Entidades se juntam para a manifestação do Dia da Consciência Negra

A APES e Sintufejuf promovem, na próxima semana, campanha para marcar o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. As entidades vão divulgar matérias, entrevistas e cards nas redes sociais e colaborar na promoção da Marcha da Consciência Negra, que se realiza no sábado, dia 20 de novembro na Praça da Estação a partir das 10h. Durante toda a semana, além da divulgação nas redes sociais, chamadas de rádio vão convocar a todos e todas para juntar forças na manifestação contra o racismo.

 

 

Plenária Nacional contra a PEC 32 se realiza neste sábado, veja como participar.

As centrais sindicais convocam todos os trabalhadores e trabalhadoras para a Plenária Nacional contra a PEC 32, que ocorrerá no sábado (13), das 8h30 às 13h, pela plataforma Zoom. As inscrições para a atividade podem ser realizadas pelo site: bit.ly/inscricao_plenaria

As mobilizações contra a Reforma Administrativa continuam por todo Brasil. É preciso intensificar a luta contra a Proposta, que é um ataque frontal aos serviços públicos, como saúde e educação, e que vai atingir sobretudo os mais pobres, e derrotar a PEC 32, Bolsonaro, Mourão, Guedes e todos que exploram e oprimem nossa classe! Participe da Plenária!

Inscreva-se, vagas limitadas:
bit.ly/inscricao_plenaria

 

 

 

 

 

Entidades têm vitória em defesa do PIBID e da RP

Nesta quinta-feira, 11 de novembro, entidades e instituições obtiveram uma importante vitória em defesa da educação pública, mais especificamente de dois programas que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC): o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP). Após semanas de lutas e negociações, foram aprovados os Projeto de Lei 17 e PLN 31 no Congresso Nacional, que garantem crédito suplementar para ministérios e áreas que sofreram com os cortes orçamentários, como a Educação. 

Em um cenário de instabilidade e atrasos no pagamento de bolsas, diversas entidades e instituições se mobilizaram nas últimas semanas para denunciar o atraso das bolsas e para garantir a manutenção do PIBID e da Residência Pedagógica, ambos geridos pela Capes. Os bolsistas chegaram a ficar sem as bolsas de setembro e outubro, que não foram pagas pelo governo Bolsonaro por falta de orçamento. Entidades representativas e Conselhos Superiores de diversas IFES se manifestaram repudiando a negligência do governo federal e exigindo soluções. 

As entidades comemoram a aprovação dos PLs, mas avaliam a necessidade de fortalecer a mobilização, com a perspectiva de votação de outro projeto de lei que busca institucionalizar o PIBID e a RP como política de Estado. 

Neste sentido, APES, Sintufejuf e DCE irão instalar nesta sexta, no campus da UFJF, duas faixas que chamam a atenção para a importância do PIBID e RP, exigindo o pagamento, manutenção e ampliação dos dois programas. Estão previstos também mobilização nas redes sociais e divulgação da situação em nossas mídias.

ANDES publica nota jurídica sobre obrigatoriedade de retorno às atividades presenciais em instituições federais do Rio de Janeiro

O ANDES Sindicato Nacional publicou nesta quarta-feira, 10 de novembro, uma Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) referente às questões relativas à obrigatoriedade de retorno às atividades presenciais em instituições federais, do ensino básico ao superior, do Rio de Janeiro, suspensas desde o ano passado devido à pandemia da Covid-19.

Leia aqui

Jornada de Lutas contra a PEC 32 seguiu intensa na 9ª semana de mobilizações em Brasília

Servidoras e servidores públicos de todo o país seguem empenhados em fazer com que a Reforma Administrativa seja derrubada ainda na Câmara dos Deputados. Docentes de diversas seções sindicais do ANDES-SN e da diretoria do Sindicato Nacional têm se deslocado para a capital federal ao longo destas nove semanas para fortalecer a Jornada de lutas contra a PEC 32, organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), junto com o Fórum das Centrais. 

De acordo com o relato do representante da APES em Brasília, professor Dileno Dustan, nesta segunda-feira, 8 de novembro, o trabalho se concentrou no aeroporto com manifestações coletivas, ou seja, ANDES e outros sindicatos e federações. Com megafone, instrumentos de percussão e faixas, as e os manifestantes alertaram parlamentares e a população que desembarcavam no local sobre os perigos da PEC 32.

Nesta terça-feira, dia 9 de novembro, diversos movimentos sociais e sindicais estiveram presentes no aeroporto internacional de Brasília, numa mobilização de recepção de parlamentares para demonstrar a insatisfação em relação à PEC dos Precatórios e à PEC da reforma.
Na parte da tarde, os manifestantes se deslocaram para o anexo 2 da Câmara dos Deputados para pressionar os parlamentares. “A avaliação é que o movimento tem cumprido uma importante tarefa e produzido um bom debate social em torno da privatização da política, na medida que parlamentares vendem seu voto”, disse Dileno Dustan representante da APES em Brasília.

APES convoca categoria

A APES segue buscando representantes que tenham interesse em integrar as mobilizações em Brasília parar barrar a PEC 32. Aqueles que tiverem interesse devem enviar e-mail para faleconosco@apesjf.org.br, colocando a sua disponibilidade e contato telefônico atualizado.

 

 

 

 

ANDES-SN publica Relatório do 13º Conad Extraordinário

O ANDES Sindicato Nacional disponibilizou o relatório final do 13º CONAD Extraordinário do ANDES-SN realizado por meio eletrônico, nos dias 15 e 16 de outubro de 2021. O tema central do evento foi Conjuntura e Congresso do ANDES-SN.

Acesse aqui

Confira a nota técnica da AJN quanto à autorização de acesso de dados à Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União pela plataforma SouGov

O ANDES-SN divulgou, na sexta-feira, 5 de novembro a nota técnica da AJN quanto à autorização de acesso de dados à Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União pela plataforma SouGov. Em sua introdução a nota técnica diz que objetiva “apresentar esclarecimentos jurídicos sobre mensagem recebida por servidores(as) na plataforma SouGov acerca de manifestação quanto à autorização de acesso à sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União.”

Clique aqui para conferir na íntegra.

APES convoca professores e professoras que queiram participar em Brasília da mobilização contra a PEC 32

A APES está buscando representantes que tenham interesse em integrar as mobilizações que estão se desenrolando diariamente em Brasília na busca por barrar a PEC 32. Aqueles que tiverem interesse em participar das mobilizações devem enviar e-mail para faleconosco@apesjf.org.br, colocando a sua disponibilidade e contato telefônico atualizado.

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<