nota de repúdio à Instrução Normativa 54/21 editada pelo governo federal. A medida estabelece o corte de ponto do(a)s trabalhadore(a)s público(a)s em virtude de qualquer paralisação motivada no escopo do direito de greve. A Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN elaborou uma Nota Técnica sobre a normativa, que pode ser lida aqui.

“Com esse arcabouço policialesco, a Instrução Normativa nº 54/21 procura uma forma política de se opor aos movimentos que têm como eixo fundamental a defesa do serviço público e daquele(a)s que prestam, em condições de profunda precarização, as mais diversas formas de atendimento básico e cidadão ao conjunto do povo brasileiro”, afirma a Nota de Repúdio da Diretoria Nacional. O ANDES-SN também reforça que a instrução ataca professores e professoras, atropela a autonomia universitária, contribui para o processo de fragmentação da luta do conjunto dos(as) trabalhadores(as) e reforça um processo violento de intimidação de servidores públicos.

“O ANDES-SN se somará ao conjunto de entidades representativas do serviço público federal na defesa do direito de greve e dos serviços públicos de qualidade e gratuito para a população brasileira que, nesse momento de nossa história, se encontra sem essa rede pública de atendimento pela total irresponsabilidade do governo do agitador fascista, Jair Bolsonaro.”

Leia a Nota de Repúdio na íntegra

 

 


ANDES-SN realizou Semana de Luta contra intervenções nas IFE

Entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021, o ANDES-SN realizou, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Luta contra a intervenção nas Instituições Federais de Ensino (IFE). Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, já são mais de 25 instituições que sofreram intervenção do presidente na escolha de reitores e reitoras, que não foram os indicados pela comunidade acadêmica.

A semana de mobilizações foi indicada na reunião dos setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN e aprovada nos últimos conads. Durante a semana de lutas, houve ações locais, organizadas pelas seções sindicais do ANDES-SN, tanto nas instituições que sofreram intervenção, como naquelas sem intervenção do governo federal.

Nacionalmente, o ANDES-SN organizou uma ação conjunta com as demais entidades nacionais do setor da Educação e elaborou materiais de divulgação e agitação. No dia 24, foi realizada uma live para debater o impacto das intervenções nas Ifes.


Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<