Manifestação, marcada para terça-feira, vai pressionar pela rejeição do projeto que censura professores e professoras. Ato vai se dar durante votação da proposta

            Entidades da educação de Juiz de Fora estão mobilizadas para barrar o projeto de lei 117/2021, que está em tramitação na Câmara Municipal e deverá ser votado no próximo dia 17 de maio. Para isso estão convocando todos e todas para uma manifestação que vai acompanhar a votação da proposta, com concentração marcada para as 16h30, em frente ao prédio do legislativo municipal. O objetivo é pressionar os vereadores e vereadoras pela rejeição da proposta e lutar pela liberdade de ensinar e aprender e por uma educação cidadã, inclusiva e socialmente referenciada.
            O PL, de autoria do vereador Carlos Alberto de Melo (PTB), visa regulamentar, ao arbítrio das legislações nacionais, o ensino de língua portuguesa nas instituições escolares do município. É proposto no projeto que o ensino da língua materna deva ficar restrito à norma padrão, constituindo em violação da lei ensinar e/ou utilizar quaisquer variedades linguísticas não previstas nesta norma. 

            APES, Sinpro e Sind-Ute alertam para o ataque à educação e à inclusão representado pelo projeto, que vem na esteira do “Escola Sem Partido”. Como as entidades publicaram em nota, que foi veiculada em suas redes e no jornal Tribuna de Minas, o objetivo principal da medida é tentar proibir a utilização do “gênero neutro” nos espaços escolares públicos ou privados, nos materiais didáticos e nos editais de concursos públicos.Leia a nota aqui.  As entidades enviaram ainda uma carta aberta aos vereadores e vereadoras de Juiz de Fora, conclamando à rejeição da proposta. Clique aqui para ler

            As representações sindicais também estão veiculando uma campanha nas rádios locais, chamando a atenção da população para a tentativa de censura representada pelo projeto, o que fere a Constituição Federal e o Plano Nacional de Educação, e representa ataques à educação, à inclusão social, à diversidade e à liberdade de ensinar e aprender.

            APES, Sinpro e Sind-Ute preparam novas ações para intensificar a mobilização nos próximos dias para barrar o PL. Nesse sentido, as entidades também convocam a categoria docente a comparecer na Câmara Municipal no dia 17 de maio,

Assembleia aprova regimento eleitoral e indica continuidade da construção da greve

             Professores e professoras da UFJF, IF Sudeste MG e João XXIII se reuniram no final  da tarde de segunda-feira na Assembleia Geral, de forma virtual, e aprovaram o regimento eleitoral que vai coordenar as próximas eleições da APES que ocorrerão em setembro deste ano. Aprovaram ainda a continuidade de construção da greve unificada dos servidores públicos federais e a busca de um novo calendário de mobilizações. A proposta será levada à próxima reunião do Setor das Federais do ANDES-SN. 

             Durante a assembleia, a diretoria da APES fez uma análise de conjuntura e docentes deram informes sobre como está caminhando o retorno presencial das aulas. 

             Também foram apresentados os nomes que integrarão a junta eleitoral: Marina Barbosa, aposentada, UFJF; Joacir Teixeira, ICH, UFJF; Geruza Volpe, Educação, UFJF; Rafael Nobrega, Engenharia, UFJF; Jalon Morais, Juiz de Fora, IF Sudeste MG; Viviane Pereira, Serviço Social, UFJF.

            

ANDES realiza o 65º CONAD em julho

             O  ANDES-SN convocou o 65º CONAD para o período de 15 a 17 de julho de 2022, na cidade de Vitória da Conquista (BA), sediado pela ADUSB Seção Sindical, com o tema central: “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas”.
Os textos das seções sindicais e do(a)s sindicalizado(a)s deverão ser enviados para o ANDES-SN até às 00h do dia 05 de junho de 2022, por e-mail (secretaria@andes.org.br).

             Os textos que chegarem ao ANDES-SN no período de 06 a 30 de junho de 2022 também serão remetidos às seções sindicais, compondo assim o Anexo ao Caderno de Textos, que será publicado até o dia 05 de julho de 2022.

             A apresentação de textos referentes à Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente frente às ações estabelecidas no 40º CONGRESSO – também será admitida no Anexo ao Caderno de Textos, desde que oriunda e aprovada em assembleia de base. O prazo para envio de contribuições para o Anexo é até o dia 30 de junho de 2022.
Clique aqui para ver as orientações para apresentação de contribuições


Troca de experiências e encaminhamentos marcam segundo dia de encontro sobre intervenções nas IFE

         Nesta quinta (12), docentes de diversos lugares do país deram continuidade ao Encontro das Universidades, Institutos Federais e Cefets em luta contra as intervenções, realizado em Brasília (DF). De 2019 até o momento, pelo menos 25 Instituições Federais de Ensino (IFE) sofreram intervenções, seja com a nomeação de candidatos que estavam em segundo ou terceiro lugar na lista tríplice, seja com indicação de reitores e reitoras pró-tempore.

         Os debates, iniciados na quarta (11), tiveram sequência com a mesa “As intervenções e suas consequências para o ensino, a pesquisa e a extensão: autonomia universitária e a gestão democrática sob ameaça” 

Veja matéria completa clicando aqui

PRAZO PRORROGADO: Revista Universidade e Sociedade recebe contribuições sobre “Retorno presencial e pandemia”

            A Revista Universidade e Sociedade, publicação semestral editada pelo ANDES-SN, teve prorrogado o prazo de submissão de artigos para sua próxima edição. O tema central do número 70 da revista US será “Retorno presencial e pandemia: desafios do trabalho docente no contexto das transformações educacionais“. A revista propõe temas, tais como: A conjuntura política, econômica, social;  Condições seguras do retorno presencial; Precarização do trabalho docente; Orçamento para as instituições de ensino e os cortes; Ameaça do ensino remoto e híbrido e a defesa de um projeto de educação emancipatório; Desafios junto ao movimento estudantil para a defesa desse projeto; entre outros.

            Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como:  estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

            Os artigos podem ser enviados até o dia 16 de maio de 2022 para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Confira aqui as Normatizações para envio dos artigos e outras orientações.

Sede da APES passa por reforma

             A sede da APES localizada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora está passando por obras. Os trabalhos foram iniciados no dia 4 de abril, com o objetivo de promover uma adequação do ambiente, no que se refere ao atual contexto da pandemia de COVID-19, para que, assim, possa haver o retorno ao trabalho e o atendimento presencial seguros. 

A obra faz parte da continuidade da luta pelo retorno presencial com as devidas condições de segurança sanitária, proporcionando efetivas condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da APES e para o atendimento seguro aos docentes.

ATENDIMENTO REMOTO

Disponibilizamos a seguir os seguintes canais para o atendimento remoto, por cada setor:

Fale Conosco

Email: faleconosco@apesjf.org.br

Secretaria

Denise Magalhães: (32) 991092284 – denise@apesjf.org.br

Plano de Saúde

Elizabeth Cunha: (32) 984109828 – beth@apesjf.org.br

Tesouraria

Ronaldo Nascimento: (32)991605284 – ronaldo@apesjf.org.br

Jornalismo – apesjf@gmail.com

Daniel Goulart : (32) 99160 9007

Isabella Mendes:  (32) 99158 6940

Assessoria Jurídica:

Leonardo de Castro : (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 - leocastroadv@hotmail.com

 

 

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