APES realiza Live para comemorar o dia da Professora e do Professor

A APES comemora o Dia da Professora e do Professor com a realização de uma live festiva e reflexiva, hoje, 22 de outubro, às 19h, com o tema “O legado de Paulo Freire e os desafios para a educação no contexto de aprofundamento neoliberal”.

Canais de transmissão:

Youtube: bit.ly/LiveAPESYoutube

Facebook: bit.ly/LiveAPES

Participe!

Em semana decisiva, servidores/as intensificam ações em Brasília contra PEC 32

Em uma semana que pode ser decisiva para enterrar a PEC 32 da Reforma Administrativa, entidades nacionais intensificaram mobilizações em Brasília. O governo segue em desespero para que a proposta seja aprovada e pretende liberar R$ 20 milhões em emendas para cada deputado/a que votar a favor da proposta.

Segundo a representante da APES em Brasília, professora Lisleandra Machado, diversos servidores e servidoras retornaram à capital federal nesta segunda-feira, 18 de outubro, aumentando a pressão para que os parlamentares se manifestem contrários à Reforma Administrativa, que segue em tramitação.Confira o relato das atividades realizadas e a mobilização prevista para hoje. 

Atividades

Na tarde de segunda-feira, houve atividade com representantes de diversos sindicatos do setor judiciário no Aeroporto Internacional de Brasília, para dialogar com a população e parlamentares que embarcavam na capital com o mote  #DigaNãoaPec32 e #SeVotarNãoVolta.

Na manhã de terça-feira, houve mais uma atividade no Aeroporto Internacional, com maior presença de manifestantes. Cerca de 1200 pessoas, entre professoras, professores, sindicalistas, representantes de coletivos e estudantes, estiveram presentes no ato, entoando as falas #NinguémAguentaMaisForaBolsonaroeSeusGenerais, #DigaNãoàPec32, #SeVotarNãoVolta, #EmProldosServiçosPúblicos e #CancelaReformaAdministrativa. 

Na parte da tarde, a mobilização foi realizada no Anexo II da Câmara dos Deputados, com falas de lideranças sindicais, parlamentares e demais participantes que são contra a Reforma Administrativa e este governo que está matando a população brasileira de fome.

Nesta quarta-feira, 20 de outubro, a mobilização começa no Espaço do Servidor, seguida de uma caminhada em direção ao Anexo II, com vigília e visitação de gabinetes durante todo o dia. 

 

Docentes aprovam realização do 40º Congresso do ANDES-SN presencial em 2022

Nos dias 15 e 16 de outubro, docentes estiveram reunidos, por meio virtual, no 13º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que teve como tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. Pela APES, participaram o professor Leonardo Silva Andrada, como Delegado, e as professoras Nayara Rodrigues Medrado, como primeira suplente/observadora, e Lisleandra Machado, como segunda suplente/observadora.

Professores e professoras aprovaram a realização do próximo Congresso do ANDES-SN em 2022, no formato presencial, levando em conta o quadro da pandemia da Covid-19 e as condições de segurança sanitária. O 40º Congresso do ANDES-S será realizado no final de março de 2022, na cidade de Porto Alegre (RS). O evento será sediado pela seção sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conforme deliberado no 39º Congresso, ocorrido em fevereiro de 2020 em São Paulo. As delegadas e os delegados deliberaram ainda remeter a definição do plano sanitário e demais questões específicas do 40º Congresso à comissão organizadora, que será formada por representantes da Seção Sindical e da Direção Nacional.

Conjuntura

Reforçar a unidade entre docentes e com demais categorias para barrar a reforma administrativa, os ataques à educação pública e à ciência e tecnologia e derrubar Jair Bolsonaro e sua política genocida foi o chamado presente em quase todas as falas da plenária de Conjuntura do 13º Conad Extraordinário. O debate ocorreu na tarde de sexta-feira, 15 de outubro.

Em relação à Reforma Administrativa, foi destacada a pressão exercida junto aos parlamentares pela Jornada de Lutas em Brasília, com grande participação do ANDES e seções sindicais. A jornada entra na sua quinta semana e tem sido fundamental para impedir o avanço da tramitação da PEC 32. Nesse sentido, as e os participantes apontaram ser fundamental reforçar a mobilização unificada, pois barrar a PEC 32 representará uma grande derrota ao governo Bolsonaro.

Na educação, foi destacada a defesa da recomposição orçamentária para as Ifes, a ampliação do debate sobre as condições sanitárias para o retorno às atividades presenciais e a luta junto à ANPG após os anúncios dos cortes na pós-graduação.

Leia a cobertura completa aqui

Moções

Foram aprovadas moção de apoio à greve sanitária das professoras e dos professores da Universidade Federal de Lavras, contra a imposição do retorno ao ensino presencial sem condições adequadas; e moções de solidariedade às comunidades quilombolas de Tanque da Rodagem e São João no Maranhão, vítimas de violência e ameaça de morte; e aos familiares e amigos e amigas das centenas de milhares de vítimas da covid-19 no Brasil. Os delegados e as delegadas declaram também apoio aos povos originários e nativos da terra brasileira; e à intransigente defesa do Memorial Luís Carlos Prestes em Porto Alegre (RS), memória viva das lutas populares do povo brasileiro.

Os e as participantes do 13º Conad Extraordinário do ANDES-SN manifestaram ainda seu repúdio e preocupação com o julgamento da medida cautelar na ADI nº6565, que trata da nomeação de reitores e reitoras nas Instituições Federais de Ensino Superior; repúdio ao veto racista e misógino do presidente Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes higiênicos para combater a pobreza menstrual; repúdio aos no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia; repúdio à violência perpetrada pelo estado de Rondônia e pelo governo Bolsonaro e Mourão, que criminaliza a luta pela terra e utiliza do aparato repressor em grande operação de cerco contra os acampamentos Tiago dos Santos e Ademar Ferreira, na zona rural de Porto Velho (RO); e também à política ambiental do governo federal e do governador do Pará, Hélder Barbalho, que têm resultado no aumento assustador do desmatamento e da violência sobre os povos originários e trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Acesse a Carta do 13 º Conad Extraordinário aqui

Com informações do ANDES-SN

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<