APES e Sintufejuf preparam atividades para Mês da Consciência Negra

Mais uma vez, a APES e o Sintufejuf realizam uma série de atividades conjuntas para reafirmar a luta das entidades contra o racismo e para celebrar o Mês da Consciência Negra. Palestras, entrevistas e atividades político-culturais estão previstas para a próxima semana. A programação completa será divulgada nas redes sociais dos sindicatos. Acompanhe.

 


Conad indica ao 41º congresso a desfiliação do ANDES-SN do CSP-Conlutas

 

Depois de dois dias de discussões, os docentes presentes no 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN decidiram encaminhar ao 41º Congresso do Sindicato Nacional a desfiliação da CSP-Conlutas. A deliberação foi feita no domingo, dia 13 de novembro, durante o debate do segundo tema do encontro, que tratou de questões organizativas. A proposta “Indicar ao 41º Congresso a desfiliação do ANDES da CSP-Conlutas” foi aprovada com 37 votos favoráveis, 22 contrários e 05 abstenções. Também foi aprovada a realização, no próximo ano, de um seminário para debater a organização da classe trabalhadora e continuar construindo espaços de luta, com recomendações de temáticas e sintetização dos debates. 

“Foram dois dias de debates francos e intensos, o que não poderia ser diferente. A temática está ligada ao futuro da estratégia e da tática do Sindicato Nacional, para enfrentar as próximas lutas que devem ser duras e vão demandar uma atuação firme e decidida”, afirmou Leonardo Andrada, presidente da Apes e delegado da seção sindical no evento.

O 14º Conad Extraordinário aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb), com o tema: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. Além da discussão sobre a central sindical, o evento atualizou o debate sobre conjuntura e movimento docente.

O evento contou com a presença de 236 pessoas, sendo 71 delegados e delegadas, 126 observadores e observadoras, 31 diretores e diretoras, 8 convidados e convidadas. Representantes de 77 seções sindicais do ANDES-SN participaram do evento. A delegação da APES presente foi composta por: delegado Leonardo Andrada; observadores/suplentes Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Lucas Mendes.

Na tarde de sábado, dia 12 de novembro, começaram os debates sobre o primeiro tema: conjuntura e movimento docente. Os textos apresentados abordaram a atualização do debate sobre movimento docente, o fortalecimento do ANDES diante da atual conjuntura, o papel de uma Central Sindical e Popular no cenário atual, a construção de uma Universidade Popular e a reconstrução do país. Aberto o debate, professores e professoras presentes se manifestaram a respeito dos diversos ataques do governo Bolsonaro ao longo dos últimos quatro anos, do sucateamento da educação, do desmonte das políticas públicas, do novo mandato de Lula a partir de 2023 e do balanço sobre a atuação da CSP-Conlutas.

A diretoria do ANDES-SN deliberou, juntamente com a Adunb, pela realização de um ato em defesa da democracia e contra o racismo. Após o encerramento dos debates sobre o tema I, mais de 100 pessoas, entre elas docentes, representantes de entidades sindicais e estudantis que estiveram na plenária, caminharam até a Praça Chico Mendes, com palavras de ordem contra o governo Bolsonaro. 

Durante o encerramento do encontro houve a aprovação das moções e a leitura da Carta de Brasília, indicando que “é preciso seguir na luta em unidade com a classe trabalhadora pela defesa da democracia, dos nossos direitos por respeito ao resultado das eleições e, fundamentalmente, preparar para enfrentar a extrema-direita que está organizada e desafia a colocar nosso vigor político a serviço de um projeto societário, humano efetivamente emancipado”.

Confira a cobertura completa feita pelo ANDES-SN:

Conad Extraordinário indica ao 41º Congresso a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas

Análise de conjuntura e ato em defesa da democracia e contra o racismo marcam a tarde de sábado do 14º Conad Extraordinário

14º Conad Extraordinário do ANDES-SN começa em Brasília neste sábado, 12

 

Fotos: Imprensa ANDES-SN

 


Deputada Ana Pimentel se compromete com luta pelo arquivamento da PEC 32 da Reforma Administrativa

Em reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, Fosefe, a deputada eleita Ana Pimentel (PT), se comprometeu em se posicionar pelo arquivamento da proposta de reforma administrativa, PEC 32, que atualmente tramita no Congresso Nacional, compartilhando da preocupação do fórum sobre os prejuízos que a reforma traria aos serviços públicos fundamentais à sociedade como educação, saúde, segurança e justiça. A deputada informou ainda que esteve nesta semana em Brasília atenta ao orçamento da educação e que seguirá atuando na defesa dos serviços públicos desde esta etapa de transição.

Durante a reunião, os representantes do Fórum compartilharam a informação de que no dia 08 de novembro, o Presidente da Câmara, Arthur Lira, em reunião de líderes, sinalizou que neste fim de legislatura serão pautadas as prioridades de interesse do Governo eleito e que, portanto, a reforma administrativa não deverá mais tramitar este ano.

A reunião com a deputada atendeu a uma solicitação do Fórum visando debater o assunto. Um ofício foi enviado também à deputada Ione Barbosa (Avante), mas não houve resposta.

Pelo Fórum, além da professora Joana Machado, da direção da APES, também estiveram presentes, representantes do SINTUFEJUF, Sitraemg, Sintsprev, Sindisep, Sindreceita e Sindisep MG.

Foto: Sintufejuf

Informe sobre 13ª mensalidade sindical

 

Seguindo a rotina praticada todo fim de ano, informamos às Professoras e aos Professores que no contracheque do mês de novembro, a ser pago no início de dezembro, serão descontados dois valores da MENSALIDADE SINDICAL – APESJF, um relativo ao mês de novembro e outro ao 13º salário.

Relembramos ainda que este procedimento foi deliberado e aprovado na Assembleia Geral de 17/10/2002, e tem por objetivo custear as despesas de final de ano, como 13º Salário de Funcionários, envio de delegados e rateio do Congresso do ANDES/SN, entre outras.


Acesse Ofício aqui.

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”


 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<