Eleição para a Diretoria e Conselho de Representantes da APES se realiza no dia 22 de setembro

           As eleições para a Diretoria e Conselho de Representantes da APES, biênio 2022/2024 se realizam no dia 22 de setembro, de forma presencial. Acesse o calendário eleitoral e informações completas sobre o processo em apesjf.org.br/eleicoesdaapes.

           A Comissão Eleitoral homologou na manhã de segunda-feira, 29 de agosto, as inscrição de chapa para Diretoria e de membros para o Conselho de Representantes da APES. Para Diretoria, foi inscrita a chapa “APES autônoma e de luta” com a seguinte composição:

Professora Joana Machado e professor Leonardo Andrada, representantes da chapa “APES autônoma e de luta”.

 

Conselho

Para o Conselho de Representantes, foram inscritos 20 candidatos e candidatas. Confira:

Conforme destaca a presidente da Comissão Eleitoral, professora Marina Barbosa, “as eleições para a representação da categoria na diretoria e Conselho de Representantes são um momento importante de fortalecimento da entidade, em especial em tempos de ataque a tudo o que se pauta pelo coletivo. Chamamos à participação da base nas eleições para que possamos manter a APES forte, presente e combativa na defesa dos interesses da categoria e da educação pública”.

 

Exposição Internacional na UFJF debate Habitação Social 

 

           A exposição “Arquitetura habitacional da URSS: Concurso entre Camaradas 1926” estreia no dia 15 de setembro, às 16h, no Espaço Galeria Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além dela, a programação comemorativa de 30 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição terá mesas de debate e oficinas, com a participação de convidados externos, docentes e discentes. 
            A mostra faz parte de uma série intitulada “Arquitetura Soviética”, organizada pela Universidad Autónoma Metropolitana, sede Azcapotzalco, no México que, em parceria com o Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), trouxe a exposição para Juiz de Fora e demais cidades brasileiras. 
            Com o objetivo de debater as contribuições soviéticas, distintas do molde capitalista, para a arquitetura habitacional, a exposição pretende refletir a arquitetura como um direito e não como uma mercadoria, conceber a terra como um bem comum, além de incluir a UFJF no circuito internacional da discussão sobre o tema. 
Confira abaixo a programação completa: 

Dia 15/09, quinta-feira
16h - ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Espaço Galeria Reitoria UFJF

16h30 - LANCHE COMPARTILHADO
Espaço Ágora, próximo à praça cívica

17h30 - AULA INAUGURAL
Anfiteatro das Reitorias
Composição: Raquel Portes (FAU/UFJF), Leonardo Andrada (ICH/UFJF), Cláudio Ribeiro (FAU/UFRJ), Celso Lima (Co-autor do Livro Vkhutemas: Desenho de uma Revolução).

Dia 16/09, sexta-feira
10h às 12h; 14h às 16h - OFICINA:
Galpão da FAU
Público: alunos da FAU/UFJF
Carga horária: 4 horas
Ministrante: Celso Lima

 

ANDES-SN envia carta/compromisso a candidatas e candidatos à presidência da república

           O ANDES-SN, em cumprimento à determinação do  65º CONAD, realizado em julho de 2022, elaborou uma carta de reivindicações aos presidenciáveis, com exceção do atual presidente da República, com a pauta da categoria docente seguindo os eixos do Caderno 2, com destaque a política de financiamento e política de ações afirmativas.

           A carta faz um histórico da luta do ANDES-SN em defesa da educação pública, desde a sua fundação, reafirmando os princípios que norteiam essa luta, que se colocam diante do grave momento de escalada autoritária que vive o país.

           Frente a esse cenário, o ANDES-SN dirige-se, por meio da carta, às candidatas e aos candidatos à Presidência da República no intuito de apresentar proposta de compromisso a ser assumido em defesa da educação pública, contemplando as seguintes reivindicações: 

1. Revogar a EC 95, que impôs o teto dos gastos para as áreas prioritárias, e assumir o compromisso de ampliação do orçamento para educação pública, sem cortes, redução e contingenciamento; 

2. Reconhecer e defender a educação pública como um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político do país e para a garantia de direitos básicos, da cidadania e das liberdades democráticas. Sendo assim, adotar a educação como uma responsabilidade do Estado e não implantar medidas de privatização direta ou indireta; 

3. Manter, ampliar e realizar o monitoramento das políticas de cotas, afirmativas de direito e equidade social nas universidades, institutos federais e CEFETs, no que se refere à assistência e permanência estudantil, ações de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e concursos públicos para docentes e técnico(a)-administrativo(a)s. 

4. Revogar as nomeações de interventore(a)s com garantia de nomeação do(a) mais votado(a)s pela comunidade acadêmica em cada instituição, acabando com o instrumento da Lista Tríplice, em respeito à plena autonomia universitária e promovendo condições para a gestão democrática nas IES; 

5. Garantir estrutura das IES com segurança para o retorno presencial e pela construção democrática de um “Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação”, visando a recuperação para toda(o)s a(o)s estudantes afetado(a)s pelas dificuldades durante o período remoto, adequação das estruturas físicas, acesso à ferramentas digitais e condições de trabalho e estudo dignas e sanitariamente seguras; 

6. Garantir remuneração integral e isonômica dos integrantes de mesmo nível da carreira, com reposição das perdas salariais, respeito aos direitos da carreira e reajustes que compensem as perdas acumuladas. 

7. Defender o ensino presencial, pelo arquivamento do ReUni Digital e não implantação de demais programas que reforcem a educação a distância e a precarização da educação pública; 

8. Revogar a implantação da Reforma do Ensino Médio e da Resolução CNTE/Cp 02/2019 que altera as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professore(a)s para a Educação Básica (BNC formação), que está articulada com a Reforma do Ensino Médio e a BNCC da educação básica. Esses dispositivos rebaixam a formação universitária do(a)s docentes da educação básica e a formação da juventude em geral; 

9. Defender a liberdade de cátedra e o livre pensamento e informação, vedando qualquer forma de censura ou discriminação de natureza filosófica, religiosa, ideológica, política, étnica, de gênero ou orientação sexual; 

10. Revogar o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016), para que recursos públicos possam ser destinados para a Ciência e Tecnologia desenvolvida em instituições públicas.

Clique aqui para ler a carta

Confira a nova edição do INFORMANDES

O ANDES-SN divulgou nesta sexta feira mais uma edição do INFORMANDES

Confira nesta edição:
- Servidoras e servidores seguem em luta pela recomposição salarial emergencial - Pág. 5;
- Cortes no orçamento aprofundam sucateamento da Educação - Pág. 6 a 9;
- 18º Encontro das Iees/Imes reune docentes em Londrina (PR) - Pág. 10.
E muito mais!
- Leia em pdf: https://bit.ly/3TVXKtU
- Leia no Issuu: https://bit.ly/3xbnust


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