Mulheres chamam para mobilização pelo Fora Bolsonaro

No próximo sábado, 4 de dezembro, se realiza o Dia Nacional de Mobilização das Mulheres, convocando a todas, todes e todos às ruas pelo Fora Bolsonaro. O ato em Juiz de Fora vai se dar  na Praça da Estação, às 11h. 

A APES está contribuindo com a organização e a divulgação da manifestação. “Convocamos a categoria a participar, dada a evidente necessidade de darmos um basta ao aumento da violência contra as mulheres, de dizer não a este governo que destrói a educação os serviços públicos. Um governo que se coloca como inimigo das trabalhadoras e dos trabalhadores”, disse Augusto Cerqueira, da Direção da APES. 

As manifestações são motivadas pelo aumento da fome e pela necessidade de cuidado nas famílias brasileiras chefiadas por mulheres, pela perda da renda e postos de trabalho, a escalada da violência machista nos espaços domésticos, na vida pública, nas cidades, no campo, nas florestas e nas águas.

Com o mote “Mulheres nas ruas pelo #ForaBolsonaro”, o movimento convoca para assinatura do manifesto e para a mobilização. Participe!

 

 

 

 

 

Docentes do IF Sudeste MG ressaltam necessidade do diálogo na decisão do calendário letivo

A diretoria da APES se reuniu, no início da tarde desta sexta-feira, 03 de dezembro, com professoras e professores da base do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. O objetivo foi discutir o calendário letivo de 2022 que pode ter, de acordo com a Diretoria de Ensino do Campus, 20 por cento das aulas dadas via ensino à distância (EAD), como alternativa para os sábados letivos. A APES identifica, na possibilidade do uso do EAD, a precarização das condições de trabalho e da educação de uma maneira geral, prejudicando docentes e estudantes, já que a medida pode afetar a qualidade do ensino. Os docentes encaminharam o envio de uma proposta alternativa de calendário, que foi apresentada pela APES para o corpo docente, de modo que as coordenações de curso possam discuti-la em reunião a ser realizada na segunda-feira. Outra deliberação foi levar à Intersindical, fórum que reúne as representações de docentes e Técnicos Administrativos, a proposta de uma reunião com o Reitor do IF Sudeste MG e com a Pró-Reitoria de Ensino, para debater o assunto.

Durante a reunião foi reafirmada a importância e legitimidade do trabalho da representação docente, capitaneada pela APES. Isto porque o sindicato tentou uma reunião com a Direção de Ensino do Campus Juiz de Fora, no sentido de abrir o diálogo e debater o tema, mas o encontro foi recusado. Fato ressaltado na reunião como algo diferente da atitude que sempre marcou o Instituto Federal, que nunca se negou ao diálogo com a representação sindical. Com a recusa, o sindicato enviou ofício à Diretoria do Campus, no início da semana, mas ainda não obteve resposta.

Calendário Unificado?
Em virtude da ausência do diálogo, o sindicato então fez uma consulta à Pró-Reitoria de Ensino, para entender melhor a existência de um possível calendário unificado de todos os institutos. A resposta foi que, em virtude do processo seletivo unificado, os campi devem ter o início dos calendários letivos de 2023 a partir do dia 27 de fevereiro de 2023. “No entanto, não existe materialidade para dizer que precisamos encerrar o calendário letivo de 2022 em dezembro de 2022, o que não justificaria a proposta do EAD, nem de 34 sábados letivos ou de zero sábados letivos, como foram as opções apresentadas na reunião. Existe um caminho do meio”, disse Miguel Faria da Direção da APES.

Um ponto importante apontado pelos docentes é que a tentativa de se resolver a questão do calendário via Ensino à Distância, esbarra também na questão legal. A concessão de 20 por cento de aulas dadas via EAD, que consta do Catálogo Nacional de Cursos, se aplica apenas à carga horária diária, ou seja, durante um dia, algumas horas poderão ser dadas à distância, mas isso não se refere ao montante do calendário.

No dia 02 de dezembro a APES publicou nota referente a esta questão. Acompanhe

IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora: APES resiste à proposta de precarização dos PPCs, com a utilização da EAD, para ajustes em calendários acadêmicos dos próximos anos

A Apes, ao longo dos seus mais de 40 anos de história, de lutas e de conquistas para a carreira docente, sempre se pautou pela defesa intransigente da educação pública, gratuita, de qualidade para todas e todos. Sempre defendeu a categoria docente no intuito de vê-la reconhecida socialmente e em condições dignas de trabalho que sustentasse a defesa da autonomia docente e sua expressão no amplo exercício das suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Como um sindicato de docentes, guia-se pelas deliberações em espaços de amplo debate e divergência, respeitando as posições defendidas pela categoria nas suas assembleias e espaços outros de deliberação.
A Apes consolida-se assim como uma representante da categoria docente EBTT, tem assento no Conselho Superior do IF Sudeste MG, eleita pelos docentes do Instituto Federal e participa no Conselho de Campus em Juiz de Fora. Na atual gestão, a Apes conta com dois diretores e três representantes docentes do quadro permanente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
O e-mail publicado ontem (1/dez) pela Diretoria de Ensino do Campus Juiz de Fora, apresenta um equívoco na condução de propostas para o calendário acadêmico 2022. Conforme apurado pela Apes, em consulta formalizada junto à Pró-Reitoria de Ensino e Direção de Ensino da Reitoria, de forma a sanar dúvidas da comunidade sobre o tema, obteve-se a seguinte resposta:

“Em reunião do Comitê de Ensino do IF Sudeste MG, ocorrida no dia 25 de novembro de 2021, foi proposto em acordo com todos os membros, que o ano letivo de 2023 comece a partir do dia 27/02/2023. Essa data leva em consideração os términos dos calendários letivos dos campi que foram apresentados nesta referida reunião.
A proposta de início no dia 27/02/2023 leva em consideração também o Processo Seletivo, pois por ele ser unificado, os ingressantes não podem perder mais que 30 dias de aulas, pois isso compromete sua adaptação na instituição e no curso e, também, seu rendimento escolar. Porém, não é necessário que todos os campi comecem suas aulas no dia 27/02, eles podem começar depois desta data e não antes, pois quanto mais tarde o campus inicie suas aulas, menos aulas o ingressante da 2ªchamada e lista de espera perde. Entretanto, começar muito tarde, pode influenciar no calendário do Processo Seletivo do próximo semestre letivo também, por isso é importante uma certa coerência entre os calendários dos campi.
Ressalta-se que a PROEN não determinou nenhum calendário ou início ou fim de semestre letivo, muito pelo contrário, a PROEN organizou as discussões e deu autonomia para os campi organizarem seus calendários. Com isso, as propostas de início dos calendários foram decididas pelo Comitê de Ensino.”

Assim, convidamos as professoras e os professores para uma reunião virtual dos docentes do Campus Juiz de Fora, dia 3 dezembro, sexta-feira, às 13h30, no link https://us06web.zoom.us/j/81355060512.
Um momento de diálogo, escuta atenta e democrática frente aos desafios e para a defesa intransigente da educação pública, gratuita, presencial e de qualidade.
Por fim, cabe ressaltar o nosso estranhamento na recusa da Diretoria de Ensino do Campus Juiz de Fora, à solicitação de reunião com os representantes da Apes. A reunião foi motivada para que se pudessem tecer esclarecimentos sobre a proposta de alterações dos PPCs de todos os cursos da instituição e do calendário de 2022. A demanda pela reunião se deu em função das movimentações que estão ocorrendo na instituição para tratar do ano letivo de 2022. Os docentes nos procuraram com as suas inquietações e como de costume, a Direção da Apes encaminhou a demanda da reunião para a Diretoria de Ensino. Entretanto, a reunião foi peremptoriamente negada. A Diretoria de Ensino demonstra desconhecimento da função do sindicato e fere o princípio de gestão democrática historicamente praticada no Instituto Federal. Na condição de servidores públicos ocupantes de cargo de gestão de instituições federais de ensino, espera-se a abertura ao diálogo aos integrantes da comunidade. 
Sem sombra de dúvida, essa decisão atesta uma aversão ao diálogo, ao debate e ao decoro de portadores de cargos de gestão.  A abertura ao esclarecimento, ao diálogo e ao contraditório é uma condição para a manifestação das diferenças e para a defesa de um ambiente de pluralidade, típico de instituições de educação.
Diretoria da APES

 

Docentes de todo o país se mobilizam para a Semana Nacional de Luta em Defesa da Educação

Unificar a luta contra a PEC 32, fortalecer a Campanha em Defesa da Educação Pública e pela recomposição do orçamento, são os objetivos da Semana Nacional de Luta em Defesa da Educação e contra os Cortes Orçamentários, do ANDES-SN, entre 06 e 10 de dezembro. Várias atividades serão realizadas em Brasília (DF), reforçando a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que ataca os serviços públicos e consequentemente a Educação. Veja a programação abaixo.
Em todo o país, as Seções Sindicais devem realizar atividades, presenciais e nas redes sociais, além de enviar representantes a Brasília para participação nas manifestações. A APES mantém sua representação em Brasília e deverá intensificar, durante a semana, publicações referentes à defesa da educação e à mobilização.
A construção da Semana foi encaminhada na última reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino de Ensino Superior (IEES/Imes) e está sendo realizada em unidade com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet).

Veja a programação completa:

06/12 (segunda-feira)

16h – Atividade Cultural no Plano Piloto – Viva a Educação Pública! Viva Paulo Freire

Local: Rodoviária do Plano Piloto

07/12 (terça-feira)

18h - Debate “Defender a Educação Pública. Essa é a nossa escolha para o Brasil”.

• Saudação das entidades sindicais da educação e do movimento estudantil: Sinasefe, Fasubra, UNE, Fenet, CNTE, Ubes;

• Mesa com educadores/as indígena, quilombola e da educação do campo.

Local: Espaço Memória da Sede do ANDES-SN, 3º andar

08/12 (quarta-feira)

• Intervenções políticas relacionando a PEC 32 com a destruição da educação pública

• Publicação de vídeos específicos relacionados a essa consequência

09/12 (quinta-feira)

Manhã: Rodas de conversas nas seções sindicais, com cobertura da imprensa do ANDES-SN

14h - Roda de conversa, com participação de movimentos sociais, de juventude e sindicais. Intervenções culturais com as mais diversas expressões artísticas e show de encerramento.

Local: Em frente ao MEC

10/12 (sexta-feira)

16h – Atividade cultural e política com a exibição do filme “Abraço” e panfletagem

Local: Ceilândia

Fonte: com informações do ANDES-SN

O TRAVESSIA já está no ar

O retorno presencial, a luta antirracista, os efeitos das privatizações e muito mais!

Confira a nova edição do Travessia em
https://www.apesjf.org.br/wp.../uploads/Travessia-113.pdf

SINTUFEJUF e a APES encerraram o mês da Consciência Negra com “Música e Conversa”

SINTUFEJUF e a APES encerraram o mês da Consciência Negra com “Música e Conversa”, com a participação da representante da Fasubra, Jupiara Castro, a militante do Movimento Negro Adenilde Petrina, a jornalista e militante do 8M, Leiliane Germano, e trabalhadora do HU e transativista preta, Dandara Felícia. O cantor Gilbert Salles foi a atração musical da noite.

Clique aqui para ver o Música e Conversa

 

ADUNIMONTES denuncia não cumprimento de acordo de greve

Acompanhe Nota de denúncia da ADUNIMONTES, Seção Sindical do ANDES-SN, em razão do não cumprimento do acordo de greve entre docentes da Unimontes e governo do Estado de MG e em razão do não pagamento de Dedicações Exclusivas já publicadas

NOTA DE DENÚNCIA
CUMPRIMENTO IMEDIATO DO ACORDO DE GREVE DAS(OS)
PROFESSORAS(ES) E PAGAMENTO IMEDIATO DAS DEDICAÇÕES EXCLUSIVAS


Montes Claros/MG, 30 de novembro de 2021.


A Diretoria Executiva da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Montes Claros – ADUNIMONTES vem a público denunciar que há dois meses, com a publicação do Relatório de Gestão Fiscal no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOEMG) em
30/09/2021, o Estado de Minas Gerais saiu das vedações impostas pela famigerada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), podendo por isso cumprir nosso acordo judicial, fruto das greves de 2016 e 2018.
Cabe destacar que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) indica que no âmbito do Poder Executivo é aplicável o limite prudencial quando os gastos com pessoal atingem o percentual de 95% (noventa e cinco por cento) do limite máximo (49% da Receita Corrente Líquida), o que significa, em percentual absoluto para a esfera executiva estadual, o quantitativo de 46,55% (quarenta e seis inteiros e cinquenta e cinco centésimos por cento). Nesse sentido, pode-se constatar que no relatório supracitado a despesa total com pessoal do Poder Executivo de Minas Gerais se fixou na ordem de R$32.893.102.294,04, significando um percentual de 41,12% do limite máximo de despesas com pessoal, diante da Receita Corrente Líquida (RCL) atingida no ano de 2021 de R$79.995.255.408,36 (setenta e nove bilhões, novecentos e noventa e cinco milhões, duzentos e cinquenta e cinco mil, quatrocentos e oito reais e trinta e seis
centavos).
Em outras palavras, é dizer que o Estado de Minas Gerais se encontra fora do limite prudencial previsto na LRF. Por isso, seguimos denunciando o Governo Zema e suas constantes manobras para não cumprir nosso acordo de greve, homologado judicialmente, e o
pagamento imediato das 47 Dedicações Exclusivas das(os) professoras(res) da UNIMONTES pendentes desde 2016. Solicitamos ainda, a imediata manifestação da reitoria da UNIMONTES frente a esse novo cenário, considerando os pleitos dos docentes para o fortalecimento da Universidade Estadual de Montes Claros.
A ADUNIMONTES, por meio de sua assessoria jurídica, está tomando providências junto ao processo em que se discute o acordo já judicializado. Permanecemos em defesa da UNIMONTES e pela valorização das(os) suas(seus) professoras(es)!


Diretoria Executiva ADUNIMONTES – Gestão Resistência e Luta (2021/2023).

Clique aqui para ler em PDF

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<