...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

APES convoca categoria docente para ato do dia 8 de março

A APES convoca professoras e professores a se somaram ao ato organizado pelo 8M-JF no próximo dia 8 de março. Confira a convocação:

NO DIA 8 DE MARÇO, NÓS PARAMOS E MARCHAMOS!

Pela vida das mulheres, em defesa da democracia, dos direitos e contra a fome: esse é o mote escolhido coletivamente para a mobilização do dia 8 de março em Juiz de Fora, na próxima quarta-feira.

Os motivos para nós, mulheres, ocuparmos as ruas, declarar greve e gritar por nossos direitos são incontáveis.

Paramos pelas nossas vidas: no primeiro semestre de 2022, foi registrado o recorde de feminicídios no Brasil. Além disso, MG é o estado que mais mata mulheres. Não passamos um dia sem sentir a dor de companheiras que tiveram vidas interrompidas de forma bruta e mesquinha.

Paramos, também, pela importância de recuperar os significados do termo democracia, que nos foi sequestrado pelo desgoverno dos últimos anos.

Paramos para reafirmar a busca pela liberdade em bater o pé por direitos: há quem ache que ainda precisamos pedir licença ou desculpa pela existência dos nossos corpos, por exigir protagonismo no trabalho, por nos opormos às opressões de raça/etnia, gênero e sexualidade. Isso só para citar o mínimo do mínimo: a lista é extensa.

E, claro, paramos contra a fome, que acomete 33 milhões de brasileiros. É velho que o capitalismo não nos cabe, que as lógicas de exploração e poder tira comida da mesa de gente de todos os cantos. Paramos pelo acesso à terra produtiva e alimentação saudável, sem retaliações diárias.

E sem anistia! Sem perdão para fascista, que nos violou e cometeu crimes hediondos, em todos os âmbitos.

Outra realidade, a que buscamos, é possível. Mas somente juntas, com barulho e unindo nossas forças para atingir potência máxima. A convocação é geral: chama todo mundo pra somar!

Sabemos que nem todes possuem o privilégio de aderir à grave durante o dia: se puder, faça! Se não puder, após a marcha, a gente canta e dança juntes, até 22h, no festival cultural – as atrações serão divulgadas em breve!

Camisas

O 8M também está vendendo camisetas, como uma forma de enfrentamento e de propagação de uma mensagem. Compre clicando aqui.

ATO EM JF

Data: 8 de março (quarta-feira)

Concentração: Parque Halfeld, às 17h

Trajeto da Marcha: Parque Halfeld – Avenida Rio Branco – Rua Mister Moore – Getúlio Vargas – Calçadão da Rua Halfeld – retorno ao Parque Halfeld

Festival Cultural: Parque Halfeld, de 19h às 22h

 

 

APES participa de segunda reunião da Mesa de Negociação Permanente dos SPF com o governo

 

.

O presidente da Apes, Leonardo Andrada, esteve presente na segunda reunião da Mesa de Negociação Permanente sobre reajuste salarial das servidoras e servidores públicos com o Governo Federal na última terça-feira, 28 de fevereiro, em Brasília. O encontro reuniu representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e de mais de 40 outras entidades que não compõe os fóruns, e foi realizado em um auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT. A decisão final da reunião foi o pedido do Governo Federal de mais uma semana para apresentar uma contraproposta para as entidades. 

Houve uma modificação na forma de funcionamento da mesa de negociação. A reunião teve a participação de outras entidades além do Fonasefe e do Fonacate, porque, de acordo com o Governo Federal, era necessário ouvir essas outras organizações. O ANDES-SN discordou do posicionamento do governo e alegou que as entidades não pertencentes ao Fonasefe e Fonacate têm suas representações nas centrais sindicais.

O presidente da Apes, Leonardo Andrada, presente à reuinão, disse que “o Governo Federal fez essa alteração na metodologia, a meu ver, com o intuito de pulverizar o posicionamento das entidades e eventualmente colher algum apoio, o que acabou não acontecendo. O que o governo teve de retorno na participação de todas essas entidades é que a rejeição à proposta apresentada é unânime. Existe a ponderação, por todas as partes, de que, de fato, não é possível recompor todas as perdas até agora, porque elas são muitas, mas ainda há margem no orçamento para uma recomposição já neste ano que seja mais significativa do que foi apresentado pelo governo”.

Já sobre as expectativas para os próximos passos da negociação, Andrada aponta que “não há a possibilidade de conseguir a recomposição salarial da forma como nós gostaríamos e deveríamos receber, até porque as perdas acumuladas de 2016 até este ano são escandalosas. Nós queremos não só um índice melhor e mais positivo do que o apresentado pelo governo, de 7,8%, mas também um compromisso de reconhecimento da magnitude das perdas acumuladas nos últimos anos e alguma proposta que mesmo sendo escalonada nos próximos anos, aponte de que forma nós vamos recompor o salário”.

Além disso, de acordo com a declaração do  primeiro tesoureiro do ANDES-SN, Amauri Fragoso, “a mudança de metodologia na realização da mesa não foi democrática, pois as entidades isoladamente falam de seus problemas que devem, na verdade, ser discutidos na mesa de negociação setorial”.

Na primeira mesa de negociação de reajuste salarial, realizada em 16 de fevereiro, o Governo Federal propôs o reajuste salarial de 7,8% nos salários e 43,6%, R$200,00 (duzentos reais), de reajuste no auxílio-alimentação. No dia 24 de fevereiro, o Fonasefe recusou a proposta feita pelo governo, argumentando que a proposta de 7,8% estava muito abaixo de 26,94% emergenciais propostos inicialmente.

Além do reajuste centrado neste índice, a categoria continua o aumento de valores dos benefícios e a revogação de todas as instruções normativas, portarias e decretos que ameaçam a livre ação dos sindicatos e entidades representativas.

 

ANDES publica nota sobre negociação salarial

O ANDES-SN publicou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, uma nota sobre o processo de negociação salarial que o FONASEFE e o FONACATE vem realizando com o governo federal.

Como informa o sindicato nacional, em reunião com as entidades realizada no dia 7 de fevereiro, o governo apresentou a proposta de reajuste salarial limitado ao percentual de 7,8% a partir de março do ano corrente e de aumento do vale refeição em R$ 200,00. O sindicato nacional reforça que a proposta aprovada pela categoria docente no 41º Congresso do ANDES-SN, bem como a proposta construída nos dois fóruns representativos dos servidores públicos, foi de 27% de reajuste.

Com o início da negociação, as entidades do Fonasefe e FONACATE acordaram o protocolo da resposta a ser discutida com o governo federal na reunião do dia 28/02 . Leia aqui. Nesse documento, as entidades reforçaram suas reivindicações e não apontaram, ainda, um índice percentual, pois avaliou-se a necessidade de maior debate. No entanto, na tarde ainda do dia 23 de fevereiro fomos surpreendido(a)s com o protocolo do Fonacate com uma contraproposta de 13,5%.

Diante disso, em nota, “a diretoria do ANDES-SN reafirma seu compromisso em debater com o governo federal a partir do indicativo aprovado pela categoria no 41º Congresso e esforça-se para manter a unidade no âmbito do Fonasefe. Ao mesmo tempo, orienta as seções sindicais a
discutirem com suas bases as propostas colocadas nesse cenário para serem apresentadas na reunião do setor das Instituições Federais de Ensino nos dias 4 e 5 de março, a fim de subsidiar as negociações que se colocarão posteriormente à presente semana.”.

Uma nova reunião com o governo será realizada nesta terça, 28 de fevereiro, às 14h. Além da pauta salarial, as entidades reivindicam a revogação de todas as portarias, instruções normativas e decretos que feriram o direito dos servidores e servidoras e o próprio serviço público.

Leia a nota na íntegra aqui

Confira aqui todas as informações sobre o processo eleitoral para a diretoria do ANDES-SN

O ANDES-SN vai realizar o processo eleitoral para a diretoria do Sindicato Nacional, e a chapa eleita assume o mandato da gestão biênio 2023/2025. A votação será nos dias 10 e 11 de maio de 2023, de acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, Edição Nº 236, Seção 3, página 232.

Chapas concorrentes

No dia 10 de fevereiro, foram realizadas as inscrições de chapas para concorrer à diretoria do ANDES-SN. As inscrições foram realizadas no último dia do 41º Congresso do Sindicato Nacional e, na oportunidade, as chapas apresentaram os nomes das(os) candidatas(os) para presidente(a), secretário(a)-geral e 1º tesoureiro(a). Conheça aqui.

Regimento Eleitoral (2023/2025)

O ANDES-SN divulgou, no dia 27 de fevereiro, o Regimento Eleitoral das Eleições para escolha da nova Diretoria do Sindicato Nacional. O Regimento Eleitoral disciplina as normas para a realização das eleições e indica prazos e condições para o registro das chapas, para a listagem de sindicalizadas e sindicalizados, para a divulgação dos colégios eleitorais, local e nacional, além das datas da própria eleição e apuração de votos. O regimento na íntegra pode ser conferido aqui.

ANDES-SN convoca o VII Seminário Estado e Educação

 

Nos dias 10, 11 e 12 de março, o ANDES-SN realiza o VII Seminário Estado e Educação que tem como tema "O Projeto do Capital para a Educação: Como enfrentá-lo?". O evento acontecerá na sede da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece SSind.), no campus Itaperi da Uece, em Fortaleza (CE).

Devido à situação sanitária, só poderão participar as e os docentes vacinados. É necessário o uso da máscara durante o evento em todos os espaços. As seções sindicais têm até o dia 24 de fevereiro, às 14h, para indicar representantes por meio do formulário eletrônico (Aqui) https://forms.gle/wzZwaiodKfRbKrLC8

Programação
A primeira atividade do VII Seminário Estado e Educação do Sindicato Nacional está prevista para a tarde de sexta-feira (10), com o painel "Reforma do Ensino Médio". Às 18h acontecerá a mesa oficial de abertura, seguida do debate "O Projeto do Capital para a Educação: como enfrentá-lo?".

Já no segundo dia (11) do seminário, pela manhã, as e os docentes acompanharão a mesa "Defesa das Cotas - 10 anos da Política de Cotas" e, lodo depois, a "Militarização e a ofensiva neoliberal nas escolas". De tarde, acontecerá o debate sobre "EaD, Plataformização, ERE, Ensino Híbrido".

No último dia (12), pela manhã, as e os docentes se reúnem em grupos de trabalho para discutir as temáticas abordadas no seminário e depois na plenária de encerramento.

Acesse a Circular nº 017/2023

Com informações do ANDES-SN

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<