Em reunião ampliada, docentes discutiram posicionamentos e participações da APES nos próximos eventos do ANDES-SN

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG realizaram uma reunião ampliada nesta quinta-feira, 11 de novembro, para debater o caderno de textos do 14º Conad extraordinário; trabalhos da comissão de emancipação do campus de Governador Valadares; e participação da APES nos eventos do ANDES-SN que acontecerão na região da tríplice fronteira, em dezembro. Confira.


14º Conad Extraordinário


O 14º Conad Extraordinário, que será realizado neste sábado e domingo, 12 e 13 de novembro, em Brasília, terá tema único: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. O presidente da APES, professor Leonardo Andrada, apresentou um histórico sobre a relação do ANDES com as centrais sindicais, sobre a participação do sindicato nacional na formação da CSP Conlutas e sobre as críticas e incômodos do sindicato quanto à estrutura organizativa, posicionamentos e leituras de conjuntura da central. Leonardo lembrou que esse debate já vem acontecendo há alguns anos, em diversas instâncias do ANDES-SN, mas seu aprofundamento foi prejudicado com a pandemia.

Em seguida, os professores Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Rubens Luis Rodrigues apresentaram algumas questões e posicionamentos frente às TRs presentes no Caderno de Textos do evento. Entretanto, diante da ausência de quórum para configurar a reunião como assembleia, os professores e professoras presentes decidiram pela abstenção da APES nas votações. A delegação da APES aprovada em assembleia anterior será composta por: delegado Leonardo Andrada; observadores/suplentes Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Lucas Mendes.

Por sugestão do professor Dileno Dustan, acolhida pelo presidente da APES, a seção sindical buscará organizar um seminário após o Conad, com participação de convidados e convidadas que representem diferentes correntes nesse debate, para subsidiar a posição da delegação da APES sobre o tema no 41º Congresso do ANDES-SN. O Congresso será realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro em Rio Branco (AC).



Seminários e festivais do ANDES-SN

Em relação aos eventos do ANDES-SN que serão realizados em dezembro, o professor Leonardo Andrada informou aos presentes que a diretoria da APES-SN deliberou pelo chamado aos interessados e interessadas para participarem das seguintes atividades: “II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização do(a)s Trabalhadore(a)s”, o “I Seminário Multicampia e Fronteira” e o “I Festival de Arte e Cultura: sem fronteiras, a arte respira lucha”. Os três eventos concomitantes acontecem entre os dias 6 e 9 de dezembro, nas dependências da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Também estão previstas atividades em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), que fazem fronteira com a cidade paranaense.

Manifestaram interesse em irem ao evento: a professora Lisleandra Machado e os professores Fábio Lima, Dileno Dustan e Leonardo Andrada.


Comissão de emancipação de GV

O diretor da APES, professor Jean Ramos, informou aos presentes que a comissão de emancipação do campus da UFJF em Governador Valadares publicou nesta quarta-feira, 9 de novembro, o seu relatório final, produzido a partir da atuação dos grupos de trabalho formados na instituição. Jean, representante da APES na comissão, apresentou suas críticas ao processo e ao resultado final do relatório, tais como: o tempo exíguo para o envio de considerações ao relatório antes de sua publicação final; a ausência de metodologia clara; a coleta de informações estrita à pessoas que exerceram cargos administrativos e que são favoráveis à emancipação (estas teriam apresentando tão somente aspectos negativos da não-emancipação, sem elencar questões que poderiam ser solucionadas com o processo emancipatório). Ademais, a discussão com a comunidade prevista no relatório da comissão será concentrada, em Juiz de Fora, em apenas um dia de debate, previsto para o dia 22 de novembro, e todos os outros debates em Governador Valadares estão previstos para a primeira e segunda semanas de dezembro, o que, na avaliação dos representantes da APES, não contribuirão com a ampla participação necessária ao processo.

Os representantes da APES irão produzir uma nota a respeito de tais questões.


MST


O professor Leonardo Andrada informou aos presentes sobre a continuidade do aporte financeiro que a APES tem realizado para o projeto “Plantio Solidário”, ação do MST da Zona da Mata mineira, que tem como objetivo plantar, colher e distribuir alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade da região. E convidou os professores e professoras a participarem dos mutirões de plantio, manejo, colheita e distribuição, que são realizados todos os sábados no assentamento Dênis Gonçalves. Interessados podem entrar em contato com a secretaria da APES pelo email faleconosco@apesj.org.br ou pelo telefone (32) 991092284 (secretária Denise).


ANDES-SN divulga calendário e ato em defesa da democracia e pela luta antirracista

 

Diante das ameaças e ações fascistas por parte de apoiadore(a)s de Bolsonaro inconformado(a)s com o resultado das eleições do dia 30 de outubro, o ANDES-SN divulgou por meio de uma Circular orientações às seções sindicais, para que estas se engajem em movimentos em defesa da democracia e pelo reconhecimento do resultado legítimo das urnas.

Neste sentido, em documento publicado neste sábado, 5 de novembro, o ANDES-SN apresentou propostas de lutas, bem como calendário aprovado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, reiterado, também, pelo Fonasefe. E informou sobre ato a ser realizado durante o 14º CONAD Extraordinário , em Brasília (DF). O Sindicato ressalta o fato de estarmos no Novembro Negro, o que exige esforços em construir e reforçar a agenda de luta antirracista.

Confira as orientações:

1) Que as seções sindicais apresentem nos espaços de articulação de lutas nos estados e municípios a necessidade de mobilizar e efetivar atos em defesa da democracia;

2) Organizar comitês em defesa da democracia, onde não houver;

3) Somar-se ao “Ato em defesa da democracia e pela luta antirracista no Brasil: Com Racismo, não há democracia”, que será realizado no dia 12 de novembro, às 17h30, na Praça Chico Mendes, na UnB. (conforme card de divulgação);

5) Que as seções sindicais realizem ações de mídia como outdoors, faixaços, entre outros, em defesa da democracia.

Confira alguns materiais produzidos pelo ANDES-SN:

 

ANDES-SN realiza seminários e festival cultural na região da tríplice fronteira

 

Entre os dias 6 e 9 de dezembro, o ANDES-SN realizará o “II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização do(a)s Trabalhadore(a)s”, o “I Seminário Multicampia e Fronteira” e o “I Festival de Arte e Cultura: sem fronteiras, a arte respira lucha”. Os três eventos concomitantes acontecerão nas dependências da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Também estão previstas atividades em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), que fazem fronteira com a cidade paranaense.

As atividades contarão com a presença de representantes sindicais e docentes pesquisadores e pesquisadoras de vários países, entre eles, Argentina, Uruguai, Paraguai, Cuba, Haiti, Bolívia, México, o que permitirá debates que perpassem os desafios à organização dos trabalhadores e das trabalhadoras docentes no continente latino-americano e caribenho, por exemplo, como as universidades têm enfrentado as opressões da sociabilidade capitalista e a presença, cada vez maior, de propostas de ensino remoto.

A diretora do ANDES-SN lembra também do encaminhamento aprovado no 65º Conad do ANDES-SN de avançar no debate de filiação do Sindicato Nacional a uma entidade internacional do setor da Educação. Segundo Francieli, os seminários ajudarão a ampliar o debate sobre o papel do sindicato nas lutas internacionais e também será uma excelente oportunidade para aprofundar a compreensão sobre quais são os enfrentamentos específicos das universidades que estão em territórios de fronteira.

Arte respira lucha

O I Festival de Arte do ANDES-SN também acontecerá nesse contexto de integração latino-americana. A atividade contará com artistas do Brasil, da Argentina e do Paraguai, ampliando o horizonte de conhecimento sobre a diversidade artística e seu papel fundamental nas lutas por emancipação.

Confira aqui a programação dos eventos

 

Informe sobre 13ª mensalidade sindical

 

Seguindo a rotina praticada todo fim de ano, informamos às Professoras e aos Professores que no contracheque do mês de novembro, a ser pago no início de dezembro, serão descontados dois valores da MENSALIDADE SINDICAL – APESJF, um relativo ao mês de novembro e outro ao 13º salário.

Relembramos ainda que este procedimento foi deliberado e aprovado na Assembleia Geral de 17/10/2002, e tem por objetivo custear as despesas de final de ano, como 13º Salário de Funcionários, envio de delegados e rateio do Congresso do ANDES/SN, entre outras.


Acesse Ofício aqui.

 

Recesso na APES

 

Em função do Dia da Proclamação de República nesta terça-feira, 15 de novembro, informamos que não haverá expediente na APES nesta segunda-feira, 14 de novembro.

As atividades serão retomadas na quarta-feira, 16 de novembro.
Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”


 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<