APES comemora 43 anos com live no dia 05 de agosto

Neste mês de julho, a APES completa 43 anos de conquistas, história e luta em defesa da educação e de melhores condições de trabalho e salário para professores e professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora e do IF Sudeste MG. Para comemorar, a Seção Sindical convida professores e professoras para uma live que se realiza no dia 5 de agosto, às 19h, e que vai contar com um bate papo entre seu Presidente, Augusto Cerqueira, a Presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura e Mario Mariano, representante da Regional Leste do ANDES-SN. Logo após, um show com o Professor Luís Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, com MPB, violão e piano.

Participe pelo Facebook e pelo Youtube da APES.

 

Nota de falecimento

Com grande pesar, a APES informa o falecimento da companheira Vanda Arantes do Vale, ocorrido no sábado, dia 24 de julho. Professora aposentada do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (ICH), ela foi uma das fundadoras do sindicato e atuava como membra do Conselho de Representantes da APES no biênio atual.
Vanda se formou em história em 1971, dando aulas em escolas públicas e privadas até 1978, quando ingressou na UFJF, onde permaneceu até 2016, dentro do Departamento de História.
A Diretoria da APES presta sua homenagem e reconhecimento à professora Vanda por sua importância na construção do sindicato.

Plataformas do CNPq ficam fora do ar e desaparecem com milhares de dados acadêmicos

Desde a última segunda-feira, 26 de julho, plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão fora do ar, isso ocorreu por seu servidor ter sido “queimado”. Em informe, o CNPq afirmou que  já dispõe de novos equipamentos de TI e que existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas, sem perda de dados da plataforma.

Entretanto, áudios de servidores do Conselho que circularam nas redes sociais trouxeram informações de que não se sabe o que foi perdido, podem ser dados de segundos, horas ou até dias e acredita-se que a folha de pagamento esteja comprometida, pois será feita por processo manual.

O CNPq informou também que a instabilidade do sistema não afetará o pagamento de bolsas e que todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.

A presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura criticou o “apagão” dos dados, e entende que é reflexo da precarização das condições de trabalho e infraestrutura no CNPq e do desfinanciamento que o órgão é alvo, desde o início do governo de Jair Bolsonaro. 

Dentre os sistemas afetados estão a plataforma Lattes, que reúne os currículos acadêmicos, dados e estatísticas da produção científica no Brasil por região, instituição, sexo e idade, além de  divulgar informações sobre programas de incentivo à pesquisa como bolsas; auxílios e prêmios.

Outro plataforma que sofreu com o “apagão” foi a Carlos Chagas, que reúne dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Em caso de dúvidas, o CNPq conta com a Central de Atendimento pelo telefone (61) 3211-4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br e informam que estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais o mais rápido possível.

ANDES-SN publica nota de solidariedade contra prisão de Paulo Galo e Géssica Barbosa

A Diretoria do ANDES-SN publicou, nesta quinta-feira, 29 de julho, uma nota de solidariedade aos lutadores(as) sociais Paulo Galo e Géssica Barbosa, diante da prisão arbitrária que sofreram no dia 28 de julho. Paulo e Géssica foram presos ao comparecerem voluntariamente ao 11º Distrito Policial de Santo Amaro (SP), para dirimir dúvidas sobre a participação no ato político-popular que incendiou a estátua do bandeirante paulista Borba Gato.  

O incêndio foi uma ação do coletivo Revolução Periférica e, como afirma o ANDES-SN,”caracterizou-se como uma ação democrática de resistência e legítimo direito de rebelião diante da sacralização de um personagem que ajudou a dizimar os povos originários, quilombolas e que abusou das mulheres dessas populações”.

Paulo Galo tornou-se uma das vozes mais representativas do Brasil ao criar e liderar o Movimento dos Entregadores Antifascistas em meio à pandemia. O grupo reúne trabalhadores informais de todo o país e se destacou pela greve organizada em 2020, que denunciou a precariedade de suas condições de trabalho, chamou a atenção para a importância da categoria na pandemia e exigiu melhores condições por parte das grandes empresas para as quais oferecem serviços. Desde então, o movimento tem ido às ruas participar de protestos para defender a democracia e reivindicar direitos básicos. 

Géssica Barbosa é companheira de Paulo Galo, não participou do ato mas também foi presa. 

Dessa maneira, a prisão do casal sinaliza o silenciamento de vozes que têm se levantado para denunciar ações antidemocráticas e políticas de extermínio da população periférica.

Leia a nota na íntegra aqui

Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público se realiza nesta quinta e sexta-feira

As centrais sindicais e diversas entidades de classe estão realizando o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, nos dias 29 e 30 de julho. O evento está sendo online e vai discutir um plano de lutas para preparar uma grande mobilização nacional contra a PEC 32.

Confira a programação de hoje

30/7 – Manhã: Discussão em Grupo

           Tarde: Plenária

           17h – Lançamento da campanha Nacional de Mobilização.

Hoje, sexta-feira, o evento segue dentro da plataforma zoom, a partir das 9h, o evento ocorrerá na plataforma ZOOM.

Para mais informações acesse: www.contrapec32.com.br; redes sociais: contra a PEC 32.

24J: APES participa de mais um sábado de mobilizações pelo Fora Bolsonaro

A  APES esteve presente mais uma vez, nas passeatas realizadas em Juiz de Fora e em Governador Valadares pelo Fora Bolsonaro. A mobilização nas ruas contra o governo teve um sábado com recorde de adesão. Segundo organizadores, foram registrados 509 atos no Brasil e no exterior, o maior número em comparação ao 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho. Com unidade das centrais sindicais, presença de movimentos sociais e maior participação da população, se fortalecem as pautas pelo impeachment do presidente, em defesa da vida, pela ampla vacinação, em defesa dos serviços públicos, contra as privatizações e contra os cortes na educação.

Como nos atos anteriores, as mobilizações do 24J foram realizadas seguindo protocolos de segurança, com organização em fileiras, uso de máscaras e recomendações de uso de álcool em gel. A APES distribuiu máscaras PFF2, além de camisas, bandeiras e cartazes. Em Juiz de Fora, a passeata partiu do Parque Halfeld e seguiu pelas principais avenidas do centro da cidade até a finalização na Praça Antônio Carlos. Em Governador Valadares, houve um ato público na Praça do Emigrante e passeata pelas ruas do centro, com faixas, cartazes e cruzes em luto pelas mais de 1.260 mortes por Covid-19 na cidade e pelas mais de 540 mil mortes no Brasil. 

Confira alguns registros do 24J em Juiz de Fora e Governador Valadares:

Em Juiz de Fora:

Fotos: Estela Loth e Vanessa Fávero 

Em Governador Valadares:

Fotos cedidas pela professora Nayara Medrado

 

 

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<