Solicite sua camiseta de luta em defesa da Educação e da Vida

APES está disponibilizando camisetas no contexto da luta em defesa da Educação, em defesa da Vida e pelo Fora Bolsonaro. Para confirmar o interesse, modelo, tamanho e endereço para envio, o sindicalizado ou a sindicalizada deve preencher um formulário eletrônico que deve ser respondido até o dia 30 de junho. 

Acesse o formulário aqui para receber sua camiseta em casa na primeira quinzena de Julho.

cam

APES, SINTUFEJUF e a direção do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG se reúnem para discutir condições de trabalho e de funcionamento do Campus JF

A APES e o SINTUFEJUF reuniram-se nesta segunda-feira, 21 de junho, com a direção do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, para discutir sobre as condições de trabalho de docentes e servidores/as técnico-administrativos em educação, assim como os impactos dos cortes orçamentários no funcionamento da instituição.

A reunião foi solicitada pelas entidades e estiveram presentes os representantes da APES Augusto Cerqueira, Miguel Faria e Thales Soares, e representantes do Sintufejuf; Flávio Sereno, Daniele Fabre e Tiago Melo. Pelo Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, participaram a diretora geral do campus Cláudia Valéria Gávio Coura, juntamente com os(as) diretores(as) sistêmicos de ensino, Eugênia Jabour; pesquisa, inovação e pós-graduação, Alessandro Del’Duca Teixeira; extensão e relações comunitárias, Jacqueline Rodrigues Gonçalves da Costa; administração e planejamento, Fabrício Tavares de Faria; desenvolvimento institucional, Alexandre Rocha Duarte, e o coordenador de gestão de pessoas, Hugo Leonardo Campos.

As entidades apresentaram à direção suas preocupações com as condições de trabalho de trabalhadores e trabalhadoras do instituto, e solicitaram esclarecimentos sobre os impactos dos cortes e bloqueios orçamentários no funcionamento do campus, em especial em um cenário de possível retorno presencial.

A diretora do Campus JF, Cláudia Coura, juntamente com as diretorias sistêmicas do campus, apresentou às entidades dados relativos à questão orçamentária do campus. Além disso, Cláudia Coura citou o trabalho de reorganização de comissões do Projeto Reencontro e a criação  de uma subcomissão interna do campus que vêm desenvolvendo estudos de reorganização dos espaços para o estabelecimento de procedimentos de segurança sanitária necessários num contexto de possível volta das atividades presenciais. No entanto, Coura enfatizou que ainda não há uma previsão para esse retorno.

A direção do campus também vem realizando um estudo para entender a dimensão e o impacto que o corte e o bloqueio de verbas pelo Governo Federal irão causar num cenário de atividades presenciais. Atualmente, o campus consegue fazer o pagamento das bolsas de assistência estudantil e o salário dos funcionários terceirizados porque o campus vem funcionando de maneira remota. Apesar de Coura e as diretorias ainda não terem uma conclusão final desse levantamento, já é possível adiantar que, sem a recomposição orçamentária, num retorno presencial, as contas não fechariam, algumas ações realizadas pelo campus seriam encerradas e o campus não teria condições de honrar os compromissos financeiros estabelecidos em contratos, despesas básicas como contas de água e luz, manter as bolsas e ações de assistência estudantil e concluir as atividades letivas do segundo semestre. A reunião foi encerrada com o compromisso da manutenção do diálogo entre a direção do campus e as duas entidades sindicais e teve por intuito maior debruçar-se sobre as inquietações e incertezas sobre as condições de trabalho dos servidores e o reflexo do encurtamento financeiro, que caminha em direção ao projeto de sucateamento das instituições federais de ensino, promovido pelo governo Bolsonaro.

Justiça determina em primeira instância que Juiz de Fora siga os protocolos do Minas Consciente para retorno das aulas presenciais

Ricardo Rodrigues de Lima, juiz  da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Juiz de Fora decidiu, ao final de segunda-feira, dia 21 de junho, que a cidade deverá seguir as diretrizes do programa Minas Consciente para o retorno das aulas presenciais, para crianças e adolescentes. A decisão anula os atos administrativos formalizados na cidade, que descartavam a possibilidade de um retorno enquanto não estivesse classificada na faixa verde do programa municipal “Juiz de Fora pela Vida”. 

A partir dessa decisão, há a possibilidade de um retorno no próximo semestre, considerando que atualmente a cidade está na faixa laranja do programa. A Prefeitura de Juiz de Fora terá dez dias para informar quais escolas públicas municipais atendem aos protocolos sanitários estabelecidos pelo Minas Consciente. Aquelas que não cumprirem com tais protocolos terão 30 dias para apresentarem um de relatório de inspeção da Vigilância Sanitária que exponha as pendências que impossibilitam a retomada. As mudanças deverão ser aplicadas para que as aulas presenciais ocorram em até 60 dias após a inspeção.

A prefeitura de Juiz de Fora anunciou que recorrerá à sentença. Segundo o assessor jurídico da APES, Leonardo Castro, esse recurso não possui, na origem, efeito suspensivo, sendo necessário que o município cumpra essa decisão até que o Tribunal, de posse do recurso do município, reforme a decisão que foi proferida em primeira instância.

“A pressão para a volta às aulas presenciais cresce a cada dia, impulsionada pelo pequeno e grande capital, que já lucrou bastante com o ensino remoto e precarizou a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, mas que precisa agora jogá-los de volta às salas de aula em ambientes insalubres, mesmo sem nenhuma condição para que isto ocorra. Atravessamos hoje um momento de crescimento assustador no número de casos de COVID-19 no país, acompanhado por uma média de duas mil mortes diárias. Para a grande maioria da população ainda não vacinada, nunca foi tão fácil se infectar ou morrer de COVID. É neste cenário que decidem colocar milhares de vidas em risco na cidade de Juiz de Fora. Volta às aulas presenciais com segurança, somente com ampla vacinação da população, o que já poderia ter sido atingido no país e que precisaria ser atingido o mais rapidamente possível.” disse Augusto Cerqueira da diretora da APES.

 

APES vai às ruas no 19J

A APES mais uma vez esteve presente nas ruas, no ato do dia 19 de junho, realizado no centro de Juiz de Fora, contra a política genocida do governo Bolsonaro. O ato teve início às 10 da manhã, no Parque Halfeld e caminhou em direção à Praça da Estação da cidade. O 19J trouxe como pauta a defesa da vida, do serviço público e da educação pública que vem sofrendo com graves cortes que ameaçam o fechamento de grandes instituições e inviabiliza a continuidade da pesquisa no Brasil. Outros pontos abordados pela manifestação foram a necessidade de um auxílio emergencial digno e ampla vacinação.

O ato foi realizado seguindo medidas de segurança contra a Covid-19, com manifestantes organizados em fileiras, respeitando o distanciamento, usando máscaras e utilizando álcool em gel. 

A mobilização contou com materiais como bandeiras, camisetas e cartazes distribuídos pela APES, além de máscaras pff2, que protegeram aqueles que estiiveram no ato. Para aqueles que não puderam comparecer às ruas, a APES disponibilizou materiais direcionados à mobilização virtual nesse dia de luta em todo o país.

A APES também esteve presente nos atos realizados em Governador Valadares, que começaram às 10 da manhã na Praça da Estação da Cidade e contaram com ação de solidariedade e doação de alimentos.

No Brasil e no mundo

Foram confirmados 404 atos neste 19 de junho em todo o Brasil e no exterior. A APES transmitiu manifestações nacionais em seu Facebook por meio de cobertura realizada pelo ANDES-SN, confira aqui.

ANDES divulga Caderno de Textos do 12º CONAD EXTRAORDINÁRIO

Encaminhamos o Caderno de Textos do 12º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN.

O Caderno de Textos do 12º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN está disponível à(o)s participantes do evento e à(o)s demais sindicalizado(a)s. Acesse aqui.

O 12º CONAD Extraordinário será realizado, virtualmente, nos dias 2, 3 e 10 de julho de 2021, com o tema central “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”.

 

500 MIL MORTES: ANDES repudia negligência do Governo Federal no combate à pandemia

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO PELA NEGLIGENCIA DO GOVERNO FEDERAL NO COMBATE À PANDEMIA DA COVID 19. SÃO MAIS DE 500 MIL PESSOAS QUE NÃO TIVERAM O DIREITO À VIDA!


No último sábado, 19 de junho, o Brasil atingiu a trágica marca de 500 mil mortes por Covid 19, num período de pouco mais de 1 ano dessa que é a maior pandemia da história recente da humanidade. É inconcebível, inaceitável a política genocida do governo Bolsonaro. É a perda de meio milhão de pessoas… são mães, pais, filhas e filhos, amigas e amigos, familiares, um país dilacerado pelo descaso com a vida.

Nesse mesmo dia a população brasileira manifestou sua indignação com a política de morte implementada pelo governo Bolsonaro ocupando as ruas em mais de 400 cidades do país. O 19J ampliou o chamado urgente pelo fim do genocídio em curso iniciado com as manifestações de 19 e 29 de maio. O primeiro protagonizado pelo segmento educacional do Brasil e o segundo assumido pela ampla maioria dos movimentos sociais, sindical e de juventude que fizeram coro num grito único: Fora Bolsonaro e Mourão!

O ANDES-SN participa e constrói esse movimento reconhecendo a necessidade de ir às ruas por entender que o governo é tão letal quanto a Covid 19, pois sua inoperância e negligência frente ao combate à pandemia gera milhões de brasileiro(a)s em situação de fome ou insegurança alimentar, desemprego, aumento exponencial do custo de vida no país, entre outras consequências drásticas para classe trabalhadora que é a afetada por toda essa política de morte.

Vamos seguir nas ruas e na luta pela vida, pão, vacina e educação! A cada ato vamos reforçar medidas de segurança sanitária: distanciamento entre manifestantes, uso constante de álcool em gel, uso de máscaras adequadadas, etc. Não nos calarão!

O ANDES-SN, vem, por meio dessa nota, prestar toda solidariedade à(o)s familiares dos mais de meio milhão de brasileiro(a)s que tiveram suas vidas ceifadas na pandemia por Covid 19. Afirmamos que seguiremos construindo a luta que honrará cada um e cada uma dessas pessoas.


Fora Bolsonaro!
Fora Mourão!


Brasília(DF), 22 de junho de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Confira nova edição do InformANDES

Confira na edição de Junho/2021 do InformANDES:

  • O povo vai às ruas por mudança no Brasil, na Colômbia, no Chile, entre outros países da América Latina;
  • Milhões de brasileiras e brasileiros sofrem com desemprego e fome;
  • A urgência da vacinação em massa no Brasil e a questão da quebra de patentes;
  • 28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTTI; e mais.

Leia no ISSUU.

Leia em PDF.

InformANDES

 

III Seminário Nacional da RETEP – Da Resistência à Luta pelo avanço da Extensão Popular

A Rede Tecnológica de Extensão Popular realiza entre os dias 8 e 10 de Julho o III Seminário Nacional da RETEP, com o tema “Da resistência à luta pelo avanço da extensão popular. Confira a programação e se inscreva em: https://www.even3.com.br/retep2021/.

RETEP

A RETEP (Rede Tecnológica de Extensão Popular) articula projetos de extensão de caráter popular e tecnológico desenvolvidos no âmbito da rede federal de educação tecnológica fundamentados na perspectiva da emancipação humana.

A luta por uma sociedade emancipada, que supere as contradições que nos aproximam cada vez mais da barbárie, passa pela disputa, consciente e consequente, de todas as potencialidades emergentes que o processo de desenvolvimento tecnológico e científico nos proporciona, em especial a Extensão Popular em suas articulações com o Ensino e a Pesquisa.

O III Seminário Nacional da RETEP apresenta-se como um espaço de debate a respeito dos desafios que são colocados à educação socialmente referenciada na atual conjuntura, entendida como elemento mais imediato do profundo esgotamento das potencialidades civilizatórias do capital.

Mais que debater os desafios, com referência nas tecnologias sociais e atuação junto aos movimentos sociais e populares, o III Seminário Nacional da RETEP busca sinalizar caminhos, daí sua dinâmica dialógica, na qual entidades parceiras e movimentos sociais compartilham saberes e experiências com o objetivo de fortalecer suas lutas comuns.

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<