...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

APES participa de segunda reunião organizativa do 8 de março em Juiz de Fora

As diretoras da APES Joana Machado e Raquel Portes participaram nesta terça, 14 de fevereiro, da segunda reunião organizativa do 8 de março unificado 2023, realizada pelo fórum 8M-JF. A reunião, realizada na sede do Sintufejuf, contou com participações potentes e grandes debates sobre fome, democracia, mulheres indígenas, anticapacitismo e luta por terra e direitos.
Acompanhe as nossas redes e fique por dentro da programação para o dia 8.
Vamos juntas pela vida das mulheres!

ANDES-SN participa da primeira rodada de negociação dos SPF com governo federal

A 3ª tesoureira do ANDES-SN, Jeniffer Webb, participou da primeira rodada de negociações da Mesa Permanente de Negociação de Servidoras(es) Federais com o governo, realizada na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro. Também estiveram presentes no encontro com o secretário de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, os e as representantes do Fonasefe e do Fonacate. O encontro responde ao ofício das entidades, protocolado no primeiro dia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e que reivindica o reajuste salarial de 26,94%, por parte do Governo Federal, o aumento de valores dos benefícios e a revogação de todas as instruções normativas, portarias e decretos antissindicais. 

Nesta primeira rodada, segundo informações do ANDES-SN, o diálogo ficou restrito à construção efetiva de negociação, com o governo sinalizando um reajuste de 40% no auxílio-alimentação, em grosso cálculo algo em torno de R$ 200,00. A essa alternativa posta na mesa, as entidades propõem estender o percentual para os demais auxílios pagos às categorias.

Outro ponto sinalizado pelo governo foi o índice de reajuste salarial já divulgado pela ministra Esther Dweck em entrevistas nos últimos dias: 9% de correção linear nas remunerações. O percentual corresponde ao fixado na Lei Orçamentária Anual (LOA), elaborada pelo governo anterior.

Em live realizada após a mesa, as entidades avaliaram que é necessário aguardar a oficialização da proposta, levar a discussão às assembleias de base para apresentar a resposta do conjunto das entidades na próxima reunião com o governo, que será no dia 28 de fevereiro.

Também foi enfatizado que esta proposta do governo é emergencial, e que é necessário construir uma mobilização, neste momento, para que os recursos disponibilizados para o reajuste no auxílio-alimentação sejam incorporados ao salário. Também foi informado que o governo sinalizou a disposição de discutir a equiparação com outros poderes na campanha salarial de 2024. Portanto, a recuperação das perdas totais ainda não começou.

Também no dia 28, as entidades irão exigir o arquivamento imediato da portaria 10723/2022, que impõe, de maneira autoritária, regras sobre a redistribuição de cargos.

 

 

 

 

ANDES-SN divulga a Carta de Rio Branco, do 41º congresso 

 

A carta do 41º Congresso do ANDES-SN foi abertamente divulgada pelo Sindicato Nacional nesta terça-feira, 15 de fevereiro, e destacou a história de luta e resistência no estado do Acre e a atuação da diretoria, que assumiu a gestão do Sindicato Nacional durante a pandemia de Covid-19. A síntese do evento também traz um resumo das deliberações e encaminhamentos para a luta da categoria docente para o próximo período e funciona como registro histórico do encontro. 

O documento diz que “lutamos pela vida, pelo direito à vacina! Enfrentamos e engavetamos por ora, com nossa mobilização, a PEC 32 em unidade com outras categorias; mobilizamo-nos pela recomposição salarial! Estivemos e protagonizamos a campanha Fora Bolsonaro nas ruas e nas urnas, nacionalmente e nos Estados. Organizamos a luta contra as Intervenções nas IES, realizamos duas Campanhas Nacionais: em Defesa da Educação Pública e Universidades Estaduais e Municipais: quem conhece, defende”.

“Aprovamos o Plano de Luta Geral e dos Setores, com a continuidade da construção da campanha pela recomposição salarial a partir da avaliação de conjuntura e movimento docente debatidos em Plenária. Nas questões organizativas e financeiras destacaram-se a aprovação de ajuda humanitária ao povo Yanomami e a desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas”, continua o texto.

A Carta de Rio Branco ressalta que “o chamamento do 41º Congresso é o de reafirmarmos o lugar do ANDES-SN de onde nunca saiu: das ruas, da independência e autonomia classista, contra todas as formas de exploração e opressões, em defesa da democracia, da educação pública e do trabalho docente. Viva a luta da classe trabalhadora! Viva a luta antirracista, antimachista, antilgbtqiap+fóbica, antifascista,  viva a luta dos povos originários. Precisamos avançar muito!”.

Leia a íntegra da carta aqui.

41º Congresso do ANDES-SN

O 41º Congresso do ANDES-SN chegou ao fim na última sexta-feira, 9 de fevereiro, após cinco dias de evento, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O encontro contou com 608 participantes, entre delegados/as, observadores/as, diretores/as e convidados/as, representantes de 82 seções sindicais. A APES teve como representantes no evento: Leonardo Andrada, Jalon Morais, Lisleandra Machado, Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Fábio José Martins, Lucas Mendes e Renato Gonçalves.

Eleições

No 41º Congresso também foi aberto o processo eleitoral para a escolha da diretoria que estará à frente da entidade no próximo biênio (2023/2025). Quatro chapas apresentaram inscrição, que serão homologadas em até 30 dias, após a entrega de toda a documentação e registro da nominata completa.

Moções

O Congresso também repudiou a administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a suspensão de novas bolsas PRAE/UFRGS para Aperfeiçoamento, Informática, Ensino-Benefício, Iniciação Científica-Benefício e Extensão-Benefício; a ação de despejo impetrada pela reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) contra a Seção Sindical de Docentes da UFMS (Adufsm SSind); e a instauração do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) movido pelo MEC, contra docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) que integravam, em 2008, o Conselho Universitário (CUV), por votarem e aprovarem, por unanimidade, o reenquadramento de Técnicos Administrativos em Educação da UFF.

Além disso, repudiaram o descumprimento sistemático, por reitores e reitoras das Instituições de Ensino Superior, da Lei 12.990/14 que instituiu a reserva de vagas, para pessoas negras, em concursos públicos; o leilão de imóveis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluindo parte significativa do Terreno do Campus da Praia Vermelha (PV),  ocorrido no dia 2 de fevereiro de 2023; e a contaminação do meio ambiente pelos agrotóxicos das lavouras de soja e cana de açúcar, nas aldeias da Reserva Xerente, no estado do Tocantins.

Participantes declararam apoio à campanha pelo reajuste imediato das bolsas de pesquisa e formação da Capes e CNPq; à luta dos trabalhadores das Lojas Americanas pela manutenção do emprego; e à luta dos e das sobreviventes e familiares de vítimas da tragédia da Boate Kiss, que, em 27 de janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria (RS), vitimou 242 jovens.

Também foi aprovada uma moção de reivindicação, destinada a representantes das chapas candidatas à direção do ANDES-SN, para que os processos eleitorais para direção do ANDES-SN tenham o compromisso de compor chapas eleitorais com 58% de pessoas negras, 38% de pessoas brancas e 4% de pessoas indígenas, a partir de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, sobre a população brasileira. 

Encerramento

Durante o encerramento do evento, a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, apontou que os rumos do sindicato são responsabilidade de toda a categoria de docentes e destacou a importância dos avanços do sindicato, como a paridade de gênero na composição da diretoria, aprovada em 2019.

Com informações de ANDES-SN.

 

Quatro chapas concorrem às eleições para diretoria do ANDES-SN

Na sexta-feira, 10 de fevereiro, foram realizadas as inscrições de chapas para concorrer à diretoria do ANDES-SN. As inscrições foram realizadas no último dia do 41º Congresso do Sindicato Nacional e, na oportunidade, as chapas apresentaram os nomes das(os) candidatas(os) para presidente(a), secretário(a)-geral e 1º tesoureiro(a).

Confira:

Chapa 1 – ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar

Presidente: Gustavo Seferian

Secretária-geral: Francieli Rebelatto

1º Tesoureira: Jennifer Susan Webb Santos

Chapa 2 – ANDES-SN Classista e de Luta

Presidente: André Rodrigues Guimarães

Secretária-geral: Celeste Pereira

1º Tesoureiro: Welbson do Vale Madeira

Chapa 3 – Renova Andes

Presidente: Luís Antonio Pasquetti

Secretária-geral – Eleonora Ziller Camenietzki

1ª Tesoureira: Erika Suruagy

Chapa 4 – ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo

Presidenta: Soraia de Carvalho

Secretário-geral – Raphael Góes Furtado

1ª Tesoureira: Gisele Cardoso Costa

O processo de votação se dará nos dias 10 e 11 de maio de 2023, conforme o edital publicado no Diário Oficial da União, Edição Nº 236, Seção 3, página 232.

Comunicado sobre Recesso

Devido ao recesso de carnaval, informamos que não haverá expediente na APES entre os dias 20 à 24 de fevereiro. As atividades serão retomadas na segunda-feira, 27 de fevereiro.

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<